segunda-feira, 21 de março de 2011

Quanto Vale um Problema?


Adriano é um jogador de qualidade e um atacante diferenciado. Poucos possuem os números que o "Imperador" tem. Por outro lado, poucos possuem a infinidade de problemas que o atacante leva consigo. Adriano, solução ou um atacante-problema?


Ele já foi ídolo na Europa. Vestindo o manto da Inter, conquistou adeptos, fama, títulos e muito dinheiro. Mas não soube administrar sua vida pessoal e nem sua carreira. Sua vinda para o Flamengo teve pompas e paêtes de luxo. Mas, mais uma vez, o Imperador trouxe confusões, apesar de títulos.


Hoje um clube deve ser visto como fonte de dinheiro. Ou seja, um clube agora passa ser uma empresa geradora de lucros. Para tal, uma boa imagem organizacional é importante para se firmar no mercado nacional e internacional, trazendo investidores e expandindo a sua marca.


Ao protagonizar um escândalo, o clube perde. Os torcedores não são as únicas fontes de verdinhas. Investidores do mundo inteiro podem gerar riqueza para os clubes. O Manchester United, por exemplo, faz suas pré-temporadas na Àsia a custo de ouro. Isso sem falar do awareness produzido pela entidade.


Títulos são importantes mas não é a garantia de expansão de marca e investimentos. Há muitos times no mundo que vencem poucos campeonatos mas geram milhões por ano. Além disso, um jogador pode servir de relações públicas para o clube, como foi Kaká, Pato e Beckham no Milan.


Luxemburgo já está com esse olhar, um pouco mais "marketista". Olha o Adriano não apenas como um bom atacante mas como um futuro problema para a marca Flamengo, o que ele classifica como filosofia. Cair nas graças do torcedor é bom, mas cuidar da marca do clube é ainda melhor.


E mesmo que venham cláusulas protetoras, o que se construiu em anos pode ruir em segundos por uma bobagem qualquer. E o que Adriano fará? Pagará a tal multa, já que dinheiro para ele não é problema. E para o Flamengo o que restará? Mais um problema para se resolver e menos alguns milhões de valor de marca na sua imagem. Títulos ou marca Flamengo, eis um problema a solucionar.

Nenhum comentário: