segunda-feira, 14 de março de 2011

A Arte de Empreender


A dúvida que está na mente de todo empreendedor, é saber qual negócio é própero e rentável no Brasil. Claro, todos querem vender e produzir algo que seja desejado por muitos consumidores e que possa garantir lucros e sustentabilidade finaceira a longo prazo.


O primeiro passo foi dado. Avaliar cenários e enxergar oportunidades, é o caminho básico para todo empreendedor. A princípio, deve-se responder qual a necessidade de um determinado público e como se pode resolvê-la.


Mas se acalme, um país que consome Restart, Fiuk e "quero não, posso não, minha mulher não deixa, não", você é capaz de vender até um pente para um careca. O brasileiro compra, muitas vezes, por modismo, impulso ou mero capricho. Compra-se qualquer coisa, que serve apenas para inflar o seu desejo momentâneo. Depois disso, joga-se fora e compra-se outra coisa supérfula.


Assim, com uma análise criteriosa, o empreendedor encontra desejos e necessidades múltiplas para uma população vasta. Mas não analise apenas o momento. Veja como sua empresa nascerá, crescerá e morrerá. Não pense que ela será eterna. Então, como um plano funerário, planeje-se e se prepare, pois a dona morte chegará.


Sadismo à parte, busque crescer e lucrar o máximo que puder. Mas não esqueça das regras de ética, pois elas poderão te dar uma boa reputação no mercado e ainda dará uma sobrevida ao seu negócio.


Enfim, empreender é também ter certezas e ser racional. Saber administrar é uma arte, mas não se contente em ser um mero pintor de praça, procure ser Monet ou um Van Gogh. Saiba que sucesso vai depender do seu trabalho e equilíbrio é a chave para o crescimento e bons faturamentos de sua empresa.

Nenhum comentário: