sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Céu era o Limite


O volume de informações na internet aumentou e isso não é novidade. Além disso, empresas passaram a usar o meio online como extensão de suas atribuições e buscas de novos clientes. Computadores não duravam dois anos e já eram substituídos por não comportar tudo que se precisava. Um choque de empresas, clientes e tecnologia faz surgir A Nuvem.

Lá pelos anos 90, você ter um PC de 1GB de HD era uma supermáquina, atualmente o seu MP-alguma-coisa tem mais que isso de espaço para armazenar suas músicas. Antes, você se deliciava com qualquer 128 mega de memória, hoje falamos em Gigabytes que não acabam mais.

O principal motivo de tanta mudança foi a necessidade. A internet se popularizou e profissionalizou, se tornando quase um mundo paralelo. Virou ítem de primeira importância em muitas casas. Nas plantas dos novos prédios há espaços para a distribuição de internet. Há quem tenha um netbook em casa e não uma TV.

Mas tinhámos e temos muita coisa para armazenar. Fotos, vídeos, músicas, trabalhos e contatos. E se desse um erro no PC? E se Hackearem? E se um vírus infectar? Perdeu-se tudo! E se você mudar de PC, lá se vão horas para a mudança. E se você precisar fazer uma viagem? Que leve o notebook na mochila.

Agora temos smartphones e tablets. Não ocupam tanto espaço na bagagem mas não se tem muito espaço de armazenamento. A Nuvem soluciona isso. Você, morador da Pavuna, pode acessar os seus dados quando você for surfar na Indonésia sem precisar levar seu trambolho para a Àsia.

Imagine, você pode comprar, fazer negócios, pagar conta, acessar a sua conta, até ver o que está ocorrendo dentro da sua casa, ver o melhor caminho para se chegar às Ìndias ou simplesmente pedir uma pizza pelo seu Blackberry. A Nuvem vai trazer uma nova possibilidade de internet. Vai nos ajudar e muito na tão falada web 3.0 .

O céu era o limite para nós. Agora, poderemos estampar o céu com aquela publicidade cara, daquela empresa riquíssima. Podemos fazer empresas como pássaros e viver com a cabeça nas nuvens e isso não ser objeto pejorativo. Para onde vamos agora? Estamos cada vez mais conectados e grandiosos. Espero ainda jogar meu PC fora, ates que eu seja jogado no lixo por ele.

Nenhum comentário: