segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mercado pontocom


Já não é mais novidade que o futuro da publicidade e do marketing está nos meios digitais. Em 2010 houve um aumento de 15% em publicidades online nos EUA, o que gerou um investimento de U$26 bilhões. Mas é apenas o início e os desafios são grandes.


Os números são de impressionar. 46% dessa grande conta se deve aos anúncios de busca, a publicidade em vídeo faturou U$1,4 bilhão e uma que mais cresce, e tem grande aderência é a publicidade de patrocínio que teve a bagatela de U$718 milhões.


Todo esse avanço e recorde pode ter vários fatores. Com o grande crescimento de tablets, a forte aderência de internautas nas redes sociais e o crescimento das TVs digitais, faz o usuário ficar mais tempo navegando pela internet, isso chamou muito a atenção de grandes anunciantes para o meio.


Outro grande fator é que a publicidade online é barata. Em comparação aos outros meios e veículos, a publicidade digital pode custar até 1% do valor que era depositado na TV, por exemplo. Além disso, as respostas (feedback) são mais rápidos e pode ter uma melhor gestão com base nas audiências.


Mas não é para pensar que os impressos, a TV ou ainda o rádio serão exterminados. Os tablets estão entrando no mercado agora e ainda vai demorar para se tornar ainda mais popular. Além disso, a TV digital e o rádio digital irão trazer uma nova experiência de consumo e entrenimento.


Para os negócios do tipo e-commerce, há ainda uma grande reclamação. Os canais de distribuição encontram falhas. Para isso, as empresas devem repensar suas estratégias e até adotar medidas de própria entrega, cobrando uma pequena taxa de conveniência para entregar produtos com hora, dia e local marcado.


Ainda há um caminho longo a se percorrer. Fatalmente, a publicidade digital vai crescer ainda mais esse ano. Novos formatos, novas mídias e novas estratégias irão surgir para atender um público ainda mais exigente mas com vontade de gastar. Esses são apenas alguns desafios desse grande universo ainda pouco explorado chamado internet.

Nenhum comentário: