segunda-feira, 28 de março de 2011

Telemarketing 3.0


Algumas empresas já estão presentes no Twitter e Facebook. Outras já disponibilizam um canal direto com seus consumidores via chat pela grande rede. Cresce o número de vagas para esses cargos, profissionais que entram em contato com clientes via web.


Até pouco tempo atrás, e ainda nos dias de hoje, era comum receber ligações ou se estressar com o pessoal do telemarketing. O número de clientes indignados só aumenta ao longo dos tempos, assim como palavrões, insultos e telefones desligados contra os profissionais do atendimento.


Para estreitar as relações e agilizar o atendimento, as empresas entram com tudo na plataforma web e criam os seus "telemarketing 3.0" . Ou seja, são profissionais responsáveis por resolver problemas e atender em tempo real os pedidos e reclamações dos consumidores.


Nada muda. A forma impessoal é a mesma, o atendimento é o mesmo, até a forma de não resolver o problema também é a mesma. Ou seja, o que muda é o ambiente e a tendinite que pode causar em você, quando digitar imensos palavrões contra os pobres coitados do outro lado do PC.


A nova alternativa de contato está disponível. Mas ainda faltam profissionais qualificados, possivelmente, logo os atendentes migrarão para esta ferramenta e assim teremos uma padronização do SAC. Então, não fique feliz ao ver que você reclamar no twitter e no Facebook e obter uma resposta rápida. Mudaram as estações mas nada mudou, o telemarketing passou a ser 3.0 .

quarta-feira, 23 de março de 2011

Mais uma Atrapalhada da record


A Record não é uma emissora "Pró-Record" e sim "Anti-Globo" e isso ficou evidente na sua estratégia furada para ter direito às transmissões de partidas. No fim, como de costume, deu um tiro no pé e ficou sem nada. E agora, Record?


A Record poderia apoiar o C13, o que havia feito com a desistência da Globo. Criticou a emissora carioca mas logo depois fez o mesmo, saiu da disputa e foi tentar negociar individualmente com os clubes.


Sua idéia era simples : Sem a Globo na disputa, poderia pressionar o Cade, juntamente com o Clube dos 13, para a venda das transmissões. Ao ver que a Globo iria obter sucesso disputando individualmente, lá foram eles lutar contra o seu maior inimigo e tentariam convencer os clubes a aceitarem sua proposta astronômica.


Pois, mais uma vez, a Record deu com os burros n'água. Foram atrás de briga e não viram a sua fraqueza. Na busca de atirar para todos os lados e fazer como criança com uma bola nova no play, tentou convencer os amiguinhos de que a sua era mais bonita e melhor. Só não contavam que o outro menino era mais popular e tomou o campinho para si.


Se a Record tivesse mantido o seu apoio ao C13, hoje teria a Rede TV! como uma auxiliadora para fazer pressão lá no Cade. Mas, levantou-se a bandeira "fora Globo", fechou os olhos e desproviu-se da razão e foi lutar para ter o campeonato brasileiro sendo transmitivo nos cultos da Universal.


Agora, na mesma cama, chora C13 e chora Record, pois estão fora do play e sem o direito a brincar de Brasileirão. Até vão tentar fazer um barulho lá no Cade, coisa que o C13 já iria fazer e a Record não apoiou. E agora? Vai dar para trás e unir forças em uma liga da justiça fraca? Ou vai, enfim aceitar que ainda tem muito o que comer para se aproximar da Globo? Aguardemos o próximo capítulo de " O Dono da Bola"

segunda-feira, 21 de março de 2011

Quanto Vale um Problema?


Adriano é um jogador de qualidade e um atacante diferenciado. Poucos possuem os números que o "Imperador" tem. Por outro lado, poucos possuem a infinidade de problemas que o atacante leva consigo. Adriano, solução ou um atacante-problema?


Ele já foi ídolo na Europa. Vestindo o manto da Inter, conquistou adeptos, fama, títulos e muito dinheiro. Mas não soube administrar sua vida pessoal e nem sua carreira. Sua vinda para o Flamengo teve pompas e paêtes de luxo. Mas, mais uma vez, o Imperador trouxe confusões, apesar de títulos.


Hoje um clube deve ser visto como fonte de dinheiro. Ou seja, um clube agora passa ser uma empresa geradora de lucros. Para tal, uma boa imagem organizacional é importante para se firmar no mercado nacional e internacional, trazendo investidores e expandindo a sua marca.


Ao protagonizar um escândalo, o clube perde. Os torcedores não são as únicas fontes de verdinhas. Investidores do mundo inteiro podem gerar riqueza para os clubes. O Manchester United, por exemplo, faz suas pré-temporadas na Àsia a custo de ouro. Isso sem falar do awareness produzido pela entidade.


Títulos são importantes mas não é a garantia de expansão de marca e investimentos. Há muitos times no mundo que vencem poucos campeonatos mas geram milhões por ano. Além disso, um jogador pode servir de relações públicas para o clube, como foi Kaká, Pato e Beckham no Milan.


Luxemburgo já está com esse olhar, um pouco mais "marketista". Olha o Adriano não apenas como um bom atacante mas como um futuro problema para a marca Flamengo, o que ele classifica como filosofia. Cair nas graças do torcedor é bom, mas cuidar da marca do clube é ainda melhor.


E mesmo que venham cláusulas protetoras, o que se construiu em anos pode ruir em segundos por uma bobagem qualquer. E o que Adriano fará? Pagará a tal multa, já que dinheiro para ele não é problema. E para o Flamengo o que restará? Mais um problema para se resolver e menos alguns milhões de valor de marca na sua imagem. Títulos ou marca Flamengo, eis um problema a solucionar.

quarta-feira, 16 de março de 2011

O Novo Ópio do Povo


A última edição da Forbes mostrou dois fatos curiosos. O primeiro é, que a maioria dos bilionários brasileiros na lista tem seus negócios provenientes de mercados bancários. O outro fato é, cresce o número de magnatas envolvidos no esporte, trazendo riqueza e muito marketing.

O esporte é o entretenimento moderno, ou o novo circo do povo, gerando bilhões e com tendência de crescimento a cada ano. Ainda mais quando a Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, Mundiais de F1 e Champions League passaram a ser tratados como ações lucrativas muito mais que pura competição.

Na lista dos mais ricos, há quem invista em futebol, basquete, futebol americano e até críquete. São as paixões locais que vão trazer lucros e êxtase aos seus adeptos. Berlusconi, por exemplo, realiza o sonho de muitos italianos, trazendo craques do mundo todo para vestir a camisa rubro-negra.

Esses altos investimentos são bons principalmente para a sociedade local, que se delicia com equipes competitivas em seus esportes preferidos. A longo prazo, em competições internacionais, uma nação se beneficiará ganhando destaques na mídia mundial.

Marketing, dinheiro e fama. Esses são os atuais ingredientes desse bolo que apenas faz parte de um belo banquete. Ainda há muito o que fazer e se investir. Mas nesse caminho, o futuro nos projeta um entretenimento barato e lucrativo, fazendo o povo sorrir e gastar muito. O momento é de se preparar para essa nova era do esporte.

segunda-feira, 14 de março de 2011

A Arte de Empreender


A dúvida que está na mente de todo empreendedor, é saber qual negócio é própero e rentável no Brasil. Claro, todos querem vender e produzir algo que seja desejado por muitos consumidores e que possa garantir lucros e sustentabilidade finaceira a longo prazo.


O primeiro passo foi dado. Avaliar cenários e enxergar oportunidades, é o caminho básico para todo empreendedor. A princípio, deve-se responder qual a necessidade de um determinado público e como se pode resolvê-la.


Mas se acalme, um país que consome Restart, Fiuk e "quero não, posso não, minha mulher não deixa, não", você é capaz de vender até um pente para um careca. O brasileiro compra, muitas vezes, por modismo, impulso ou mero capricho. Compra-se qualquer coisa, que serve apenas para inflar o seu desejo momentâneo. Depois disso, joga-se fora e compra-se outra coisa supérfula.


Assim, com uma análise criteriosa, o empreendedor encontra desejos e necessidades múltiplas para uma população vasta. Mas não analise apenas o momento. Veja como sua empresa nascerá, crescerá e morrerá. Não pense que ela será eterna. Então, como um plano funerário, planeje-se e se prepare, pois a dona morte chegará.


Sadismo à parte, busque crescer e lucrar o máximo que puder. Mas não esqueça das regras de ética, pois elas poderão te dar uma boa reputação no mercado e ainda dará uma sobrevida ao seu negócio.


Enfim, empreender é também ter certezas e ser racional. Saber administrar é uma arte, mas não se contente em ser um mero pintor de praça, procure ser Monet ou um Van Gogh. Saiba que sucesso vai depender do seu trabalho e equilíbrio é a chave para o crescimento e bons faturamentos de sua empresa.

sábado, 12 de março de 2011

Consegui


Me lembro do primeiro dia de aula. Lembro, também, dos meus sonhos, do que eu queria ser, dos meus medos e da sede de vencer mais aquela etapa. Assim, vieram os desafios, então descobri que poderia chegar até o fim, mas seria difícil.

Quantas vezes tive que enfrentar o metrô lotado. Foi ali que aprendi que cabe muito mais pessoas por metro quadrado que qualquer um pode imaginar. Aprendi ali, aulas de cidadania, dando lugar aos mais velhos e aulas de política, sabendo em quem votar para aquela situação mudar.

Quatro anos! Muitas vezes pensei em desistir, em simplesmente parar e jogar tudo para o alto. Algumas portas se fecharam. Foi ardo ter que pedir emprego, mandar currículo e esperar uma ligação que nunca vinha, e quando chegava era para dizer que "desta vez, não rolou" .

Quantos trabalhos e impressões. As árvores pedem socorro! Mas era uma satisfação enorme ver que todo o trabalho teve uma doce recompensa. Mas me cobrei muito quando não conseguia o sucesso almejado. Uma incessante busca pela perfeição, que dentro de mim sabia que não iria alcançá-la. Mas eu consegui o meu objetivo.

Quantos riram da minha cara e dos meus sonhos. Agradeço muito a eles, pois me motivaram a lutar e buscar o que eu tanto sonhava, que era se tornar um publicitário. Consegui, e hoje eu estou sorrindo de felicidade e deixo a vocês a minha solidariedade por vê-los assim, pobres de espírito, sonhos e ricos de inveja.

Prometo ser ético, leal e honesto apesar de enfrentar um mundo competitivo e brutal. Prometo ser aquele diferencial e buscarei ser exemplo para muitos. Quero muito dinheiro, assim posso devolver ao mundo tudo aquilo que me foi proporcionado. Prometo não pisar em ninguém para subir na vida. Prometo ouvir e dar voz a quem precisa de uma oportunidade. Prometo ser um bom chefe. Acima de tudo, prometo cumprir as minhas promessas.

Agradeço a Deus, por olhar para mim e ver potencial para crescer. Agradeço, também, por ter aberto muitas portas, e ter fechado as que não me acrescentariam nada. Agradeço em especial a minha mãe, vó e a todos os familiares que participaram e me deram apoio nesse caminho repleto de pedras. Aos amigos e a Natassia, que me motivaram e tentaram não me deixar cair, mas quando fui ao chão, me estenderam as mãos para me levantar.

Quero que o mundo veja que eu consegui. Mas ainda não cheguei ao fim, apenas estou começando. Quero crescer e voar ainda mais alto. Quero chegar aonde nunca sonhei estar. Quero ser o melhor e dar o meu melhor aonde eu estiver. Quero marcar empresas e pessoas, ser exemplo e ser admirado.

Se quiser, me acompanhe para ver meu sucesso. Ou se preferir, vá até ao meu escritório tomar um café e ouvir as minhas idéias. As portas sempre estarão abertas para você, para aqueles que acreditam em mim e para aqueles que não acreditam que eu vou crescer. Se você ainda tem dúvidas, se prepare para ouvir falar muito de mim.

Me chame de narcisista, egoísta ou egocêntrico. Não ligo. Eu sou sonhador, batalhador e lutei para chegar aqui com meu diploma. Não quero que ninguém tenha inveja ou desdenhe de mim. Apenas quero que saiba que eu sonhei, eu lutei e consegui. Sou publicitário por amor, dedicação e teimosia. Que seja doce, feliz, festivo e difícil, para a vitória ser mais gostosa.

Obrigado.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Procura-se


Hoje, muito se fala de um profissional dinâmico. Para muitas empresas, esse colaborador é quase um multiuso. Não basta ter uma especialização fechada, o profissional pós-moderno deve atender ao máximo as demandas de um mercado competitivo e exigente.


Anos atrás bastava ter o ensino médio para ter uma vida estável. O que muito se via antes e hoje se torna inviável, é ter pessoas com ensino fundamental incompleto. Atualmente, não basta ter a graduação, o aspirante a profissional deve estar atualizado com MBA, mestrado e doutorado.


Antes, viámos poucos doutores (de fato, direito e decência) e quando encontrávamos, muitos deles eram velhos, com vasta experiência e quase intocáveis. Hoje, esse esteriótipo mudou. Nos EUA, muitos são doutores antes dos 30. Isso mostra que ou os jovens se interessam mais por estudar e se especializar, ou o mercado se tornou mais exigente e quer um profissional pronto. Eu fico com a segunda opção.


É a tal da geração X que já abre espaço para a Y. Profissionais mais dinâmicos e inquietos com o mundo. Buscam ascenção rápida e mudar o mundo de maneira diferente, não mais revolucionários extremistas. Agora, a visão destes jovens está mais corporativa e real, porém engana-se quem acredita na fidelidade dos mesmos a uma empresa. Esses jovens estão interessados em boa remuneração e não se sentem mal em trocar de trabalho por conta de um salário maior.


O mercado está equilibrado. De um lado temos profissionais prontos mais cedo para atender a essa demanda, assim sendo valorizados com bons salários.Por outro, uma grande oferta de mão-de-obra faz despencar os salários. Ou seja, há uma balança econômica no mundo corporativo e quem possuir o melhor currículo, com certeza sairá melhor.


O conselho é nunca parar de se atualizar. Cursos de curta duração pode ser uma boa alternativa para quem não pode bancar um MBA, por exemplo. O Brasil cresce e precisa de mão-de-obra qualificada. Mas, fique atento, pois estamos exportando bons profissionais para outros países em franco desenvolvimento. Seja você uma empresa e busque atender os seus cliente com excelência.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Cidadania já


Mais um carnaval se vai e o que sobra na quarta de cinzas é muito lixo, mortes e acidentes pelas estradas do Brasil. Rio de Janeiro e Salvador, as duas capitais do carnaval, são as recordistas nessas sequelas pós-festa. O mais impressionante é que campanhas educacionais e de saúde ficam em segundo plano, justamente quando deveriam ganhar maior destaque.


No Rio de Janeiro é proibido fazer xixi na rua, podendo levar o cidadão até a delegacia e ter de pagar uma gorda fiança. Mas, para aqueles que jogam latas, papel e copos no chão, nada é feito. Estranho, pois o lixo "biodegradável" (urina) é coibida com rigor, mas aqueles lixos que servem de abrigo para o mosquito da dengue, passa-se despercebido.


Jamais, nós da The Pavuna Times, seremos a favor de urinar na rua. Mas levantamos a bandeira de que algo deve ser feito para diminuir os mais de 400 toneladas de lixo recolidos em quatro dias. Além disso, a saúde pública suplica menos doentes em seus hospitais, principalmente por causa da maldita dengue.


Imaginemos em 2016, quando teremos praticamente um ano de festas voltadas para o mundo. Os jogos olimpicos vão suceder o colorido carnaval carioca. Obviamente, que isso não seria desculpa para "limpar" a cidade, pois isso deve ser feito independente de festa, mas seria vergonhoso os nossos convidados assistirem a alagamentos provocados pelos esgotos entupidos. Não queremos ver o vestiário do Maracanã inundado novamente.


O Pau que bate em Chico, bate em Francisco. Então, se vamos pôr os "mijões" na delegacia, deveremos colocar os sujões também. Uma cidade limpa vai diminuir, sistematicamente, catástrofes, o caos coletivo e outros infortúnios da festa da carne.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Revolução no Futebol


Estamos a caminho de uma possivel reviravolta na transmissão do futebol brasileiro. A emergente Record, pode roubar o monopolio global e ser dona dos direitos de veicular o campeonato brasileiro a partir de 2012. A guerra midiatica apenas está começando e nós, o povo poderá ser beneficiado, enfim .


O Clube dos ex-13 era responsável pela venda dos direitos televisivos dos principais clubes brasileiros, mas teve uma gorda baixa com alguns times exigindo independência para negociar separadamente com os canais de TV.


Obviamente, os clubes lucram mais e as TVs pagam menos. Todos lucram e saem felizes para sempre, menos o vilão Clube dos 13. Ainda há quem queira se prender a entidade, como é o caso do São Paulo. Motivo é político.


Muita coisa ainda está para acontecer. Por fora, o cavalo paraguaio Rede TV! busca alcançar a poderosa e a TV Universal. Resta saber se os fiéis gostam de futebol. Mas se não gostarem, Sr. Macedo pode até incluir nos Salmos "Bem aventurado aquele que assiste futebol".


Nesse circo dos horrores que envolve milhões em reais, no fim a aposta no The Pavuna Times é que todos ganham. Globo, Record e até mais alguma TV deve transmitir as partidas, haja vista que não pode mais haver monopólio televisivo. Melhor ainda para nós, amantes e espectadores de futebol, que vamos ter mais opções de transmissão em diferentes preços.