domingo, 30 de maio de 2010

The Alliance of Civilizations, ONU


Ontem foi o último dia da conferência da ONU. O dia mais tranquilo do evento, pois não tinha ninguém de muito estraordinário, além do presidente das Organizações Pavunenses de Comunicação, ele mesmo, Herbert Salles, que esteve presente nos 3 dias ouvindo palestras e discursos de todods os palestrantes.

Mas nem tudo foi calmaria. Um grupo de jovens do mundo todo resolveu protestar. Após muita gritaria, membros da ONU se reuniram em uma das salas de imprensa para uma conversa franca e aberta, inclusive com a presença da própria imprensa, que vinha de todo mundo.

O motivo? Os jovens reclamaram que não tinham voz no evento. A líder disse que todos os palestrantes tiveram até uma hora para os seus discursos, enquanto eles tiveram apenas 7 minutos. Além de não ter regalias como outros palestrantes. Reclamaram de tudo, até de hotel, pois não se sentiam confortáveis nos hotéis da zona sul do Rio de Janeiro.

Porém, os jovens tiveram 1 dia inteiro dedicados a eles. Palestras e mesas redondas feitas abordavam o assunto. Aliás, no Itamaraty o que mais se discutia era sobre a educação de jovens e crianças por aqui, em terras Lulianas. Além disso, esse mesmo grupo encerrou o encontro no último dia, com um discurso bem longo e em 3 línguas.

O balanço final do evento é que serviu para abrirmos nossas mentes sobre culturas, credos e problemas do mundo todo. O último dia foi marcado pelo assunto Haiti. Os problemas que ocorrem lá e todos os últimos desastres e o governo brasileiro divulgou a assistência que tem dado ao país. O The Alliance of Civilizations foi um intercâmbio por todo o mundo sem sair do Rio. Foi uma experiência única e que nos renderá bons frutos, aproveitamentos e idéias para soluções de problemas futuros, basta aprender e querer.

OBS.: Na foto, Herbert Salles , Presidente das Organizações Pavunenses de omunicação na sala de conferências da ONU, no The Alliance of Civilizations

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Fala, Presidente!


Hoje o dia foi movimentado no Alliance of Civilizations , third Forum. A presença de Cristina Kirchner, Evo Morales e o presidente do Lula´s Land, provocou alvoroço no MAM, no Rio de Janeiro. Além desses chefes de estado, teve ainda o secretário geral da ONU Ban Kin-moon.

Lula não discursou por muito tempo, porém atraiu olhares de toda a imprensa no local. Em seu discurso, o pai da nação brasileira falou da importância de ajudar países mais pobres, mostrou a importância da cultura Afro-brasileira e mostrou que o Brasil é multiétnico e que recebe muito bem os imigrantes.

O ponto forte do discurso foi sobre o uso de armas atômicas. Diz que a diplomacia pode calar as armas e investe na esperança que supera o medo. Mostrou que nosso país é democrático politicamente, econômicamente e socialmente, fazendo disso sua única e melhor arma.

Lula também disse sobre seu empenho em negociar diplomaticamente países que investem em armas nucleares. Sempre frisando que a solução para a paz entre os povos parte do diálogo e respeito a cultura e tradições. Mostrando assim, que a guerra não é o caminho para solução de problemas que afetam países pobres.

Nosso mais famoso Polidactio às avessas, disse que os jovens constituiem um dos grupos mais vulneráveis às influências do fanatismo e da intolerância. Ou seja, o jovem é mais propenso a ser alienado e não ter opinião própria, presidente? Lembre-se que podemos eleger governantes. E parte de nós a responsabilidade de fazer desse planeta algo mais agradável, fazendo juz ao nome de Nações Unidas.

OBS.: Dilma não foi.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

É Nóis na ONU


O The Pavuna Times está galgando espaços maiores. Atenção, pavunenses, o céu não é o limite para nós. Hoje teve início o Alliance of Civilizations United Nations Third Forum, no Rio de Janeiro. Lá estava nossos representantes para cobrir e participar do tal evento.

No primeiro dia, vimos o debate presidido por Cristovam Buarque, que já foi candidato a presidente do Brasil, ex-governador do DF e atual membro da Unesco. Assistimos a outro debate com Michel Temer, presidente da Câmara de Deputados. Além da presença de outros líderes mundiais, uma delas, discutia-se sobre a educação brasileira, na sala do Itamaraty.

É um fórum proveitoso. Muitas coisas serão discutidas sobre ações feitas em outros países e o que essas nações podem adotar. Amanhã, o dia será voltado para a juventude. Aguarda-se a persença de um tal de Lula, que irá compor mesas de debates sobre a juventude brasileira, ou fazer camapnha para Dilma.

Participar de eventos como esse é ver que juntos podemos fazer um Brasil melhor. Sem demagogias ou palavras de efeito. Sem frases já batidas, podemos e devemos melhorar. Estagnar, jamais. Lá, podemos ver povos africanos evoluindo mesmo com fome e miséria, crescem vislubrando soluções. Aliás, é o continente que está mais presente no evento.

Voltaremos a falar do que está ocorrendo no
Alliance of Civilizations United Nations Third Forum. Prepare-se que vem muita idéia boa por aí. Enquanto isso, nossa equipe continuará cobrindo tal evento. The Pavuna Times, da zona norte para à ONU. Sonhar não custa nada, mas a realidade é que por alguns momentos nos sentimos muito perto de como é ser grande.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Atenção, candidatos!


Eleições chegando e com elas o tal do horário político, chatíssimo por sinal. É sempre aquela mesma balela de sempre. Palavras ao vento. Poderiam pelo menos mudar o repertório e procurar falar coisas novas. Por isso, a equipe do The Pavuna Times vai dar aquela forcinha para os candidatos.

Segurança é um tema muito discutido. Candidatos ao governo de estados, atenção, o discurso para segurança deve incluir saúde pública e problemas sociais. Muito tem se falado sobre o crack. Ao invés de falar em reprimir o tráfico (coisas que não vão fazer) diga que o compromisso do governo é dar suporte para tratamendo contra as drogas. Muitos usuários querem se livrar disso, além de muitas famílias sofrendo com esse mal em casa. "Sufocar" o tráfico não adianta, fecha a boca em um morro, o usuário parte para outro. Apoio aos usuários é o que a galera precisa.

Educação. Não precisamos de mais escolas estaduais. O que se precisa é emprego. Jovens e adolescentes não querem meramente estudar, querem ter profissão e futuro. Investir na modernização e expansão das escolas técnicas. Aproveite o gancho dos jogos olímpicos e copa do mundo e busque tirar um pouco da cultura do diploma de ensino superior. O ministro da educação já falou nisso, fique ligado.

Saúde pública é outro tema tão batido. Não se precisa construir mais hospitais. Modernizar é a palavra de ordem. Trazer investimentos para infra-estrutura e diagnósticos mais rápidos. Investir nas faculdades públicas e privadas para o avanço da tecnologia a favor da medicina. Incentivar universitários a praticarem serviços comunitários, isso ajuda tanto na saúde quanto na evolução dos conhecimentos técnicos desses futuros médicos.

O transporte no Rio está um caos. Isso se deve ao fato das medianas condições de asfalto e vias expressas, além da grande frota de carros. Investir no metro e transportes limpos é garantir um Brasil, ou Rio mais sustentável e desafoga o trânsito ruim.

Por fim, são idéias! O The Pavuna Times está aqui para ajudar a nossa população. Cabe aos queridíssimos candidatos colaborar com isso. Se prometeu, cumpra. E nós estaremos de olho. A você, caro Pavunense, tome cuidado em quem votar. Lembre-se, o seu voto faz, sim, muita diferença. Todos ajudando todos, é capaz do Brasil caminhar bem rumo ao tão sonhado primeiro mundo.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Um Tapinha não Dói


Época de eleições é sempre a mesma coisa, os candidatos buscam mostrar serviço de qualquer maneira. E desse embalo, a deputada Maria do Rosário (PT-RS), pensou em uma estratégia. Propôs uma lei que proíbe as palmadas de pais em seus pupilos.

Maria do Rosário é pedagoga e foi deputada pela primeira vez em 2003. Antes, fora vereadora de 1993 à 1996. Antes, tinha sido deputada estadual, lá em 1998. Sua eleição obteve um bom número de votos, mais de 77 mil, a segunda mais votada naquele ano para deputada estadual. Tentou se eleger prefeita de Porto Alegre, pois deu com os burros n' àgua. Perdeu no segundo turno.

Então, 2010 vem e a mesma surge com uma carta na manga. "Vamos proibir as palmadas". A revolta da palmada 100 anos depois da revlta da chibata. Agora, nossos pequenos sob comando da tia Maria sonham com a liberdade sem limites. Os pais agora, serão omissos perante lei. Nada de tapinhas, palmadas ou castigos, façam o que quiserem, crianças.

Muitos de nós levamos algumas palmadas quando crianças. E nos revoltamos contra nossos patriarcas? Sabemos que a palmada assusta muito mais que dói. Não sou a favor do espancamento, ageressões baratas e nem torturas com crianças, ou qualquer outro ser vivo. Mas uma palmada educa, um catigo impõe limites e uma bronca nos coloca no prumo quando crianças.

A pena para pais que fizerem tal agressão, quiçá tentativa de homicídio, terão que fazer terapias com psicólogos e psiquiatras. E quando as crianças crescerem e se tornarem indeliquentes ou vândalos o Estado dará apoio psicológico a eles? De quem será a culpa? Com certeza, o Estado dará um tratamento nada "politicamente humanizado" aos futuros "sem-limites".

Ainda não tenho filhos, mas quero muito ter. Não hesitarei, se e quando necessário dar palmadas e castigos. Prefiro dar um tapinha na criança para mostrar o seu erro, que no futuro um policial esbofetear a sua cara após cometer um delito. Deixo uma questão no ar, se a lei for aprovada, quando nossos filhos começarem a fazer coisas erradas, o que fazer? Chamar a Super Nanny? E quando elas baterem nos pais, levaremos-as a polícia? Acho melhor colocá-las de castigo 1 semana na casa da tia Maria do Rosário.

sábado, 22 de maio de 2010

Case Lúcio de Endomarketing


Jamais se deve subestimar a capacidade de um colaborador. Quiçá dispensá-lo, sem avaliar bem as suas capacidades técnicas e qualidades humanas. Pois bem, foi isso que o Bayern de Munique fez com o selecionável Lúcio. No fim da temporada passada foi dispensado pelo seu "chefe" e não demorou muito, o troco veio.

Lúcio já foi um jogador contestado e muito criticado. Muitos duvidaram de sua capacidade técnica. Seu jeito turrão, não agradava a muitos e despartava desconfiança por onde passou. Até mesmo pelas terras de Lula´s Land, alguns achavam Lúcio um zagueiro caneleiro, e até louco quando saía da zaga e rumava ao ataque.

O Lúcio tem dois pontos importantes que todo jogador, e colaborador de qualquer empresa, deveria ter. São eles, espírito de equipe e liderança. Nem todos possuem isso, e aqueles que tem essa qualidade não podem ser esquecidos ou meramente eliminados do grupo.

O nosso zagueiro briga e leva o time para frente. Tem garra. A equipe mostra-se confiante nele e segue suas diretrizes. Quando o chefe não está presente, é esse colaborador que pode auxiliá-lo. É o colaborador, e jogador, que todo treinador ou chefe deve manter estreito contato, pois é um fácil formador de opinião dentro do grupo.

O desprezado Lúcio mostrou a sua força. Com a sua ajuda, a Inter venceu a Liga dos Campeões Europeus em cima do seu ex-clube (aquele que o desprezou) Bayern. Pois bem, esse foi o belo troco contra aqueles que em um momento insano dispensou alguém que possuía tantas qualidades técnicas e pessoais. Agora, só resta aos alemães derramarem lágrimas e esperar não encontrar um Lúcio tão cedo, nem na Copa.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O que o BOPE Deveria ter Feito


Uma morte que chocou a opinião pública. Hélio Barreira Ribeiro, foi morto com um tiro de fuzil ao ser confundido por um traficante armado no complexo do Andaraí. Na verdade o rapaz estava com uma furadeira. A polícia não está preparada para lidar com a opinião pública.


Ao colocar um policial despreparado para ser relações públicas, a Polícia já pode esperar enrolos. O Capitão responsável por dar esclarecimentos à população e à imprensa se enrola muito. Natural, pois ele é um policial e não um profissional qualificado para tal trabalho. Abaixo, segue uma sugestão de nota para imprensa ou discurso para um bom porta-voz do estado.


"A Polícia Militar do Rio de Janeiro, em especial o BOPE, lamenta a morte do senhor Hélio Barreira Ribeiro. Não temos dúvidas que era um cidadão honrado, pai de família e trabalhador.


O Bope treina à exaustão para proteger a população carioca dos infortúnios provocados por meliantes. Na verdade, a função da polícia não é correr atrás de bandidos e nem prendê-los, isso é o resultado da real ordem de serviço de nós, policiais, que é assegurar a vida de cada cidadão.


Por estarmos certos de nosso dever, fomos ao complexo do Andaraí atender aos chamados de moradores locais a respeito da presença de traficantes na localidade. Assim, fomos prontamente atender aos apelos de segurança de cidadãos de bem.


Contudo, a Polícia Militar do Rio de Janeiro jamais deseja ferir nosso bem maior, que é você, cidadão. Todos lamentamos a morte do senhor Hélio. Mas, não descansaremos enquanto não tirarmos das ruas os verdadeirosculpados por essa tragédia, traficantes covardes que promovem badernas e assombram famílias nas redondezas do complexo do Andaraí, e em quaisquer loalidades do Rio de Janeiro.


O Bope é seu. Lutaremos juntos em favor de nossas famílias. Queremos a paz estampada nos sorrisos e no olhar de nossas crianças."


O discurso é simples e direto. Deve ser dito para a imprensa e para os cariocas. Não se deve buscar a culpa da polícia e nem do cidadão morto, que foi negligente. Coloque a culpa nos bandidos. Faça a população pensar sobre a possibilidade da polícia estar fazendo o trabalho dela, lutando contra o mal. Fça do BOPE um super-herói, aquilo que a população deposita confiança.


Mas o Estado precisa preparar melhor esse profissionais, para em caso como este saber lidar com imprensa e opinião pública. Mas sem desespero, logo vai sair o Tropa de Elite 2, e o BOPE será novamente exaltado. Quanto ao capitão "relações públicas", tire essa farda por que você não é caveira, você é moleque!

Depois da Seara, a Pele


Infelizmente, não são todos os jornalistas que merecem o meu respeito. Depois da queda do diploma de jornalista, então, ficou ainda mais complicada essa relação respeitosa. Por estar participando de uma promoção no jornal Extra, tenho que comprar o maldito todo dia. Cada dia que vou a banca, o coração aperta e o sentimento que brota é o arrependimento antecipado, além da certeza de que vou ler alguma merda.


A coluna Retratos da Vida sempre tem algo berrante. Em outros tempos eram fotos da playboy, ou fotos sensuais. Hoje, o que se destaca são as asneiras ditas por Carla Bittencourt, Nilton Carauta e Leo Dias. Os três patetas, Os Trapalhões, decida, caro Pavunense, o melhor apelido para os três.


A última do trio foi, " Ontem, no 'TV Fama' uma jovem anunciava um Kit 'Dr. Hollywood by Daniela Albuquerque' para cuidar de seu órgão mais importante: a pele. Órgão? Pele" Sim, a pele é um órgão. Apenas a mula transfigurada em jornalista não sabe disso. Até uma criança do ensino fundamental sabe. Isso é a prova de que os mesmos costumavam matar aulas na escola.


Jornalistas do meu Brasil, e todos aqueles que nos visitam aqui, por favor, informação, cultura, conhecimento e estudo nunca é demais! Façam justiça ao investimento de tempo e dinheiro dado a sua escola de comunicação. Honrem o seu diploma e mostrem a todos o erro dessa não obrigatoriedade do diploma para jornalista. Chega de escrever absurdos, vamos mostrar conhecimento.
OBS.: Se houver dúvidas sobre a pele ser um órgão : "A pele é o revestimento externo do corpo, considerado o maior órgão do corpo humano e o mais pesado. Compõe-se da pele propriamente dita e da tela subcutânea" by Wikipedia

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Respeite os Cabelos Brancos


Como os nossos vovôs e vovós estão sendo cuidados no Brasil? Nosso presidente vindo da Fenda do Biquini não quer liberar uma verbinha a mais para os nossos coroas. Mas nem precisamos ir longe para ver falta de respeito, volta e meia vemos idosos em pé no metrô e onibus. Aonde está o respeito?

Não é uma tarefa difícil ver nos pontos de ônibus lotados de idosos. E quando muitos deles fazem o sinal para o busão parar, o motorista finge que não vê e passa direto. Um verdadeiro absurdo, deixar os bons velhinhos debaixo de sol ou até chuva por muito tempo esperando embarcar. Às vezes penso se esses motoristas têm pai e mãe.

A solução para isso amenizar basta primeiro educar desde criança. O Brasil cada vez mais vem se tornando um país idoso. Pois bem, vamos preservar, cuidar da melhor maneira essa grande fatia da população brasileira. Segundo, punições. Todo motorista que desrespeitar, e não parar para idosos, será contemplado com uma belíssima multa e pontos na carteira.

Parar no ponto para um idoso não é um favor, e sim um dever. Eles não andam de graça, o governo federal dá o direito a eles de transitar pelo seu território municipal, intermunicipal, estadual, e até nacional. Além do mais, eles trabalharam por anos para ter o direito a um merecido descanso.

Os nossos cabecinhas-brancas fizeram parte da história, em qualquer época em que viveram. A sua contribuição fizeram o Brasil chegar aonde está hoje. Além da falta de respeito nos ônibus e metrô, temos os remédios caros, planos de saúde e até plano funerário, é paga-se até para morrer! Não se respeita ninguém mesmo, coitados de nossos idosos.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Novas Tecnologias no Endomarketing


As novas tecnologias estão fervilhando ao redor do planeta. A questão para muitos é se a TV migra para o computador, ou o inverso acontece. Enquanto se discute isso, muitas ferramentas, aplicativos e tecnologias em geral podem , e devem, ser implantadas no ambiente de trabalho.


Toda empresa deve comunicar e motivar seus colaboradores. A princípio as corporações estão em dúvidas de como fazer esse trabalho. Para isso, o departamento de endomarketing ou marketing interno, deve elaborar soluções práticas e eficientes para alcançar os objetivos pré detrminados.


Criação de banners, outdoors, mídias indoor ou intranet. A última é um veículo peculiar. Se mal elaborado ou não atrativo, não cria os sentimentos de curiosidade, afetividade e identidade com a empresa. Como o funcionário se sentirá atraido por uma página com layout e conteúdo chato e pesado?


Uma boa intranet é aquela que incorpora elementos da internet, inclusive o seu design. A intranet é uma ferramenta ágil e segura, e se bem trabalhada e desenhada pode se adequar perfeitamente ao problema de comunicação interna. Além de servir como pesquisas internas, externas, troca de informações e um veículo a mais na criação de campanhas de endomarketing.


Está cada vez mais difícil comunicar e motivar os colaboradores. A solução pode ser prática, barata e muito viável, que não vai afetar as estruturas, política interna e não será incoveniente. Para isso, um bom brain storm encontra soluções que outrora nem se imaginava. Pesquise e se atualize, assim você encontrará a melhor maneira de motivar, comunicar e criar um bom clima organizacional com seus funcionários.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Extra, Extra: Jornal Fala besteira e Leitor Acredita!


Volta e meia participo dessas promoções em jornais e revistas. Nunca aprendo que os produtos, na maioria das vezes, são de qualidade duvidosa. Dessa vez coleciono selos para pegar um celular, oferta dada pelo jornal EXTRA. Para não pagar e não ler o jornal, eu vejo cada asneira escrita por alguns jornalistas.

O tão comentado filme publicitário da marca Seara está fazendo sucesso no youtube e há um grande buzzmarketing acontecendo no país. Robinho, Ganso e Neymar daçando "All the Single Ladies" de fato é engraçado e interessante. O vídeo bate recordes na internet, mais de 1 milhão de pessoas já clicaram e viram os três dançando à Beyoncé.

Porém, um imbecil do Jornal Extra disse que, apesar do sucesso do comercial, os produtos da Seara não são os mais em conta nas prateleiras. E quem disse que uma marca precisa se destacar pelo preço? Ou que o sucesso de uma campanha vai fazer os preços de seus produtos caírem? O problema é que muitos jornalistas acham que entendem de tudo, mas quando saem da sua área acabam falando besteiras.

O atributo varia para cada produto ou serviço. Eles podem ser de preço, qualidade, custo benefício etc. Isso vai depender de qual público-alvo pretende atingir. É o caso da Seara, que com pesquisas encontrou um preço ideal de acordo com seu público alvo. No filme não há referências ao baixo custo do produto, então por que o comentário do jornal?

Aliás, muitos autores e gestores de marketing não acreditam que os lucros das vendas cubram os gastos em publicidade. A publicidade se tornou uma ferramenta de entretenimento por causa do seu alto custo. É puro awereness! Vide os cases da Varig e Transbrasil, eram verdadeiras obras primas, mas não evitaram a falência de ambas.

Cuidado com o que você lê, não acredite em tudo que falam por aí. Busque pesquisar em sites, revistas e jornais de qualidade, confiança e credibilidade. O Extra está deixando muito a desejar. Não é por ser barato e acessível que a qualidade deve ser tão inferior. Na verdade, o jornalista vale aquilo que ele constrói e não por aquilo que recebe todo mês.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Fator Humano no Futebol


O The Pavuna Times ontem fez a sua escalação pra Copa do Mundo. De cara, toda nossa equipe repensou e mudaremos alguns nomes. Não levariámos mais Neymar, que em seu lugar entraria Tardelli, do Atlético-MG e não Roberto Carlos sairia para dar lugar a Cleber, do Internacional. Fomos o único site a lembrar de Grafite. Por essas e por outras, Dunga não é um burro, como sempre o chamamos.

Ontem, lendo um livro que servirá de base para minha monografia, Samuel Bekin diz que as qualidades humanas podem superar as qualidades técnicas e a lidernça (De mercado) ser alcançada. Isso quer dizer que, a equipe influencia quase que totalmente no sucesso de um produto ou marca.

Os números são a favor de Dunga. As duas competições que a seleção participou, obteve sucesso, além de voltar ao topo do raking da FIFA. O time pode não ser o "Dream Team" mas conseguiu alcançar todos seus objetivos previamente traçados. Isso prova a qualidade humana superando a qualidade técnica.

As sempre contestadas convocações de Doni, Josué, Felipe Melo, Gilberto e Michel Bastos ganham força quando os resultados são positivos. Óbvio que muitos brasileiros queriam Ronaldinho, Ganso e Neymar, mas será que eles estavam imbuidos da mesma vontade de vencer que outros atletas há tempos na seleção?

A prova de que a qualidade humana supera a técnica está quando o Brasil ganhou a Copa de 94. Sem alarde a seleção chega aos EUA. Atletas que jogavam até no Japão. Mesmo assim, de mãos dadas, o Brasil levou o tetra. Outros exemplos são Coréia do Sul em 2006, que foi muito além do que se esperava, ou ainda o carrossel holandês, são algumas mostras de que a qualidade humana faz a diferença.

O Brasil teve seleções fortes. 1982, 86, 90 e 2006, são alguns exemplos. E todas fracassaram. Chegaram com pose de campeãs e com aquele "saltinho alto", tinham excelentes atletas, mas não conseguiu alcançar o sucesso. Qual motivo? Será que a qualidade humana, a incorporação de um ideal, o trabalho em equipe, a consciência de uma responsabilidade e a vontade de vencer existia?

O Brasil de hoje talvez não encha os olhos e não jogue bonito, mas é eficiente. É esse time que foi campeão da Copa América e da Copa das Confederações. É a equipe que é coerente e tem comprometimento, é disso que precisamos e não de oba-oba e gracinhas que Neymar junto com Robinho iriam fazer. Copa do Mundo não é lugar de experiências, temos que entrar pra vencer e ter esse diferencial que se chama equipe. Dunga não é um burro, pelo contrário, é um futurista. Se o Brasil vai vencer, é uma outra história, mas a lição já foi dada às próximas gerações.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Próxima parada, África!

Hoje sai a convocação da seleção Brasileira para a Copa do Mundo na África. O Dunga sempre causou arrepios com suas escalações mirabolantes. Hoje não vai ser diferente, o medo de nosso "querido" professor convocar nomes sinistros ronda os corações dos brasileiros.

Futebol é coisa séria e deve ser trabalhado por quem conhece, ou seja, profissionais. Ao empregar alguém que nunca teve experiência como técnico é um grande risco. Somando-se ao fato, ainda, de Dunga não ter a "cara" do futebol brasileiro, talvez não podendo representar a altura o nosso futebol. Tinhoso, rabugento, cabeça-dura (pararei por aqui os elogios, pois a minha namorada adora o Dunga), são características visíveis ao Dunga.

Ficaremos surpresos se o técnico convocar Neymar ou Ganso, ou os dois. Dificilmente ele cederá aos apelos da imprensa, e de 99% dos brasileiros. Então, fatalmente levará o cachaceiro Adriano, o inútil Josué, o mão de quiabo Doni, o caneleiro Felipe Melo e ainda deixará de fora o dentuço Ronaldinho. Menos mal que ele tirou da cabeça nomes como o lateral Juan, o moicano Leo Moura e do tal Affonso Alves.

Enquanto há vida, há esperança. Sou brasileiro e não desisto nunca! Provérbios populares que me prendem na expectativa de Dunga em um súbito momento de consciencia se atentar que a seleçaõ brasileira não pode ser os aviões de encontro às Torres Gêmeas. O Brasil espera o hexa, para tanto, o nosso professor deve ser sensato e buscar o caneco para casa.

Seleção Brasileira do The Pavuna Times

Goleiros: Júlio César (Inter-ITA), Vítor (Grêmio), Gomes (Totteham-ING)

Laterais: Marcelo (R. Madri-ESP), Roberto Carlos (Corinthians), Maicon (Inter-ITA), Daniel Alves (Barcelona-ESP)

Zagueiros: Lúcio (Inter-ITA), Juan (Roma-ITA), Thiago Silva (Milan-ITA), Luisão (Benfica-POR)

Volantes: Lucas (Liverpool- ING), Kleberson ( Flamengo) Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE)

Meias: Kaká (Real Madri- ESP), Ronaldinho (Milan-ITA), Ganso (Santos), Diego (Juventus-ITA), Phillipe Coutinho (vasco)

Atacantes:Robinho (Santos), Neymar (Santos), Luís Fabiano (Sevilla-ESP), Grafite (Wolfsburg-ALE)

domingo, 9 de maio de 2010

Touros Voadores no Céu Carioca


Essa semana o céu carioca foi tomado pelos touros voadores. "Air Race" tem tudo a ver com o slogan "Te dá asas". Os pássaros de aço voaram pelo Aterro do Flamengo levando o público ao delírio, foi um espetáculo! Algo além do esperado por muitos.

Esse é um exemplo de evento de naming, que tem como finalidade incorporar filosofias de uma determinada empresa através de uma festa, show, ou nesse caso, uma corrida aérea. O Red Bull mostrou toda a sua faceta de radical e que o céu não é o limite. Ainda podemos ir além, que sabe o combustível das aeronaves não é o líquido que lhe proporciona asinhas?

Red Bull é uma das poucas marcas que vão além do seu produto. Aliás, é um exemplo de marca moderna. O Red Bull é basicamente um energético, mas ainda possuí 2 equipes de F1, equipe da motogp, uma equipe de Rally, uma equipe na MLS e uma equipe de futebol no interior de SP. Enfim, é uma marca multifuncional e eclética e que não se limita apenas ao seu produto base (o energético)

Mesmo seno um evento que pode ser considerado de naming, outras marcas patrocinaram a festa, o que choca quando nos referimos ao denominar o evento. As empresas Oi, Skol e Audi marcaram suas logomarcas no local. O evento foi televisionado, e com uma grande equipe de qualidade, ou seja, mídia expontânea a vontade.

Parabéns ao Red Bull Air Race, que fez os cariocas incorporarem esse sentimento "redbulliano" dentro de nós. Muitos cariocas se tornaram experts em aviões até, eu sempre ouvia os "comentaristas de plantão" pela orla narrando manobras e arriscando os nomes dos pilotos. Ah esses brasileiros, insistem em acreditar que entendemos de tudo. Quem sabe não entendemos mesmo? Em matéria de festa somos incomparáveis, vide carnaval, reveillon, futebol...

Obs.: Em breve colocarei algumas fotos do evento tiradas por mim e pela minha namorada!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

A Melhor Polícia do Lula´s Land


A polícia militar de Brasília vai poder fazer os "bicos" quando estiverem de folga na corporação. Essa medida foi aprovada pela câmara lá na capital do Lula´s Land. A grande polêmica se deu pois é a polícia melhor paga no Brasil, um soldado iniciante ganha em torno de R$4 Mil. Se ganham tão bem, não precisam de trabalhos extras, certo?

O policial de Brasília, trabalha por escala. Em média, 12h de trabalho e 36h a 48h de folga. Nesse intervalo, os militares estariam livres para trabalhar fora da corporação, com trabalhos particulares para aumentarem sua pequena renda. Para muitos críticos de segurança, o problema está em um funcionário treinado pelo governo exercer uma função particular.

No ponto de vista de bem estar do trabalhador, o prblema é que a folga que ele ganha é para, de alguma forma, fazer com que o mesmo descanse. O stress provocado pelo di-a-dia de trabalho é tão grande, que a folga deve ser um tanto extensa para suprir essa necessidade física e mental.

Ao trabalhar fora, o colaborador (No caso o militar) acumula stress e não descansa o que deveria. Assim, ao retornar ao serviço público, ele não estará 100% de sua forma, o que resultará em uma baixa produtividade, isso sem contar que esse militar pode sofrer lesões, acidentes e até desenvolver patologias enquanto faz o tal do serviço extra, que acarretará em um déficit na corporação ( e consequentemente a população fica com menos 1 para se sentir segura).

Contudo, o grande problema desse militar trabalhar a mais, e fora da atividade normal e pública, são problemas que podem ocasionar que poderão lhes tirar do serviço público. É como no futebol, os times proíbem seus jogadores de participarem de "peladas" nas folgas, pois temem lesões. É esse mesmo cuidado que devemos ter com quem nos protege. Aliás, esse cuidado deve se ter com qualquer um de nossos colaboradores, pois devem ser vistos como um bem da empresa e não como mera mão-de-obra.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Valorizando o seu Funcionário


Cresce o êxodo entre empresas do ramo offshore e onshore. Com licitações que duram meses, e até anos, muitos funcionários migram de um lugar para outro. Esse número é maior entre técnicos e operacionais, e alguns que são pejorativamente chamados de "peões". Mas esse êxodo traz muitos problemas na operação e produção das empresas.

Muitos mudam por um salário melhor. Às vezes, esse salário não é significativamente maior, mesmo assim, o colaborador migra sem cerimônias. Em alguns casos são benefícios e até horário de trabalho. Ou seja, o motivo pode ser mínimo para um colaborador sair de uma empresa e se mudar para outra.

O principal de tudo isso pode ser a falta de motivação para permancer na empresa. Essa motivação pode ser o salário, é óbvio, porém outros benefícios podem servir de meios para a permanencia do funcionário. Além, é claro, da busca do bem estar e qualidade de vida do empregado. Buscar dar segurança, conforto e benefícios que impliquem em sua longa estadia na empresa, pode ajudar um trabalhador e dar mais de si para o crescimento da empresa.

É muito melhor quando um funcionário permanece na empresa por um longo tempo. Isso cria uma regularidade na produção e a empresa sabe o que cobrar, como cobrar e o que terá de retorno em cada produção. Quando há uma alta rotatividade de funcionários dentro da corporação, isso poderá afetar na qualidade, e em alguns casos na quantidade, da produção.

Na construção de indústrias e o pólo petroquímico em Itaguaí, a solução encontrada foi, ao sair de uma empresa um funcionário só pode retornar em qualquer canteiro dentro da obra após 3 meses fora do local. Isso é péssimo. Pois um funcionário estando 3 meses longe desse polo, pode afetar na qualidade de produção e será muito tempo parado. Assim, é como um atleta parado por muito tempo, ele perde o rítimo. É o mesmo que ocorre com um colaborador muito tempo parado.

Investir no bem estar, qualidade de vida e outras ações de endomarketing é buscar motivar o colaborador e fazer com que o mesmo permaneça por mais tempo na empresa. Alguns autores chamam os colaboradores de clientes internos, que é uma boa nomenclatura, pois assim vamos respeita-los como clientes e valorizá-los como pessoas. Investir no colaborador é mais seguro, pois assim se conseguirá uma produção linear.

Nada se cria, tudo se copia!


A TV aberta brasileira não é um primor. Estava vendo um dia desses os programas "Brothers" e "Legendários", duas porcarias. Antes fosse uma mera porcaria, vai além, são cópias mal feitas de programas de sucesso na TV. "Brothers" copia descaradamente os companheiros de casa do "Pânico", enquanto o "Legendários" é um plágio disfarçado do inteligente "CQC".


Fato que se não fossem os irmãos Suplicy, o programa teria saido do ar. O "Brothers" é um programa bancado pelos irmãos, por isso, continua na TV por algum tempo. Já o "Legendários" pode a qualquer momento sair do ar. Ainda mais por estarem na TV do Bispo, onde constatemente a grade muda. Já se vê isso há algum tempo, essa mudança repentina de programações.


No SBT é assim também. Fiquei indignado quando o "Supernatural" simplesmente saiu. Logo depois foi o "Chuck" a sumir da programação da rede do homem do baú. Essas mudanças são ruins para qualquer emissora, pois a grade linear vem para fidelizar o espectador e informar qual será a programação. Quando uma emissora muda a grade, o telespectador fica desnorteado e perdido. Ou você também não fica P* da vida quando o seu programa preferido, sem aviso, simplesmente sai do ar?


É diferente da Globo. A Globo mantém a sua grade por longo tempo e raramente muda a sua grade, quando isso ocorre, o espectador é avisado. A grade da Globo não muda por baixa audiência. Aliás, até muda, mas não repentinamente. Isso aconteceu com Malhação, A Grande Família, Casseta e Planeta e outros. A baixa audiência bateu mas a estratégia adotada foi a mudança de textos, elenco e abordagem, assim, o público já fiel, continua na programação e com essas mudanças, outros públicos são atingidos. Isso, sem contar com os anunciantes que serão atraídos para comprar espaços na programação.


Enfim, a programação da TV aberta brasileira deve levar um choque. Programas que copiam outro, mas não atigem sucesso esperado. As TVs brasileiras devem se atentar que o público quer novidades e não cópias. Além disso, o espectador deve ser respeitado, pois através dele a audiência sobe e lucros podem vir para casa através de campanhas publicitárias. A Band tem investido em novidades e está conseguindo sucesso. Após "CQC" e "É Tudo Improviso", "A Liga" vem com tudo para ser sucesso no horário. Casseta e Planeta que se cuide, e o Bispo que abra o olho, pois possivelmente ficará em terceiro.