terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A Revolução das Idéias


Engraçado como a publicidade evoluiu, é apenas você pegar as campanhas dos anos 20 e comparar com as de hoje. Mas a evolução vai muito além de photshops e programas de design. Na verdade a grande evolução (ou revolução) está nas mídias usadas. Hoje tudo, e talvez qualquer coisa, pode vir a se tornar "publicitável". Prédios, metrô, ônibus, carros, vias expressas, aviões, etc, tudo isso e muito mais pode servir de mídia alternativa.
Nós comunicólogos cansamos de usar sempre o tradicionalismo, que nos limita muitas vezes a nossa criatividade, e assim buscamos novas maneiras de promover produtos e serviços de nossos clientes. Mas o mundo se movimenta e evoluímos constatemente. Assim, em breve, muitos objetos e até paisagens outrora corriqueiras (e até sem graça) ganham forma e expressão sob a beleza de uma boa publicidade.
Porém, criativos (e mídias) vamos explorar outras formas revolucionárias. Que tal envelopar um cruzeiro? Loucura? Acredito que não, pois é um grande veiculo e pouco explorado. Além disso, o próprio cruzeiro pode servir de festas temáticas. Os "flash mobs" estão aí, esse sim é uma forma criativa, interativa e bela de apresentar um produto. Seria ótimo contratar atores ou bailarinos para uma "campanha publicitária" pública.
Em um futuro, não tão distante, as revistas e jornais perderão suas formas tradicionais de veiculação e assim, ganharão a forma interativa de um celular, computador portátil ou outras tecnoligias que por aqui habitarão. Até mesmo tatuagens poderão ganhar formas mais modernas e poderão se modificar e brilhar, ao inves de apenas um único desenho. Ou seja, o que ainda virá poderá trazer novas idéias e novas maneiras de se comunicar. Estejamos atentos, pois a publicidade (comunicação e marketing) evoluem, resta saber se estamos acompanhando tal desenvolvimento.

Um comentário:

The Pavuna Times disse...

esqueci de destacar a fonte. O "escritor" do post foi Herbert Salles, e foi escrito no dia 23 de fevereiro de 2010