quarta-feira, 5 de maio de 2010

Nada se cria, tudo se copia!


A TV aberta brasileira não é um primor. Estava vendo um dia desses os programas "Brothers" e "Legendários", duas porcarias. Antes fosse uma mera porcaria, vai além, são cópias mal feitas de programas de sucesso na TV. "Brothers" copia descaradamente os companheiros de casa do "Pânico", enquanto o "Legendários" é um plágio disfarçado do inteligente "CQC".


Fato que se não fossem os irmãos Suplicy, o programa teria saido do ar. O "Brothers" é um programa bancado pelos irmãos, por isso, continua na TV por algum tempo. Já o "Legendários" pode a qualquer momento sair do ar. Ainda mais por estarem na TV do Bispo, onde constatemente a grade muda. Já se vê isso há algum tempo, essa mudança repentina de programações.


No SBT é assim também. Fiquei indignado quando o "Supernatural" simplesmente saiu. Logo depois foi o "Chuck" a sumir da programação da rede do homem do baú. Essas mudanças são ruins para qualquer emissora, pois a grade linear vem para fidelizar o espectador e informar qual será a programação. Quando uma emissora muda a grade, o telespectador fica desnorteado e perdido. Ou você também não fica P* da vida quando o seu programa preferido, sem aviso, simplesmente sai do ar?


É diferente da Globo. A Globo mantém a sua grade por longo tempo e raramente muda a sua grade, quando isso ocorre, o espectador é avisado. A grade da Globo não muda por baixa audiência. Aliás, até muda, mas não repentinamente. Isso aconteceu com Malhação, A Grande Família, Casseta e Planeta e outros. A baixa audiência bateu mas a estratégia adotada foi a mudança de textos, elenco e abordagem, assim, o público já fiel, continua na programação e com essas mudanças, outros públicos são atingidos. Isso, sem contar com os anunciantes que serão atraídos para comprar espaços na programação.


Enfim, a programação da TV aberta brasileira deve levar um choque. Programas que copiam outro, mas não atigem sucesso esperado. As TVs brasileiras devem se atentar que o público quer novidades e não cópias. Além disso, o espectador deve ser respeitado, pois através dele a audiência sobe e lucros podem vir para casa através de campanhas publicitárias. A Band tem investido em novidades e está conseguindo sucesso. Após "CQC" e "É Tudo Improviso", "A Liga" vem com tudo para ser sucesso no horário. Casseta e Planeta que se cuide, e o Bispo que abra o olho, pois possivelmente ficará em terceiro.

Nenhum comentário: