quarta-feira, 2 de junho de 2010

Salvando a Pele dos Tubarões


Já diz Saul Bekin, o endomarketing cumpre aquilo que o marketing promete. É uma realidade, pois de nada adianta prometer qualidade, bom atendimento ou outras vantagens se o colaborador não está imbuído desse compromisso que outrora os criativos propuseram. Assim, conquistar o seu cliente vai além se simples palavras e belas campanhas.

Imagine você, caro pavunense, se o funcionário não está satisfeito com seu trabalho. Ou ainda, está com problemas em casa. Será que ele vai produzir bem? Será que a qualidade do produto final não será afetada? Ou pior, há a possibilidade desse funcionário se acidentar? Se a mente dele não se concentra em seu trabalho, fatalmente ocorrerão falhas nesse processo.

Há empresas que vão além de meramente cumprir seu dever de empregadores. Algumas disponibilizam creches e aulas de reforço dentro das dependências de suas empresas. Outras contam com escolinhas de futebol, grupos de ballet e aulas de artes marciais para filhos de funcionários. Assim, os colaboradores podem ficar tranquilos, pois sabem onde seus pimpolhos estão e como estão sendo cuidados.

A Azaléia foi além. Incentiva os romances em suas fábricas e ainda banca os casórios daqueles que foram acertados pela flecha do cupido dentro do ambiente de trabalho. Isso faz jus quando se diz que seu funcionário faz parte da família ou quando o empresário faz o discurso de que cada empregado é importante.

Há tanto tempo se endeusa o cliente externo, fazendo o cliente interno se virar para atender as demandas. Agora, com o excesso de marcas e os múltiplos produtos nas prateleiras, o colaborador deve ser visto como o grande diferencial da empresa. Ele será o responsável por dar forma a proposta feita pela empresa para satisfazer os consumidores.

Satisfação, essa é a palavra-chave do marketing moderno. E é que deve ser usado no endomarketing. Respeitar como pessoa e valorizar como profissional é o caminho para o sucesso de um produto ou bem. A matemática é simples, enquanto o marketing busca atrair e reter clientes, o endomarketing atrái e retém colaboradores, que por sua vez, irão reter clientes. Lembre-se que palavras o vento leva, atitudes expressam o verdadeiro significado do que há dentro de uma empresa.

Nenhum comentário: