sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O DNA diz: Ele é o Pai


De fala mansa e ponderada, ninguém iria imaginar que ele tem formação na Escola Superior de Guerra. Também formado em direito e administração de empresas, já foi policial federal, professor universitário e nunca foi político, apesar de transitar pelos bastidores da política desde 2007, quando assumiu a segurança pública de um dos estados mais violentos do Brasil.

Certamente foi a melhor aposta de um governo típico de montanha russa. Cabral errou a mão na saúde e educação mas seu trunfo nasceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Mesmo após uma chuva de críticas do ex-secretário de segurança pública, eterno fanfarrão e célebre palhaço Garotinho, Beltrame se manteve firme e mostrou competência.

Seu maior feito foi a criação da Unidade de Polícia Pacificadora, que atualmente contabiliza 13, indo para 15, haja vista que no complexo do Alemão ainda não há uma UPP, e no Engenho Novo haverá mais uma. Talvez, uma solução para a insegurança pública, que a cada ano somava aumentos nos índices de assaltos e homicídios.

Em tempos onde programas governamentais ganham certidão de nascimento, se o PAC tem mãe, a UPP tem pai e José Mariano Beltrame é seu nome. Quem ganha é o povo, pois se pode andar mais "tranquilo" pelas ruas tendo a retomada da lei em uma terra onde a constituição era o fuzil.

Para uns a UPP é paleativa, para outros é uma solução local, pois há uma forte migração de meliantes. Porém, o trabalho está avançando e isso é visto em números. Bom seria se tivéssemos um Beltrame na saúde, educação, no legislativo, judiciário...

Nenhum comentário: