segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ciberhumanos


Você sabe qual é o talento do seu colaborador? Não digo talento ligado à profissão e sim talento sinônimo de dom. Às vezes o talento pode gerar ações que contribuam e aperfeiçoam a forma de trabalhar e de se relacionar. Aquele talento não tão glamuroso pode criar novas pespectivas e quem sabe ser a solução para muitos problemas.

Antes de mais nada, conhecer o seu colaborador é fundamental. Você gasta pequenas fortunas para conquistar clientes e conhecer seu target, mas classifica seu pessoal como mais um maquinário sem sentimentos e cérebro. Quando faz um bom trabalho, você diz "não fez mais que a obrigação", mas quando erra, "está demitido!". Veja-os como humanos e não máquinas.

Máquinas têm benefícios, qualidade ou status.Humanos sentimentos, talentos e dons. Somos nós que dominamos as máquinas e não o contrário. Somos auto-suficientes para manipular, reparar e criar máquinas,o contrário não é possível. Máquinas sempre vão fazer serviços de máquina, o homem faz mais e supera os robôs.

Os cientistas costumam criar máquinas do tipo, lava-louças. Para mim, eles criaram algo que o homem já faz, e melhor que um robô. Com o robô, vem um manual com várias páginas, que nunca vão encorpar um currículo. Robôs têm conhecimentos limitados, seres humanos têm a capacidade de se atualizar e renovar.

Mas, se você optar por uma mente fria, vazia e limitada, compre uma frota de robôs. Você não paga salário e não tem vínculos trabalhistas, são escravos modernos.Mas se preferir, temos humanos que são mais caros, mas geram mais lucros. Somos talentosos, criativos, sabemos até nos fingir de máquinas. Será que os robôs têm esse mesmo talento?

Nenhum comentário: