segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Relações Humanamentes Virtuais


A nova onda de programas de Trainee está sendo a criação de redes sociais para que os candidatos façam as provas. Assim foi no processo seletivo do HSBC, Grupo Libra e Souza Cruz. Estranho, pois antes se valorizava o conhecimento e não a sociabilidade.

Alguns programas são bem estranhos. No começo do processo há provas de lógica e inglês, desnecessário pois um candidato pode ter domínio em uma língua estrangeira mas deixar a desejar em conhecimentos específicos. Aliás, para uma vaga de comunicação, para quê saber de matemática?

Na onda do Orkut, Twitter, Facebook e outros, essas empresas criam esses mesmos sistemas para os candidatos interagirem e para que os mesmos façam os seus testes online. Aliás, será que esses futuros colaboradores conseguem dissertar sobre redes sociais? Será que eles realmente estão aptos a entrar para uma grande empresa?

Uma rede social é um grupo de pessoas com mensagens bilaterais veiculadas através de um ambiente eletrônico. As empresas não podem se distanciar do fator humano e criar laços via web. Está na hora das empresas passarem a valorizar os conhecimentos técnicos ao invés de criar aplicativos sociais e testes desnecessários.

Nenhum comentário: