sábado, 23 de outubro de 2010
Péssimo Marketing
Uma das garantias de bons rendimentos para uma empresa é um bom relacionamento com o cliente. Manter o cliente é mais barato e pode trazer novos compradores. Mas para conseguir efetividade nessa estratégia, o trabalho deve ser bem feito por profissionais capacitados.
Fazer marketing no Brasil está fácil. As empresas querem lucro a todo custo e muitas vezes tratam o cliente de maneira errada. Quantas vezes você já ligou para o serviço de relacionamento e foi tratado pelo atendente como se ele te fizesse um favor? Absurdo, pois se esquecem que é você, o cliente, que gera lucros para a empresa.
Há ainda pessoas que não dominam o segmento e não conseguem prestar um bom serviço. A Oi ainda está na era do modem, dos cadastros de acesso e das conexões a 300 kbps, enquanto outras já oferecem velocidades de 100 mega! Por outro lado, a Net é muito mal vista pelos seus clientes. Há nitidamente um Buzz negativo nesse caso.
Entender, estudar os hábitos de consumo e descobrir o que o seu cliente deseja é algo muito importante. Poucas empresas possuem departementos com SIM (Sistema de Informação de Marketing), querem fazer marketing sem foco, para qualquer um e com profissionais despreparados.
O resultado de tudo isso é uma perda na fatia de mercado. Veja o que aconteceu com a portabilidade, a Oi perdeu muitas linhas de telefonia fixa. O mercado que antes era de 100%, atualmente despenca devido ao fraco marketing. Se o modo como se apresentam aos seus clientes está assim, imagine como seus funcionários enxergam e são valorizados pela empresa.
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