terça-feira, 20 de abril de 2010

4 Ps Pessoais


Virou até modinha falar de marketing pessoal. Mas muita gente não sabe o que é e outros dizem muita besteira. Quando falamos de marketing logo remetemos aos 4 Ps, mix de marketing ou composto de marketing. Então, um "marketing pessoal" deve ser desenvolvido através dos 4Ps. Lembre-se, você é uma empresa, um produto ou uma marca. Você como profissional deve buscar seus clientes de maneira inteligente.

Muita gente diz que o marketing pessoal é a forma de como você se veste, ou seja, sua aparência. Que nada. Eu prefiro chamar isso de Design pessoal. É o primeiro P (produto), você é o seu produto. Todo produto tem uma embalagem, e a forma de como você se apresenta e se veste é a sua embalagem. Como você quer que seus clientes te olhem? Vista-se (crie a sua embalagem) de acordo que traga informações relevantes e que crie desejo de compra para seus clientes.

Praça vem de "Place" (lugar) dos 4 Ps americano. Esse é o P de onde você se localiza. Aonde o seu cliente, quando precisar, vai lhe encontrar. Pode ser em um escritório ou na sua casa, até na web. Deve ser deixado claro como e onde te encontrar. Quando você precisa de um refrigerante, por exemplo, aonde você vai comprar? É assim com seus clientes. Quando eles precisarem dos seus serviços, aonde irão lhe achar?

Preço, qual é o seu? Isso é o somatório de as horas que você gastou produzindo, o seu translado e até a sua refeição. O seu preço é o somatório de tudo aquilo que fora gasto para desenvolver o trabalho somado aos valores agregados ao produto (você). Assim, o seu diferencial em relação aos seus concorrentes será valorizado em seu valor imbutido. Cuidado, não cobre aquilo que seu cliente não pode pagar e nem minimize o seu valor, faça uma pesquisa e encontre esse quoeficiente.

Por fim, promoção. Promoção não significa preços baixos, não neste caso. E sim, a forma de como você promove o seu produto. Nesse P todos os outros são interligados, o design deve ser adequado ao seu cliente a fim de conquistá-lo, a forma de como você decora e ambientaliza a sua praça, e até como seu preço é acessível. A promoção é como você se apresenta somanto todos os Ps. O seu site, o seu cartão de visitas, até seu telefone de contato se bem fácil de memorizar vai lhe ajudar na hora de uma contratação.

Quando lhe falarem de marketing pessoal, fique atento e mostre que você já sabe o que é. Vá além, crie e seja inteligente. O Marketing pessoal é quando você entende uma necessidade profissional e desenvolve solução prática para atendê-la. A sua estratégia vai mostrar a todos que produto você é.

Um comentário:

Unknown disse...

não acredito que entrei em um blog que o nome ja diz PAVUNA e o dono ainda é PAVUNENSE...mas vamos la...
passando para dar uma moral amigoooo!!!
Amo-te!