quinta-feira, 18 de março de 2010

Um Problema chamado Comunicação


Vamos fazer um exercício de memória. Veja quantas vezes você já viu (ou ouviu) falar em uma greve. Quando foi a última? Agora, nesse mesmo embalo, tente se lembrar quando foi a última vez que você viu um boicote de clientes insatisfeitos em relação a alguma marca. Ficou difícil, não é? Pois é, porque será que é tão comum de se ver greves de trabalhadores e não tão comum se ver boicotes a marcas e produtos?

Quando uma marca busca "aparecer" no mercado, primeiro ela se posiciona em relação ao mercado e depois busca uma estratégia de comunicação e marketing. Ou seja, a empresa busca esforços de comunicação para melhor se entender com seus clientes e buscar crescimento da marca e aumento nas vendas. Nesse caso, o cliente vem em primeiro lugar, buscando a satisfação do mesmo.

Pois bem, por tanto buscar a tal satisfação do cliente, empresas não valorizam a sua força de trabalho. Claro que o cliente é aquele que gera lucros pra empresa, porém a qualidade de um bom serviço prestado ao seu cliente parte de dentro da empresa. Então, da mesma forma que as empresas buscam um bom relacionamento com seus clientes, devem buscar a motivação para um bom desenvolvimento e produção do trabalhando em relação aos colaboradores.

Na verdade, até os trabalhadores indiretos não devem ficar excluídos de uma boa estratégia de endomarketing. Mas esforço de endomarketing para aqueles que não pertecem a empresa? SIM! Pois esses trabalhadores indiretos às vezes fazem serviços importantes para a sua empresa. Exemplo, aquela senhora que vende guloseimas aos seus trabalhadores na hora do almoço. Ou até mesmo um serviço de vans que levam clientes para o seu estabelecimento, todos eles são trabalhadores indiretos e se não cuidados, podem trazer prejuizos significativos a sua empresa.

Enfim, isso é um papo de horas e aqui é um blog, a linguagem pra internet é rápida. Então, respondendo a pergunta do primeiro parágrafo, as constantes greves e os raros boicotes, se deve ao fato de os canais de comunicação empresa-clientes serem bem trabalhados e estreitos. Assim, tudo que gira em torno de comunicação com clientes (Marketing, publicidade, preço, design...) Por outro lado, as empresas não fazem uma boa comunicação interna, organizacional, ou um simples endomarketing. Então, a falta de comunicação pode gerar conflitos, insatisfações e até greves.

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