quarta-feira, 10 de março de 2010
Gabinete de Crise (Parte 2)
Muito bem, após uma reunião com os líderes (Após os ânimos mais calmos e ninguém armado, mantendo assim a paz e tranquilidade para se negociar), agora é assegurar que a imagem da empresa não será ofuscada. Para tal, evite a imprensa. Se a imprensa já sabe do assunto e veiculou o caso, disponibilize um porta-voz oficial para relatar tudo que ocorre dentro do caso. Esse porta-voz evitará desencontro de informações e ainda fará que boatos sobre o caso não ganhe força.
Mantenha um fncionário do gabinete (de preferência o responsável pela comunicação) junto com os grevistas. Assim, ele será o porta-voz da empresa com eles( pode ser o mesmo porta-voz da imprensa). Assim, ele manterá os colaboradores informados sobre como está o andamento do caso. Além disso, esse porta-voz analisará o comportamento de todos e manterá o gabinete informado, através de troca de informações com os empregados, sobre o assunto (greve).
Cabe ao gabinete estudar a viabilidade da necessidade. Após verificar qual era a necessidade dos colaboradores, cabe ao gabinete se reunir com todos os profissionais escolhidos e verificar a viabilidade de tudo que está sendo exigido. Verificar custos, mão-de-obra, termos legais e outros (além de possíveis prejuízos), estão na pauta da reunião que definirá o que será feito e como será feito a partir de agora e aplicá-las da melhor maneira após um breve estudo sobre o caso. Se não forem aceitas, as exigências, buscar novos acordos através de uma contra-proposta ou tomar outras providências jurídicas.
O mais importante é não perder o controle da situação. O gabinete deve interagir internamente a fim de não permitir excessos por parte dos colaboradores. A empresa deve manter sua posição de "matriarca" firme e não permitir que um grupo de trabalhadores venham sobrepor a marca ou a instituição. Ou seja, trace estratégias de segurança, mantenha próximo polícia, ambulâncias e bombeiros (em casos de vandalismos e agressões), mas não crie um ambiente de guerra ou repressão, isso pode piorar o caso. Seja maleável, ouça tudo que é pedido, e se for possível, atenda-os.
Em breve, a parte 3 (final) desse processo. Iremos verificar como esse prcoesso se encerra. Além disso, como, quando e onde entra o planejamento de endomarketing nesse caso. Além de como obter de melhor forma os resultados traçados previamente.
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