sexta-feira, 15 de julho de 2011

Um Mundo Novo




Temos que entender que internet não é e não deve ser a cópia do mundo real. A nossa relação com a web vem sendo um mundo paralelo igual ao mundo real. Compramos, lemos notícias, vemos TV, ouvimos música, enfim, muitas coisas que não criam uma grande diferenciação do mundo real.

As empresas cometem o mesmo erro. A internet que deveria ser usada como ambiente diferenciado, com recursos, aplicativos e plataformas que criem uma experiência única para o seu público. É como um clube exclusivo ou um ambiente diferenciado que vai proporcionar ao usuário uma alternativa de comunicação e consumo.

Há tempos falamos aqui sobre as máquinas que se relacionam com o público. O consumidor não quer conversar com uma máquina, ele quer algo mais próximo e que dê respostas sobre aquilo que deseja. Nada de respostas-padrão ou prometer que entrará em contato, e manda uma telemarketing mal-humorada falar com o cliente, isso quando há retorno.

As empresas ainda insistem na comunicação massificada e usam a internet para isso. Mera perda de tempo e dinheiro. Não enxergam que o público está repelindo esse tipo de informação e anseiam por uma conversa mais próxima e um relacionamento mais estreito.

Internet é um meio novo e diferenciado. Precisamos encontrar alternativas para isso. Mas muitos capitalistas querem faturar e enriquecer na internet, deixando de lado reais propósitos e estratégias mais ousadas, isso sem falar da falta de pesquisa.

Uma empresa que possui um marketing digital, tem como base o marketing de relacionamento. As empresas precisam encontrar o ponto de equilíbrio entre o estratégico e o operacional. Ouvir mais seus clientes, é um passo. Enxergar a internet como meio diferenciado é uma caminhada.

Nenhum comentário: