quarta-feira, 24 de março de 2010
O Poder do Endomarketing
Nos últimos anos (e atualmente) o grande BOOM da comunicação e Administração é o Marketing. Conquistar clientes e mantê-los, interagir entre os mercados, encontrar novos nichos e consolidar a marca, são alguns de muitos objetivos do marketing. Já li tanto sobre marketing na minha faculdade de comunicação. Até penso fazer MBA na área. Mas vejo o marketing hoje vislumbrando o futuro. E, pode anotar, no futuro o BOOM será o tal do endomarketing.
Olhar para dentro e encontrar melhores produções. Vão começar a ver que um bom produto e uma boa posição da marca começa pelo que se há dentro das fábricas e companhias. Começarão a valorizar os seus funcionários tal qual se valoriza o cliente. Talvez, a partir disso verão que nem sempre o cliente tem razão.
Para um bom departamento de endomarketing funcionar, deve haver a interação de comunicação, psicologia (gestão de pessoas) e serviço social. Pois se entenderá o comportamento humano como indivíduo, sociedade (grupo) e principalmente como extensão de trabalho (família). Vão valorizar o colaborador mesmo que tardemente.
Em breve, começarão faculdades a falar nisso e criarão muitos cursos para tal assunto. Isso é muito bom, pois o funcionário precisa de cuidados para uma melhora em sua produção e assim a empresa ter uma boa mão-de-obra por muito tempo. Isso trará confiança no relacionamento empresa-empregado. Isso evita greves, paralisações e a qualidade do produto fica superior.
Não sou nenhum guru ou vidente, mas é fato que isso vai acontecer. Aos poucos, no Brasil e no Mundo, começam a ver o trabalhador como parte da empresa. Uma parte não mecânica e com sentimentos a serem administrados. Uma extensão que pode falhar, pois errar é humano, mas possuí inteligencia superior a qualquer computador. Quer conquistar clientes? Conquiste o que há de melhor dentro da sua empresa antes, e verá como seu produto vai ganhar qualidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário