segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ciberhumanos


Você sabe qual é o talento do seu colaborador? Não digo talento ligado à profissão e sim talento sinônimo de dom. Às vezes o talento pode gerar ações que contribuam e aperfeiçoam a forma de trabalhar e de se relacionar. Aquele talento não tão glamuroso pode criar novas pespectivas e quem sabe ser a solução para muitos problemas.

Antes de mais nada, conhecer o seu colaborador é fundamental. Você gasta pequenas fortunas para conquistar clientes e conhecer seu target, mas classifica seu pessoal como mais um maquinário sem sentimentos e cérebro. Quando faz um bom trabalho, você diz "não fez mais que a obrigação", mas quando erra, "está demitido!". Veja-os como humanos e não máquinas.

Máquinas têm benefícios, qualidade ou status.Humanos sentimentos, talentos e dons. Somos nós que dominamos as máquinas e não o contrário. Somos auto-suficientes para manipular, reparar e criar máquinas,o contrário não é possível. Máquinas sempre vão fazer serviços de máquina, o homem faz mais e supera os robôs.

Os cientistas costumam criar máquinas do tipo, lava-louças. Para mim, eles criaram algo que o homem já faz, e melhor que um robô. Com o robô, vem um manual com várias páginas, que nunca vão encorpar um currículo. Robôs têm conhecimentos limitados, seres humanos têm a capacidade de se atualizar e renovar.

Mas, se você optar por uma mente fria, vazia e limitada, compre uma frota de robôs. Você não paga salário e não tem vínculos trabalhistas, são escravos modernos.Mas se preferir, temos humanos que são mais caros, mas geram mais lucros. Somos talentosos, criativos, sabemos até nos fingir de máquinas. Será que os robôs têm esse mesmo talento?

sábado, 28 de agosto de 2010

Quem não se Comunica, se Trumbica!


Os dois melhores sentidos trabalhados pelo ser humano são visão e audição. É através deles que você melhor capta informações. Prova disso é que na TV você absorve e entende melhor uma informação, ou na escola onde você consquista bagagem para o resto da sua vida. Pois bem, não há forma melhor de criar laços de informação do que usando esses sentidos.

Mas parece que as empresas não pensam assim. Ou melhor, os responsáveis pela comunicação empresarial pensam que a maneira mais eficaz de criar essa "comunicação" é com veículos impressos, ou no máximo digitais.

Não é tão atrativo se ler um periódico. Isso se deve a fatos múltiplos. A diagramação, a distribuição de matérias, o interesse do público e principalmente, a sociedade moderna cria sinônimos de tecnologia e a mídia moderna é visual-auditiva, vide TV e internet.

Assim, para aproximar o público interno de informações relevantes, há a necessidade de criar mecanismos mais interativos e atrativos. Vamos explorar mais o visual e deixá-los consumir veículos confortáveis. Mc Luhan já explanava que a leitura requer um esforço maior para o entendimento do assunto, assim, conclui-se que a união desses sentidos simplificaria o entendimento da comunicação trazendo mais efetividade nos objetivos da informação.

Então, quando se usa a visão ou a audição de forma separada, as empresas exploram apenas 50% do potencial de absorção de informação do corpo funcional, isso vale para os amantes dos números, transforme em 100% essa receptividade. Aliás, usem esses sentidos para entender melhor seu público interno, os ouçam mais e os vejam melhor.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Liga dos Heróis


Um dos torneios mais caros do mundo vai começar. Os olhos dos fanáticos por futebol estarão voltados para a Europa. Os campeões estarão em breve nos melhores gramados do planeta. Você já deu um confere na fase de grupos? Pois bem, abaixo você fica atento sobre quem é quem em cada grupo.

Grupo A: Inter (ITA), Werder Bremen (ALE), Tottenham (ING), Twente (HOL)

Grupo B: Lyon (FRA), Benfica (POR), Schalke 04 (ALE), Hapoel Tel-Aviv (ISR)

Grupo C: M. United (ING), Valencia (ESP), Rangers (Esc), Bursaspor (TUR)

Grupo D: Barcelona (ESP), Panathinaikos (GRE), Kobenhavn (DIN), Rubin Kazan (RUS)

Grupo E: Bayern (ALE), Roma (ITA), Basel (SUI), 1907 Cluj (ROM)

Grupo F: Chelsea (ING), Olympique (FRA), Spartak Moscou (RUS), Zilina (ESL)

Grupo G: Milan (ITA), Real Madri (ESP), Ajax (HOL) , Auxerre (FRA)

Grupo H: Arsenal (ITA), Shakhtar Donetsk (UCR), Braga (POR), Partizan (SER)

A opinião da equipe do The Pavuna Times é que não há um grupo da morte, pelo contrário, os grupos estão equilibrados e grandes equipes, teoricamente, não vão encontrar sérias dificuldades. Mas como todo ano, a Liga dos Campeões sempre pode reservar uma agradável surpresa. Vamos ficar de olho!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Grande Prêmio do Concurso Público


Ao se fechar um ciclo de estudos, muitos se deparam com a realidade acirrada do mercado de trabalho. A partir deste momento, muitos buscam o tão poderoso concurso público, que pode lhes proporcionar garantias, como emprego por um longo tempo e salários agradáveis, que darão a sonhada estabilidade financeira.

Mas são tantas opções, tantos concursos e muitas oportunidades. Consequentemente, as provas de acesso são diferentes. Para cada empresa, uma busca de perfil particular, onde farão os exames bem específicos para cada cargo. Antes de mais nada, cada candidato deve focar em qual empresa se enquadra e se o seu perfil está de acordo com o esperado pela empresa.

Entenda como funciona o emprego por lá. Não adianta você fazer um concurso para acesso às forças armadas se você não se enquadra no regime militar. Isso vale para outras empresas onde você poderá se transferir ou ter de morar em outros lugares. Na verdade, todas as empresas irão lhe oferecer benefícios mas isso requer algumas abdicações.

Não há nada pior em um ambiente organizacional que um funcionário descompromissado e anti-ético. Mesmo que o emprego lhe dê garantias de estabilidade, não se deixe tomar por sentimentos irresponsáveis. Faça o seu trabalho com firmeza, ética e responsabilidade. Evite greves ou parlisações por aumento salarial. Se você entrou para ganhar um salário "X", saiba que o aumento depende das legislações e fatores econômicos. Se não concorda com salário, não busque o acesso.

O concurso público é o sonho para muitos e a solução de vida para outros. Qual é a sua meta? Qua é o seu sonho?Qual é a sua expectativa de vida? Trace metas e faça planos. Estude e se dedique e quando conseguir o seu prêmio, faça valer essa responsabilidade dada a você. Você pode depender de pessoas para se conseguir um emprego, mas vai depender de você ser demitido.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Chefe Tarado


Pela primeira vez no Brasil a justiça condena uma mulher por assédio sexual. Diz o assediado, que resistiu bravamente às investidas da chefe e que sofreu muito com tudo aquilo.Inclusive, o subordinado sofreu crises de sindrome do pânico. Infelizmente, tais casos não são tão raros.

É triste saber que muitos chefões confundem as coisas. O que outrora era um relacionamento profissional, acaba sendo levado para outros fins. Para tal, os chefes oferecem regalias, aumentos salariais ou ameaçam demitir se não fizerem aquilo que se deseja. São eternas crianças com espírito nada empreendedor com lembranças da brincadeira "faça o que o mestre mandar".

Algo já começa a ficar estranho quando as empresas preferem mulheres para fazer serviços que ambos os sexos são capazes de exercer. Se não houver um motivo bem definido para mostrar a real necessidade de uma mulher (em alguns casos as empresas exigem ainda de boa aparência), é melhor tomar bastante cuidado, pois ali pode morar um lobo.

Existem profissões que podem ser exercidas em ambos os sexos. Portanto, não importa se são feias, bonitas, magras ou gordas, todos têm a capacidade de fazer um bom serviço independemente de seu órgão reprodutor ou aparência. Bom profissional é aquele que faz o seu dever com excelência e prima pela ética e resposabilidade de seu cargo.

Não se cale. Se você sofre ou já sofreu algum tipo de assédio no seu trabalho denuncie e processe. Você é profissional de valor e respeito, e está amparado pela lei. O seu silêncio apenas fará que essas aberrações continuem e que outras pessoas sofram tal violência. Assédio não é regra e nem exceção e sim crime.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Minha Arma é meu Cérebro


Para que serve uma arma? Aliás, por que se inventou esse tipo de coisa? Acredito que foi para acharmos superiores e tirar aquilo que não nos deve, impor idéias e esconder nossas fraquezas e impotência em um pedaço de aço. A força é medida através de uma ameaça e de um mix de pólvora e chumbo.

Colonizar o Brasil ou adestrar índios? Salvar o Iraque da ditadura ou encher os bolsos do dinheiro proveniente do petróleo? O motivo de uma arma vem do dinheiro. Querem enriquecer ou querem uns trocados para fumar crack e tantas cracolândias no Brasil. Que todos sabem aonde estão, como conseguem e quem vende, mas se vestem com uma carapuça chamada hipocrisia, que forçadamente tapam os olhos, e fingem estar em mundo encantado e maravilhoso, onde não há pessoas ruins.

Temos que colocar grades, crescer os muros e blindar nossos carros, pois os bandidos estão à solta. Por aí dizem que o motivos deles roubarem e matarem está na falta de oportunidades. Pode até ser, mas se fosse realmente assim, seria regra e não exceção. Não são todos que não foram agraciados pela vida que se tornam marginais que tiram vidas a torto e a direito.

Cadê nossos heróis? A culpa dessa vergonha talvez seja dos brancos europeus que para cá vieram há séculos. Trazendo suas prostitutas, ladrões e adestradores. Seriam, os índios, bandidos? Não importa quem sejam, queremos andar livres pelas ruas. Não sou e não quero ser mais forte que ninguém, apenas quero viver. Que a pólvora seja apenas dos fogos de artifício, expressando a alegria de ter uma vida longe de meliantes e gozando saúde entre aqueles que amo.

sábado, 14 de agosto de 2010

Vote no Porquinho


Ano de eleições é assim, muitos "santinhos", no papel e na TV, cartazes e carros envelopados. Tudo é possível para conquistar mais um voto, infelizmente até sujar a cidade. Aliás, nessa época a poluição visual, sonora e a sujeira nas ruas é o que sempre está em alta.

Infelizmente, nós cidadãos, não damos muita importância para os políticos que não sujam as nossas ruas. Será que eles se importam mesmo conosco? Talvez, se não sujassem tanto as nossas calçadas, entupissem nossos ouvidos com jingles estranhos e enchessem de cartazes os postes em frente aos nossos lares, seria uma boa prova de que realmente somos importantes para eles.

O público está cansado de sujeira, mentiras e baixarias. Quando ligamos nosso televisor (digital ou não) somos agraciados com aquele show de horrores. O candidato a reeleição, ou da situação, mostra um estado produtivo, rico e sem problema algum. Por outro lado os adversarios fazem suas acusações e apontam suas zarabatanas para conquistar votos explorando os podres antigos dos concorrentes.

A quem querem enganar? Os aliados de hoje, são os inimigos de amanhã e vice-versa. Mas nós sempre caímos nessa velha balela eleitoral. Talvez, por um súbito momento de esperança de renovação. Haja vista que até lixo pode ser reciclaro, por que não os políticos? Mas se queremos que eles mudem, que mudemos nós antes. Não aceitemos sujar nossas cidades, ruas e nos incomodar com aquelas musiquinhas. Se eles são o reflexo da sociedade, se eles são os porcos, então o que somos?

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Uma Lenda Urbana


Há quem diga que o décimo terceiro salário é um benefício. O trabalhador rala por 12 meses e ganha 13 salários. Coisa boa seria, trabalhar 12 meses, ganhar 1 mês de férias e ainda ter mais um salário extra. Mas tudo isso não passa de mera ilusão, veremos isso.

Em uma conversa com William Salles, meu primo e Técnico em Segurança do Trabalho, concluímos que o décimo terceiro, nada mais, é algo que todos os trabalhadores fazem por merecer, ou seja, você não ganha um brinde e sim, recebe de acordo com o que trabalha.

Vejamos uma simulação. Supondo que você receba R$1.000,00 por mês. No final do ano você terá R$12.000,00 de salário mais o "bônus", concluindo R$13.000,00. Se você dividir seu salário por semana, você recebe R$250,00. 1 mês, em média, tem 4 semanas, assim, R$1.000,00 no fim do mês.

Se em um ano temos 52 semanas, multiplicado por R$250, você chega a bagatela de R$13 mil. Assim, mesmo quando você está em férias, que é um direito, o décimo terceiro é apenas algo necessário para que se tenha um salário justo. Com férias ou não, você recebe o mesmo valor.

Coitados de nós achando que Getulinho e seu patrão são bonzinhos e nos dão um salário de mão beijada. Trabalhe sem seus direitos, no fim do ano você vai receber menos daquilo que realmente deve receber. Mais que nunca, você deve estar atento em quem vota, pois são eles que criam essas lendas urbanas, e nós, reles mortais, acreditamos em tudo.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Relações Humanamentes Virtuais


A nova onda de programas de Trainee está sendo a criação de redes sociais para que os candidatos façam as provas. Assim foi no processo seletivo do HSBC, Grupo Libra e Souza Cruz. Estranho, pois antes se valorizava o conhecimento e não a sociabilidade.

Alguns programas são bem estranhos. No começo do processo há provas de lógica e inglês, desnecessário pois um candidato pode ter domínio em uma língua estrangeira mas deixar a desejar em conhecimentos específicos. Aliás, para uma vaga de comunicação, para quê saber de matemática?

Na onda do Orkut, Twitter, Facebook e outros, essas empresas criam esses mesmos sistemas para os candidatos interagirem e para que os mesmos façam os seus testes online. Aliás, será que esses futuros colaboradores conseguem dissertar sobre redes sociais? Será que eles realmente estão aptos a entrar para uma grande empresa?

Uma rede social é um grupo de pessoas com mensagens bilaterais veiculadas através de um ambiente eletrônico. As empresas não podem se distanciar do fator humano e criar laços via web. Está na hora das empresas passarem a valorizar os conhecimentos técnicos ao invés de criar aplicativos sociais e testes desnecessários.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Cientistas Marketistas


Para quem paga condomínio sabe, que todo mês se recebe um prospecto sobre as finanças do prédio. Então, a Imóvil, administradora de condomínios, lança uma pérola "Dizem que o marketing é o processo publicitário que traz retorno imediato". Pelo visto o departamento de comunicação não está trabalhando muito bem.

Lembra dos 4 P´s de Kotler? Um deles é o promoção. Dentro deste "P" há a propaganda e publicidade, ou seja, não é o marketing que é processo publicitário e sim o contrário. A empresa que pensa desta maneira, comete erros em sua construção de imagem e não cria ações e bom planejamento de comunicação.

Essas estratégias de marketing são fundamentais para se destacar em um mercado competitivo e bem saturado. Se gasta muito mais com promoção que antigamente pois o consumidor está mais seletivo. Além disso, aceleração nas vendas, reativação de um produto em declínio e divulgação de um novo produto são fundamentais para a promoção de vendas usada na estratégia de marketing.

Atente-se, publicidade pertence ao marketing. E marketing é muito mais que meramente divulgar e promover. Marketing é uma ciência, é quase uma medicina empresarial. Sim, por que, não? Somos doutores empresariais e nessa medicina organizacional, podemos ser classificados como neurologistas, pois trabalhamos na mente da empresa. Esse é o objetivo do departamento de comunicação e marketing de uma empresa, pensar e fazer valer seus objetivos.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Vô Zé


Com as eleições se aproximando, ninguém dá o real valor aos possíveis futuros vices. Ontem, no Programa do Jô, fomos agraciados pela história brilhante do empresário e atual vice da república José Alencar. Um cara brilhante com uma história invejável.

Zé é mineiro da cidade de Itamuri, zona da mata mineira. Começou a trabalhar bem cedo, ainda criança e semi-analfabeto. Aprendeu a ler em casa, pois na sua cidade não tinha escola. Autodidata, aprendeu muito mais com a vida que na teoria estudantil, assim cresceu e se tornou um mestre.

Fã de matemática, assim se fez um especialista em números. Logo, com 23 anos de idade era um pequeno comerciante, seguindo (e aumentando) os passos do pai. Já vendeu de tudo, desde banha de porco até arroz. Se tornando anos mais tarde em um grande empresário.

Com a ajuda da Sudene, A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, criou um verdadeiro império da indústria têxtil, se tornou o maior empresário do estado de Minas tendo como principal empresa a Coteminas. Entrou para política e desde 2003 é vice-presidente da república, sendo em 2004, fora também ministro da defesa.

Em 2009, Zezinho foi considerado um dos 100 mais influentes do país pela revista Época. Atualmente, luta bravamente, e com muito otimismo, contra o câncer. Após 16 cirurgias, vem vencendo a doença. Esperamos que o próximo vice seja pelo menos 10% daquilo que José Alencar é. Não precisa ser carismático, humilde, simples, batalhador e vencedor, que seja pelo menos trabalhador,competente e que não sacaneie o povo, assim como foi Vô Zé.

domingo, 1 de agosto de 2010

Trabalhador Valorizado


Então, um empresário entra em meu escritório e diz, "por favor, salve a minha pequena empresa!". Imagine tal cena acontecendo, caro internauta. Pois bem, isso é muito comum. Pequenos empresários que não sabem como administrar seus negócios, mal sabem eles que a solução está na ponta de seus narizes, ou debaixo deles.

Quer ganhar mais? Então invista no seu pessoal. Pequenas empresas têm poucos funcionários, assim fica fácil a comunicação interna, um ambiente adequado barato e muitas relações podem ser criadas de maneira rápida e eficiente, assim você investe o necessário para ter um retorno satisfatório.

Por muitos anos, ouvimos uma "balela" que temos que motivar o nosso funcionário. Sim, isso é importante, mas não é atual. Valorizar é melhor que motivar. O seu cliente compra aquilo que o seu colaborador produz. Assim, boa produção = bom produto = cliente satisfeito.

Comunicação e valorização criam parcerias que vão além de meros vínculos trabalhistas. Mostre ao seu funcionário a importância de se trabalhar para sua empresa e qual influência tem o cargo dele no negócio. Crie um pensamento empreendedor nele sem o fazer trabalhar desnecessariamente, respeitando folgas, feriados e sem desviar sua função.

Um trabalhador passa em média, 9 horas trabalhando, mais uma hora e meia no trajeto e oito horas dormindo. É muito mais do que passa em contato com a família. Então, valaorize-o e o faça ser o maior bem da sua empresa. Gerar lucros, salvar a empresa ou crescer vai depender da sua performance como gestor e sua habilidade de líder. Seja inteligente e visionário, cultive bons resultados com a parceira de seus funcionários.