quarta-feira, 27 de abril de 2011

Spot Post 1


A TV digital está evoluindo. Já podemos até acessar internet e ter acesso às midias sociais. Mas isso ainda é só o começo para a VERDADEIRA TV Digital. O interessante de uma tv da Panasonic é a possibilidade de uma ferramenta para rádio digital.

Você tem idéia da dimensão da Tv digital? Por exemplo, hoje no jogo do Real Madrid, você poderia ter opções de câmeras e áudio. Além disso, você poderia comprar blusas, chuteiras, acessórios ou até mesmo saber onde o jogador corta seu cabelo, dentre muitas outras funções.

A TV digital vai trazer mais patrocínio, investimento e informação. Muitos (ou todos) os meios e veículos serão convertidos e o usuário terá uma nova experiência, comodidade, interatividade e conveniência para comprar produtos ou consumir informações.

Mas ainda é muito cedo para definir a data do falecimento do impresso ou rádio, se é que um dia isso vai acontecer (eu não acredito) , até porque esses meios já estão disponíveis em plataformas web bem acessível ao usuário, inclusive em tablets e smartphones.





segunda-feira, 25 de abril de 2011

Audiência Web







É fascinante ver na internet a audiência a qualquer momento. Você como analista, pode estudar o perfil dos seus internautas e modificar conteúdo de acordo com suas necessidades em tempo real. Mas, quando parece que está indo mal, o que fazer?



Não se desespere! Ao ver que os clicks estão baixos ou até zerados, isso não é sinal de uma campanha fracassada. Claro, tudo pode depender da sua estratégia, mas usar a internet como mala direta pode trazer poucos clicks.



Além disso, o gestor deve levar em consideração a exposição da marca. Apesar que a interatividade seja primordial para a tecnologia 3.0 , ter um internauta que não compartilhe ou que não curta o seu conteúdo não é o fim do mundo.



As estratégias para internet são bem diferentes das que comumente são vistas no meio offline. Mas não podem ser construídas de forma aleatória ou independente. Aliás, a melhor estratégia de marketing é ter uma boa comunicação integrada.



Internet é um meio dinâmico e rápido. O sucesso de hoje pode ser um fracasso em minutos. Empresas podem ir a falência e bolsas caírem por notícias ou erros de estratégia. A internet ainda é muito ampla e pouco explorada. Quando você se deparar com baixa audiência ou pouca aceitação e interatividade, busque refazer sua estratégia e adequá-la melhor ao seu público-alvo.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mercado pontocom


Já não é mais novidade que o futuro da publicidade e do marketing está nos meios digitais. Em 2010 houve um aumento de 15% em publicidades online nos EUA, o que gerou um investimento de U$26 bilhões. Mas é apenas o início e os desafios são grandes.


Os números são de impressionar. 46% dessa grande conta se deve aos anúncios de busca, a publicidade em vídeo faturou U$1,4 bilhão e uma que mais cresce, e tem grande aderência é a publicidade de patrocínio que teve a bagatela de U$718 milhões.


Todo esse avanço e recorde pode ter vários fatores. Com o grande crescimento de tablets, a forte aderência de internautas nas redes sociais e o crescimento das TVs digitais, faz o usuário ficar mais tempo navegando pela internet, isso chamou muito a atenção de grandes anunciantes para o meio.


Outro grande fator é que a publicidade online é barata. Em comparação aos outros meios e veículos, a publicidade digital pode custar até 1% do valor que era depositado na TV, por exemplo. Além disso, as respostas (feedback) são mais rápidos e pode ter uma melhor gestão com base nas audiências.


Mas não é para pensar que os impressos, a TV ou ainda o rádio serão exterminados. Os tablets estão entrando no mercado agora e ainda vai demorar para se tornar ainda mais popular. Além disso, a TV digital e o rádio digital irão trazer uma nova experiência de consumo e entrenimento.


Para os negócios do tipo e-commerce, há ainda uma grande reclamação. Os canais de distribuição encontram falhas. Para isso, as empresas devem repensar suas estratégias e até adotar medidas de própria entrega, cobrando uma pequena taxa de conveniência para entregar produtos com hora, dia e local marcado.


Ainda há um caminho longo a se percorrer. Fatalmente, a publicidade digital vai crescer ainda mais esse ano. Novos formatos, novas mídias e novas estratégias irão surgir para atender um público ainda mais exigente mas com vontade de gastar. Esses são apenas alguns desafios desse grande universo ainda pouco explorado chamado internet.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Burros Falantes


Com o Boom das novas tecnologias da informação, pensei que estaríamos mais informados e até enganjados em causas nobres e da sociedade. Que nada, parece a população "emburreceu" , se tornou mais sedentária, preguiçosa e estranhamente idiota.


Quando Renato Russo disse "vocês vão ver suas crianças derrubando reis" logo depois derrubamos o reizinho de Alagoas, Collor. Tudo bem, não foi aquele movimento todo criado pela mídia, mas podemos bater no peito e dizer que derrubamos um presidente.


Quantos agora poderiam ter o mesmo destino? E o que fazemos? Muito mal um abaixo assinado pela internet, e olhe lá. Os protestos viraram gritos no escuro na grande rede. Falamos para quem não quer ouvir ou para quem não entende o que se fala. Então, nessa leva surgem "politizadinhos" que nada entendem da verdadeira política e querem berrar engodos famigerados que cansados estamos de ouvir.


Há quanto tempo não parimos um revolucionário?Bons tempos que tínhamos heróis de verdade. Aqueles que davam suas caras a tapas e não tinham medo das caras feias do legislativo. Hoje, o que temos é apenas uma roupa remendada colorida que nos apegamos com esperança de que um dia essa fantasia faça milagres e mude o nosso Brasil.


Assim, entra Bolsonaros, saem Sarneys e vamos rindo dos Tiriricas. E o que fazemos? Nada! Colocar nos TTs "Fora Bolsonaro" ou "Fora Sarney" não resolve de nada. Nossas vozes estão sendo abafadas por uma falsa imprensa sem fronteiras. Afinal, estamos falando para quem? Quem nos ouve? Será que realmente nos ouve?


Não precisamos mais pintar nossas caras e ir para as ruas! Nossas caras já estão borradas como face de palhaço. Temos que saber falar, aprender a falar e falar com quem se deve falar. Chega de depositar nossas esperanças nos engravatados de Brasília ou da TV.Não tem TSE, TJ, MP, CQC ou PT. De sigla estamos fartos, pois a única que resolve, não valorizamos que é a P.O.V.O .


Portanto, até quando vamos ficar nessa? Somos o país do futuro, aquele que mais cresce, o tal, mas verdadeiramente caminhamos a passos de cágado. Queremos discutir o futuro mas não sabemos viver o presente. Somos cabeças pensantes só não sabemos pôr em prática as nossas idéias.Não sabemos falar, ouvir e nem agir. Somos como mulas que empacam, quando se sentimos acuados gritamos para niguém. Emburrecemos, mesmo.