A internet está cheia de promoções. Podemos comprar produtos mais baratos, podemos ganhar prêmios ou ainda comprar coletivamente um serviço. Mas afinal, promoção na internet é vantajoso? Como fazer uma boa promoção no meio web?
Primeiramente, a internet é um meio rápido e dinâmico. Isso significa que tempo de promoção não pode ser longo, a não ser que haja esforços em outros meios. Mas, criar campanhas de meses, pode ser não tão rentável, pois muitos internautas esquecem de que estão participando ou não compartilham informações ao longo da campanha.
Promoções longas devem ter etapas que "force" ou engaje o internauta a participar ao longo da campanha. Neste caso, melhor ainda é dar prêmios por etapas e um super prêmio no final.
Promoções curtas têm mais sucesso. O poder de compartilhamento, principalmente nas redes sociais, ajudam no sucesso da campanha. Portanto, essas redes podem auxiliar no impacto em seu público-alvo.
Entregar algo de real valor é importante. Se seu público-alvo não lê, não adianta dar livros. Se o seu target gosta de rock pesado, não vale dar hospedagem no carnaval de Salvador. Antes de qualquer promoção, veja as necessidades do seu público e o seu perfil.
Por último, mas deveria ser o principal, para quê você cria uma promoção? Posicionamento de marca? Alavancar vendas? Experimentação de produto? Esvaziar estoque? Oportunidades sazonais são ótimas razões para criar promoções.
Campanhas promocionais na internet são ótimas ferramentas de marketing mas deve ser bem trabalhada ou será apenas desperdício de dinheiro. Não use a verba que sobrou para criá-la e tenha foco. Além disso, trabalhe para que tudo saia perfeito, inclusive a entrega dos prêmios ou produtos. Um bom regulamento protege a marca de eventuais problemas. Lembre-se, a internet é o mesmo meio que valoriza e mata uma marca.
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