sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Cientistas Marketistas


Para quem paga condomínio sabe, que todo mês se recebe um prospecto sobre as finanças do prédio. Então, a Imóvil, administradora de condomínios, lança uma pérola "Dizem que o marketing é o processo publicitário que traz retorno imediato". Pelo visto o departamento de comunicação não está trabalhando muito bem.

Lembra dos 4 P´s de Kotler? Um deles é o promoção. Dentro deste "P" há a propaganda e publicidade, ou seja, não é o marketing que é processo publicitário e sim o contrário. A empresa que pensa desta maneira, comete erros em sua construção de imagem e não cria ações e bom planejamento de comunicação.

Essas estratégias de marketing são fundamentais para se destacar em um mercado competitivo e bem saturado. Se gasta muito mais com promoção que antigamente pois o consumidor está mais seletivo. Além disso, aceleração nas vendas, reativação de um produto em declínio e divulgação de um novo produto são fundamentais para a promoção de vendas usada na estratégia de marketing.

Atente-se, publicidade pertence ao marketing. E marketing é muito mais que meramente divulgar e promover. Marketing é uma ciência, é quase uma medicina empresarial. Sim, por que, não? Somos doutores empresariais e nessa medicina organizacional, podemos ser classificados como neurologistas, pois trabalhamos na mente da empresa. Esse é o objetivo do departamento de comunicação e marketing de uma empresa, pensar e fazer valer seus objetivos.

Nenhum comentário: