sábado, 6 de março de 2010
Salvem o Corinthians!
Para quem gosta de futebol, sabe que a camisa do Corinthians está horrorosa. E para quem entende de Marketing esportivo, analisa a blusa como um erro. Lembra de como era (e alguns caso ainda é) os macacões de piloto de fórmula 1? Com muitos patrocinadores, logomarcas, enfim, muita informação para pouco espaço. Assim é a nova camisa do Timão.
Primeiro, o Corinthians é uma marca. Assim, nunca, jamais em tempo algum, um patrocinador ou jogador deve ganhar destaque maior que o seu clube. Quando se traça uma estratégia de marketing e busca de patrocínio, a marca (clube) não deve ser posta em segundo plano. O uniforme e o estádio são as principais vitrines do clube, onde o seu uso para fins publicitários deve ser usado com cautela.
O erro do Corinthians foi buscar patrocínio a fim de arrecadar dinheiro para jogadores caros, ao invés de usar os mesmos famosos para a expansão da marca Corinthians. Um clube pode fazer dinheiro sem patrocinador, um grande exemplo é o Barcelona. Mas, no Brasil isso ainda é uma idéia distante e arriscada.
Pois bem, o Corinthians conseguiu boas contratações. Nomes de peso chegaram. Agora é rever suas estratégias de Marketing e vislumbrar a expansão da marca com foco. O Corinthians deve ser maior que qualquer patrocinador e dinheiro se faz com estratégia e não com a descaracterização da maior vitrine do time, que é a sua camisa.
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