quinta-feira, 10 de março de 2011

Procura-se


Hoje, muito se fala de um profissional dinâmico. Para muitas empresas, esse colaborador é quase um multiuso. Não basta ter uma especialização fechada, o profissional pós-moderno deve atender ao máximo as demandas de um mercado competitivo e exigente.


Anos atrás bastava ter o ensino médio para ter uma vida estável. O que muito se via antes e hoje se torna inviável, é ter pessoas com ensino fundamental incompleto. Atualmente, não basta ter a graduação, o aspirante a profissional deve estar atualizado com MBA, mestrado e doutorado.


Antes, viámos poucos doutores (de fato, direito e decência) e quando encontrávamos, muitos deles eram velhos, com vasta experiência e quase intocáveis. Hoje, esse esteriótipo mudou. Nos EUA, muitos são doutores antes dos 30. Isso mostra que ou os jovens se interessam mais por estudar e se especializar, ou o mercado se tornou mais exigente e quer um profissional pronto. Eu fico com a segunda opção.


É a tal da geração X que já abre espaço para a Y. Profissionais mais dinâmicos e inquietos com o mundo. Buscam ascenção rápida e mudar o mundo de maneira diferente, não mais revolucionários extremistas. Agora, a visão destes jovens está mais corporativa e real, porém engana-se quem acredita na fidelidade dos mesmos a uma empresa. Esses jovens estão interessados em boa remuneração e não se sentem mal em trocar de trabalho por conta de um salário maior.


O mercado está equilibrado. De um lado temos profissionais prontos mais cedo para atender a essa demanda, assim sendo valorizados com bons salários.Por outro, uma grande oferta de mão-de-obra faz despencar os salários. Ou seja, há uma balança econômica no mundo corporativo e quem possuir o melhor currículo, com certeza sairá melhor.


O conselho é nunca parar de se atualizar. Cursos de curta duração pode ser uma boa alternativa para quem não pode bancar um MBA, por exemplo. O Brasil cresce e precisa de mão-de-obra qualificada. Mas, fique atento, pois estamos exportando bons profissionais para outros países em franco desenvolvimento. Seja você uma empresa e busque atender os seus cliente com excelência.

Nenhum comentário: