sexta-feira, 14 de maio de 2010
Extra, Extra: Jornal Fala besteira e Leitor Acredita!
Volta e meia participo dessas promoções em jornais e revistas. Nunca aprendo que os produtos, na maioria das vezes, são de qualidade duvidosa. Dessa vez coleciono selos para pegar um celular, oferta dada pelo jornal EXTRA. Para não pagar e não ler o jornal, eu vejo cada asneira escrita por alguns jornalistas.
O tão comentado filme publicitário da marca Seara está fazendo sucesso no youtube e há um grande buzzmarketing acontecendo no país. Robinho, Ganso e Neymar daçando "All the Single Ladies" de fato é engraçado e interessante. O vídeo bate recordes na internet, mais de 1 milhão de pessoas já clicaram e viram os três dançando à Beyoncé.
Porém, um imbecil do Jornal Extra disse que, apesar do sucesso do comercial, os produtos da Seara não são os mais em conta nas prateleiras. E quem disse que uma marca precisa se destacar pelo preço? Ou que o sucesso de uma campanha vai fazer os preços de seus produtos caírem? O problema é que muitos jornalistas acham que entendem de tudo, mas quando saem da sua área acabam falando besteiras.
O atributo varia para cada produto ou serviço. Eles podem ser de preço, qualidade, custo benefício etc. Isso vai depender de qual público-alvo pretende atingir. É o caso da Seara, que com pesquisas encontrou um preço ideal de acordo com seu público alvo. No filme não há referências ao baixo custo do produto, então por que o comentário do jornal?
Aliás, muitos autores e gestores de marketing não acreditam que os lucros das vendas cubram os gastos em publicidade. A publicidade se tornou uma ferramenta de entretenimento por causa do seu alto custo. É puro awereness! Vide os cases da Varig e Transbrasil, eram verdadeiras obras primas, mas não evitaram a falência de ambas.
Cuidado com o que você lê, não acredite em tudo que falam por aí. Busque pesquisar em sites, revistas e jornais de qualidade, confiança e credibilidade. O Extra está deixando muito a desejar. Não é por ser barato e acessível que a qualidade deve ser tão inferior. Na verdade, o jornalista vale aquilo que ele constrói e não por aquilo que recebe todo mês.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário