terça-feira, 27 de setembro de 2011

Briga de Cachorro Grande


Quem disse que os grandes não brigam com pequenos? Claro, isso não é uma regra. Mas buscar explorar nichos de mercado não é apenas tarefa de empresas menores tentando se esquivar das pancadas dos gigantes e ganhar tempo de mercado. Os grandes querem tudo, inclusive os farelos do bolo.

Vejamos o Diário Esportivo Lance! Líder do segmento impresso esportivo no país. Por anos foi absoluto no segmento, se tornou o maior jornal de esportes da América Latina. Não precisa se preocupar com o boom dos tablóides, como Expresso e Meia Hora, pois os mesmos exploravam um nicho que nem de longe o ameaçaria. Pois bem, em 2009 o Lance! lança seu primeiro tablóide, o Vencer.

A Apple era um negócio de tecnologia da informação, basicamente, PCs. De alguns anos para cá, resolveu explorar nichos como, aparelhos de músicas em MP3, Notebooks, celulares e foram os pioneiros nos Tablets.

Falando neles, já parou para pensar o motivo de grandes editorias como O Globo, Época, Veja, Folha, Estadão e Lance! estarem migrando para o mobile? Oras, vejamos. 42% da população brasileira tem acesso à internet. Aproximadamente 40% desses, acessam também via mobile. Pouco mais de 1% acessa via Tablet. Ou seja, 58% da população brasileira tem capacidade de obter informações em outros meios e veículos, que não os digitais. Sabe quando o impresso sumirá? Sabe Deus quando.

A mudança dessas grandes editorias para o Mobile tem fundo estratégico. Com o mercado saturado, elas vão buscar em nichos um crescimento e caixa para mais investimento. Se digladiar entre os grandes ao invés de investir em mercados menores é dispor de uma grande verba e não usá-la de forma racional, e sim egocêntrica. Isso leva, em muitos casos, a jargões do tipo "melhor", "qualidade superior" , "melhor custo" e etc.

Os bancos investem em nichos. Montadoras investem em nichos. Marcas de roupas e sapatos não só investem como mudam de mercado, às vezes. Oras, Adidas, antes fabricante de calçados, hoje tem linhas de roupas, bolas, até raquete de tênis.

A escolha de um grande por um nicho pode ser, fazer caixa e investir mais em outros produtos, ter maior awareness, ter maior participação em faturamento, até reduzir estoque. Enfim, suas opções são grandes.

Observar mercado e seus nichos é encontrar constantes oportunidades. Claro, analise. Veja se não é uma tendência, moda ou modismo, como diz Kotler. A Nike lançou um tênis colorido na moda das bandas coloridas, ela não mudou seu segmento, atendeu a um nicho aproveitando um modismo apenas amplianto, temporariamente seu portfolio.

Precisamos entender que marketing não há certo ou errado, tudo depende de análise. Mas, há um horizonte muito vasto e o céu está azul para focarmos em regras que podem nos limitar. Apenas explore, abra a mente e comece a ver, o que de fato, o mercado pode oferecer.

domingo, 18 de setembro de 2011

Marketing, A Antropologia do Consumo



Gosto de ver o marketing como antropologia. Uma antropologia do consumo. Estudamos o comportamento coletivo humano. Analisamos cada passo e tentamos entender os motivos pelos quais cada um adquire um determinado produto.


Primeiramente, o comportamento humano consumista pode ser momentâneo, de médio prazo ou modificar comportamentos ou formas de compra. Isso depende, essencialmente, das forças do macroambiente de marketing, que podem influenciar clientes potenciais.


Para entender melhor esta antropologia, empresas constroem sistemas de informações de marketing e sistemas de inteligência de marketing. Basicamente, e de forma bem crua, o sistema de informações vai colher dados internos enquanto o de inteligência busca o macroambiente como fonte de dados.


Esses dados poderão separar em grupos clientes com necessidades ou expectativas coletivas. Ou seja, serão agrupados consumidores com especificações únicas que, com mais estudos e pesquisas, poderão se tornar nichos.


Nichos bem estudados e com suas necessidades satisfeitas tendem a ser mais fieis. Ou seja, o cliente que tem um comportamento ou necessidade específica ao encontrar uma empresa que o atenda bem, dificilmente migrará para a concorrência, e consequentemente, jamais será um ex-comprador.


Portanto, um SIM é de vital importância para o crescimento de uma empresa. Seja para entender mais seus clientes ou encontrar novas oportunidades. Informações são primordiais nessa nova geração de marketing. Ou entenda seu cliente ou prepare-se para perdê-lo.