segunda-feira, 6 de junho de 2011

CTR não é Nada!


O recall mais utilizado na internet é o CTR, que nada mais é que a proporção de clicks sobre o número de impressçoes de uma campanha. Quando se atinge uma marca de 1% no CTR, acredita-se que a campanha foi um sucesso, mas raramente isso acontece. E mais uma verdade, CTR não é sinônimo de vendas e muito menos de aceitação por parte do internauta.

Atualmente, as campanhas atingem a números médio de 0.1500% de CTR. Isso pode ser classificado como baixo, principalmente se o ROAI não for satisfatório. Mas, dependendo dos casos, a estratégia pode ser muito mais para alcançar um bom awareness que reverter sua campanha em vendas.

Aliás, o internauta brasileiro está com um perfil muito mais pesquisador que gastador online. Ou seja, o usuário pesquisa produtos na internet antes de efetivar uma compra. Assim, lojas no meio offline (lojas físicas) que têm sua extensão no meio digital, possuem maiores chances de vendas que aquelas que estão no meio 100% digital.

Parece óbvio, mas não é. Não queremos dizer que a loja física vende mais que a online por estar mais acessível a um público. Mas, pelo perfil do internauta brasileiro ser, em boa parte, pesquisador, o brasileiro gasta mais tempo pesquisando preços e efetuando compra no cara-a-cara.

Vejo, no Brasil, o CTR muito mais como uma forma de mensurar impacto X impactado x interesse do que compradores em potencial. Não descarto a possibilidade desse internauta de comprar mas a publicidade na internet deve ser vista muito mais como uma estratégia mais ampla de fortalecimento de marca do que necessariamente um mercado.

Então, não se assuste com um CTR baixo e nem fique eufórico com um CTR acima da média. Veja qual é o perfil do seu cliente em potencial. Também não vá ficando animadinho com vendas espetaculares. A internet é um meio inigmático que requer mais atenção e pesquisa e um faro de detetive mais apurado. Não se engane com o CTR.

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