terça-feira, 16 de novembro de 2010

O Empresário


Às vezes queria ser Adão -não que isso prove que eu acredite realmente na sua existência- pois gosto de dar nomes a algumas situações. Nesse mundo repleto de coisas para se observar, encontrei três tipos comuns de empresários. Não existe o certo ou o errado, apenas aquele que se adequa a uma realidade. Descubra-se.

Sabe aquele pequeno negócio, muitas vezes artesanal, que não precisa de muitos aparatos mercadológicos e nem máquinas modernas, muito menos estudos de consumidores? Esse é o negócio ideal para o Empresário Amador. É aquele que tem pouca bagagem, em média 12 anos de estudos. Vasta experiência como empregado e com idade mais avançada. Não se vê como um líder e sim, como alguém que o negócio precisa para ser feito.

Tem aquele que não sabe o que quer. Vislumbra um negócio da moda ou que tem uma possível lucratividade em curto ou médio prazo. Já tentou criar outros negócios, mas quebrou algumas vezes. Esse é o Empresário Aventureiro, só enxerga o lucro e quer abraçar o mundo com as pernas. Muitas vezes abre empresas em ramo que não domina e pouco conhece. Tem um forte espírito empreendedor mas a sua impulsividade e ansiedade acaba o levando muitas vezes ao fracasso. Sonha alto e esquece que precisa de trabalho e muito estudo.

O Empresário Profissional está presente em um pequeno, médio ou grande negócio. Esse tem feeling e estudo suficiente. Boa parte tem ensino superior e trabalha em um negócio que domina. Busca conhecimento sempre, tem a mente aberta para novas idéias e sabe que o lucro é reflexo de todo um trabalho fincado na visão e missão da empresa. É bom negociador e costuma correr riscos controlados.

Isso foi apenas uma observação, há muito o que falar e ver. Esses empresários estão por aí, trabalhando ou buscando espaço. A dica válida para todos eles é ler. Buscar conhecimento nunca é demais. Todo negócio é do tamanho do seu querer somado ao seu trabalho e multiplicado a sua inteligência. Espero que você tenha se encontrado em algum deles e que te ajude a ser ainda melhor.

Nenhum comentário: