quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

“Alô, Alô, Teresinha”


Percebeu que antigamente (lá pelo fim dos anos 90) sempre que se lançava um celular, as empresas anunciavam em TV, Revistas, jornais e rádio sobre o novo produto? Atualmente, é raríssimo se ver esse tipo de campanha publicitária nesses tradicionais veículos. Mas existe alguma explicação para isso?
Com o grande crescimento das empresas varejistas, os celulares passam a ganhar destaque nas prateleiras e nos anúncios de TV e jornal. Ou seja, assim como aparelhos eletrônicos, os celulares apareceram mais nesses cartazes de vendas de grandes lojas. Sendo assim, a visibilidade e publicidade que poderia ser investida em meios tradicionais e caros, torna-se mais em conta e com a mesma visibilidade, ou até maior, pois nas prateleiras, o consumidor terá um contato direto com o produto.
Como disse meios tradicionais (TV, Jornal e Revista) não estão sendo usados, porém isso não significa que a publicidade fora também descartada. Com o “BOOM” dos blogs, as empresas passam a usar esse veículo (e outros do meio internet) para a sua promoção. Isso se deve ao fato de, após pesquisas, as empresas encontraram um perfil de seus consumidores. Dentro deste perfil, destaca-se o uso prolongado do meio internet, logo, para aproximar e direcionar a comunicação, a internet passa a ser o segundo maior veiculo de publicidade de celulares, perdendo apenas para encartes de lojas de varejo.
De fato, essa estratégia deu certo. Primeiro pela redução nos custos de publicidade e segundo, pelo foco dado ao consumidor. Ou seja, ao invés de gastar muito em publicidades nos veículos de massa, as empresas passam a investir melhor nos meios pelos quais os seus consumidores vão ter um melhor acesso e assim o produto terá a melhor promoção.
Lembrando aos navegantes, que este post refere-se às marcas de celulares e não às empresas de telefonia móvel, o que é bem diferente nas estratégias de marketing e publicidade.
(Herbert Salles- 18 de fevereiro de 2010)

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