segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Adestrando os Humanos
Em outros posts, aqui no The Pavuna Times, já falamos sobre a robotização do ser humano. As empresas insistem em domar e criar um perfil ideal para seus colaboradores, como se isso fosse algo natural e necessário. Mero engano, robotizar humanos é um engodo.
Na semana passada, estive em uma reunião na Barra da Tijuca. O primeiro erro foi, marcaram uma entrevista às 8h e começou às 9h 30m. Segundo, não sabiam trabalhar em um programa simples chamado power point. Terceiro, marcaram outra reunião no mesmo dia no Centro da cidade para abordar o mesmo assunto. Ou seja, uma reunião foi pura perda de tempo.
Deixaram os coloboradores sem almoço e os mesmos tiveram que se virar para deixar a Barra e seguir para Cidade. Bela valorização! Ainda fizeram uma grande lista sobre o que fazer e o que não fazer no evento do Rio Oil & Gas. Ou seja, tentaram adestrar seus empregados.
Não se deve criar cartilhas ou ferramentas que adestrem ou crie um perfil ideal. A empresa deve confiar em seus colaboradores e construir um ambiente de bem-estar e agradável para trabalhar. O mau serviço pode ser um erro de marketing interno, ou seja, a empresa pode ser responsável por um trabalho mal feito por seus colaboradores.
Ainda virá o boom do endomarketing. Pois assim como valorizam a captação de clientes e a busca para mantê-los, um dia irá se ver a necessidade de valorizar o seu público interno. Você valoriza seu cliente? Ele compra aquilo que ele precisa ou aquilo que você acha que ele precisa? Entenda seu cliente interno e valorize-o e não domestique-o.
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