quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Troféu Village- Piores de 2009

Nobres internautas que por aqui navegam (ou não) Damos início a uma revolução nas premiações. O The Pavuna Times tem o imenso orgulho de apresentar o Troféu Village- Piores do Ano de 2009. Abaixo, segue os vencedores (ou perdedores) em cada categoria. Neste ano são 16. Ao longo do ano poderemos lançar o Troféu Chapadinho, que é uma premiação de pior em um determinado mês. Enfim, com o tempo podemos ver como ficará a bagaça. Sem mais enrolações, segue os premiados:

Pior Novela: Caminho das Índias (Globo)

Pior Atriz: Vera Fisher- Caminho das Índias (Globo)

Pior Ator: Márcio Garcia - Caminho das Índias (Globo)

Pior Programa de Sábado: Programa Raúl Gil (Bandeirantes)

Pior Programa Diário: Superpop (Rede TV)

Pior Programa de Auditório: Superpop (Rede TV) / Programa Raúl Gil (Bandeirantes)

Pior Apresentador: Gugu (Record) / Raúl Gil (Bandeirantes)

Pior Apresentadora: Luciana Gimenez ( Rede TV)

Pior Programa Infantil: TV Xuxa (Globo)

Pior da Programa Esportivo: Bola na rede (Rede TV) / Jogo Aberto (Bandeirantes)

Pior Comentarista Esportivo: Neto (Bandeirantes) Edmundo (Bandeirantes) Milton Neves (Bandeirantes)

Pior Cantora: Wanessa

Pior Cantor: Di Ferrero

Pior Programa de Humor: Show do Tom (Record) / Zorra Total (Globo)

Pior Programa Matinal: Hoje em Dia (Record)

Pior Jornalista: Celso Zucatelli (Record)


Como Vimos, Tivemos muitos empates, mas o que valé é saber que todos são péssimos!

By: Equipe The Pavuna Times

Libertadores, sonho distante.


Hoje começa a Libertadores da América para o Flamengo. Porém, se entrar em campo de salto alto, poderão ter surpresas desagradáveis pelo caminho. A Libertadores deste ano não será a mais difícil, pelo contrário, grandes times de nosso continente estão de fora da competição. Mas, sem muita euforia caro flamenguista, pois o que parece ser o céu, pode se tornar o inferno.

O Flamengo já vai entrar sem o Bruno, mas o grande trunfo está no império do amor, que pouco fez na semi-final da Taça Guanabara. Mas agora é diferente. Encontrei um bêbado no Monobloco ( domingo 21 de fevereiro) e ele disse que não quer o carioca por ser um título estadual, quer algo maior, anseia pela Libertadores. E quem não quer? Eis aí a tal oportunidade.

Enfim, o Universidad Católica está em crise. O técnico está por um triz por lá, mas é na crise que encontramos grandes trunfos e conquistas. Mesmo assim, o Flamengo é o favorito para o jogo de hoje, quiçá na fase de grupos, mas depois dessa fase a Libertadores segue e o Flamengo?

Bem, foquemos no jogo de hoje. UNIVERSIDAD CATÓLICA X Flamengo, ou será DEUS x Diabo, não sei acho que está mais para ENSINO SUPERIOR X Ensino Fundamental. Palavra de Mestre!
By Jorjão Beiço-de-Mula

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A Revolução das Idéias


Engraçado como a publicidade evoluiu, é apenas você pegar as campanhas dos anos 20 e comparar com as de hoje. Mas a evolução vai muito além de photshops e programas de design. Na verdade a grande evolução (ou revolução) está nas mídias usadas. Hoje tudo, e talvez qualquer coisa, pode vir a se tornar "publicitável". Prédios, metrô, ônibus, carros, vias expressas, aviões, etc, tudo isso e muito mais pode servir de mídia alternativa.
Nós comunicólogos cansamos de usar sempre o tradicionalismo, que nos limita muitas vezes a nossa criatividade, e assim buscamos novas maneiras de promover produtos e serviços de nossos clientes. Mas o mundo se movimenta e evoluímos constatemente. Assim, em breve, muitos objetos e até paisagens outrora corriqueiras (e até sem graça) ganham forma e expressão sob a beleza de uma boa publicidade.
Porém, criativos (e mídias) vamos explorar outras formas revolucionárias. Que tal envelopar um cruzeiro? Loucura? Acredito que não, pois é um grande veiculo e pouco explorado. Além disso, o próprio cruzeiro pode servir de festas temáticas. Os "flash mobs" estão aí, esse sim é uma forma criativa, interativa e bela de apresentar um produto. Seria ótimo contratar atores ou bailarinos para uma "campanha publicitária" pública.
Em um futuro, não tão distante, as revistas e jornais perderão suas formas tradicionais de veiculação e assim, ganharão a forma interativa de um celular, computador portátil ou outras tecnoligias que por aqui habitarão. Até mesmo tatuagens poderão ganhar formas mais modernas e poderão se modificar e brilhar, ao inves de apenas um único desenho. Ou seja, o que ainda virá poderá trazer novas idéias e novas maneiras de se comunicar. Estejamos atentos, pois a publicidade (comunicação e marketing) evoluem, resta saber se estamos acompanhando tal desenvolvimento.

Um Rapaz Letrado


Bom, caros leitores que por aqui passam (ou não) para quem não sabe, eu costumo ler bastante. Até porque minha profissão me obriga a isso. Sem muito o que falar, quero indicar o livro que atualmente estou lendo. "Amigos Ouvintes" do gênio Arnaldo Jabor. Nele, Jabor fala de política brasileira e internacional com um jeito peculiar, coisas de Jabor. Esse é um daqueles livros que antes que você passe dessa para melhor, deve ser lido. Se você não quer gastar uma grana nele, ( aliás livro, assim como tudo em cultura, não é gasto e sim investimento) fica a dica de procurar uma boa biblioteca e pegar por alguns dias essa obra prima!
Beijos e Abraços.

By: O Editor

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

“Alô, Alô, Teresinha”


Percebeu que antigamente (lá pelo fim dos anos 90) sempre que se lançava um celular, as empresas anunciavam em TV, Revistas, jornais e rádio sobre o novo produto? Atualmente, é raríssimo se ver esse tipo de campanha publicitária nesses tradicionais veículos. Mas existe alguma explicação para isso?
Com o grande crescimento das empresas varejistas, os celulares passam a ganhar destaque nas prateleiras e nos anúncios de TV e jornal. Ou seja, assim como aparelhos eletrônicos, os celulares apareceram mais nesses cartazes de vendas de grandes lojas. Sendo assim, a visibilidade e publicidade que poderia ser investida em meios tradicionais e caros, torna-se mais em conta e com a mesma visibilidade, ou até maior, pois nas prateleiras, o consumidor terá um contato direto com o produto.
Como disse meios tradicionais (TV, Jornal e Revista) não estão sendo usados, porém isso não significa que a publicidade fora também descartada. Com o “BOOM” dos blogs, as empresas passam a usar esse veículo (e outros do meio internet) para a sua promoção. Isso se deve ao fato de, após pesquisas, as empresas encontraram um perfil de seus consumidores. Dentro deste perfil, destaca-se o uso prolongado do meio internet, logo, para aproximar e direcionar a comunicação, a internet passa a ser o segundo maior veiculo de publicidade de celulares, perdendo apenas para encartes de lojas de varejo.
De fato, essa estratégia deu certo. Primeiro pela redução nos custos de publicidade e segundo, pelo foco dado ao consumidor. Ou seja, ao invés de gastar muito em publicidades nos veículos de massa, as empresas passam a investir melhor nos meios pelos quais os seus consumidores vão ter um melhor acesso e assim o produto terá a melhor promoção.
Lembrando aos navegantes, que este post refere-se às marcas de celulares e não às empresas de telefonia móvel, o que é bem diferente nas estratégias de marketing e publicidade.
(Herbert Salles- 18 de fevereiro de 2010)

domingo, 14 de fevereiro de 2010

"Estamos de Olho" - Pedro Bial


Você já percebeu como cada vez mais nos tornamos vouyeristas? Na TV temos uma exuberante variedade de reality shows, que mostram pessoas comuns em diferentes situações. As bancas de jornal estão repletas de exemplares de revistas de fofoca e colunas de jornais que expõem a vida de famosos como carne em açougue.Não importa se são anônimos ou famosos (ou até mesmo micro-famosos nos casos de ex-reality shows), o público consome muito bem esses produtos. Mas e quando o todo esse sistema de fofocas e exposições se volta contra os protagonistas desse show da vida real? Marcas e produtos que os patrocinam perdem consumidores quando um escândalo vem a público?
Há algum tempo, presenciamos o caso do jogador de golfe Tiger Woods, que se envolveu em casos extraconjugais. Sua imagem perdeu popularidade perante consumidores americanos e seus patrocinadores se acuaram e decidiram não expor tanto seus produtos com o rosto do golfista. No dia 14 de fevereiro de 2010, o Esporte Espetacular foi às ruas de Nova Iorque saber se o público compraria ou não produtos que levassem a imagem de Tiger Woods. Muitos consumidores disseram que não comprariam, outros ficaram indecisos.
Um caso famoso no Brasil foi de Ronaldo com travestis no Rio de Janeiro. Um escândalo envolvendo o craque que tomou proporções acima do esperado, levando alguns patrocinadores e marcas repensar em fazer publicidades de seus produtos com a imagem veiculada ao camisa 9 do Corinthians.
De fato, um escândalo pode trazer conseqüências negativas para o marca ou produto. Porém, isso vai depender de uma série de fatores. Primeiro, a gravidade do caso. Deve ser analisada qual a extensão do caso, se um crime, se fere valores éticos, políticos ou se causa apenas uma polêmica passageira. Em segundo lugar, que proporção esse caso tomou. Quais mídias se veicularam, se todos os veículos expuseram a veracidade do fato, se em outras comunidades ou sociedades esse caso ganhou notoriedade. Terceiro, o público consumidor do produto aceita tal atitude. Observe se haverá uma rejeição do produto ou se as vendas podem diminuir após o caso. Talvez, o consumidor não leve o caso tão a sério. E por último, veja se a marca poderá ser afetada entre seus acionistas e se prejuízos serão significativos. Ou seja, se entre os acionistas algum deles (ou até um grupo) sente-se ofendido ou receoso e queira retirar seus investimentos da empresa. (Claro que cada item pode conter modificações e melhoras)
Um grande empresa vendo que sua marca ou produto pode ser prejudicado com alguns escândalos deve disponibilizar além de advogados, bons assessores de comunicação para reverter qualquer escândalo (Após analisar cada passo acima mencionado), pois rejeitar ou sabatinar garotos-propaganda de sua marca pode causar danos a imagem bem maiores que o próprio escândalo. Assim, auxiliando o pivô do escândalo, a marca poderá mostrar ao público que é uma empresa solidária e não juiz de valores (cuidado apenas na forma de como se defenderá o responsável pela crise, pois se trabalho de forma errônea poderá transmitir a imagem de conivência de empresa no caso).
Portanto, um escândalo pode sim prejudicar uma marca ou empresa. Mas se, bem trabalhado e assessorado, o caso pode não tomar projeções maiores e o produto ou bem ficar ileso a qualquer polêmica.Aos futuros garoto-propaganda, levem a vida com cautela e sem exageros nas atitudes e palavras.Às empresas, estude bem quem se convida para personificar sua marca e observe se o público irá aceitar a sua escolha. Parcimônia e bom senso não fazem males a nenhuma marca.
(Herbert Salles- 14 de fevereiro de 2010)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dunga Bom é Dunga Fora!


Caros amigos dessa roda de bar, confesso, torcerei para Costa do Marfim na Copa de 2010. Na verdade, serei anti-Dunga nesta Copa em sinal de protesto e da raiva que sinto deste imbecil. Primeiramente, pensei em nunca mais ver a figura de Doni na seleção. Com goleiros minimamente melhores que este ser, ele continua a ser convocado? Solução: Temos Felipe, Bruno, Victor e por que não Fernando Prass? Antes acabasse por ai a burrada. Josué? O que este infeliz faz na seleção brasileira? Acabaram os gandulas nos treinos? E aquele tal de Julio Batista? Estamos em falta de copeiros na CBF? Cadê o Gaúcho, treinador? Cadê Marcelo na lateral esquera? Para mim, essa vaga já estaria definida, mas a anta insiste em fazer experiências mirabolantes! Enfim, sou marfiense desde criancinha quando começar a Copa, pois com um técnico como Dunga, é entrar em campo com 11 a menos.


By: Bit Salles

Voltamos!


O The Pavuna Times volta a todo vapor com a nova equipe sob a batuta de Bit Salles. Agora o negócio vai e o bagulho anda. Segura, galera, pois o Blog mais popular do Brasil está de volta.


By: O Editor