segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Grande Prêmio do Concurso Público


Ao se fechar um ciclo de estudos, muitos se deparam com a realidade acirrada do mercado de trabalho. A partir deste momento, muitos buscam o tão poderoso concurso público, que pode lhes proporcionar garantias, como emprego por um longo tempo e salários agradáveis, que darão a sonhada estabilidade financeira.

Mas são tantas opções, tantos concursos e muitas oportunidades. Consequentemente, as provas de acesso são diferentes. Para cada empresa, uma busca de perfil particular, onde farão os exames bem específicos para cada cargo. Antes de mais nada, cada candidato deve focar em qual empresa se enquadra e se o seu perfil está de acordo com o esperado pela empresa.

Entenda como funciona o emprego por lá. Não adianta você fazer um concurso para acesso às forças armadas se você não se enquadra no regime militar. Isso vale para outras empresas onde você poderá se transferir ou ter de morar em outros lugares. Na verdade, todas as empresas irão lhe oferecer benefícios mas isso requer algumas abdicações.

Não há nada pior em um ambiente organizacional que um funcionário descompromissado e anti-ético. Mesmo que o emprego lhe dê garantias de estabilidade, não se deixe tomar por sentimentos irresponsáveis. Faça o seu trabalho com firmeza, ética e responsabilidade. Evite greves ou parlisações por aumento salarial. Se você entrou para ganhar um salário "X", saiba que o aumento depende das legislações e fatores econômicos. Se não concorda com salário, não busque o acesso.

O concurso público é o sonho para muitos e a solução de vida para outros. Qual é a sua meta? Qua é o seu sonho?Qual é a sua expectativa de vida? Trace metas e faça planos. Estude e se dedique e quando conseguir o seu prêmio, faça valer essa responsabilidade dada a você. Você pode depender de pessoas para se conseguir um emprego, mas vai depender de você ser demitido.

Nenhum comentário: