sábado, 10 de abril de 2010

Roupa Nova


Foi lançada hoje a nova camisa do Flamengo, do uniforme número 3. Assim como o Vasco e o Botafogo, o Flamengo lança a camisa comemorativa que poderá ser usada no segundo semestre de 2010. As cores são amarela e azul, as cores iniciais do clube da zona sul, e que já voltaram em 1995 em um uniforme comemorativo. Assim como as cores, o escudo é o primeiro usado pelo clube. O terceiro uniforme é usado por muitos clubes no Brasil e no mundo.

Normalmente, isso é adotado pelo departamento de marketing dos clubes. A principal razão para o lançamento de tal camisa é para alavancar vendas de uma camisa alternativa, ou não tradicional, que é importante para a divulgação da marca do clube. A camisa 3 é uma alternativa bem diferente das tradicionais e é lançada em períodos , ou anos, comemorativos.

Mas lançar apenas 1 camisa não é a solução para todos os problemas financeiros (Veja no Post abaixo sobre os times mais ricos do mundo) . Muitos times lançam grifes e boutiques para vender seus produtos. O importante é isso, ao se lançar lojas e afins, o clube deve ter um portifólio amplo de produtos para atender a diferentes demandas e públicos.

Aliás, atender os diferentes públicos é importante. Normalmente, as camisas são caras e nem todos os torcedores podem bancar essas camisas. Além disso, os torcedores se dividem em idades diferentes, geografias diferentes e muitas outras diferenças que vão além do poder financeiro e classe social.

A terceira camisa é uma ótima idéia. Porém, não se deve apenas limitar a venda de mais uma camisa. Vamos criar lojas, boutiques ou quiosques que aproximem a marca do seu consumidor ( torcedor). E a variedade vai trazer bastantes benefícios para esse cliente e com certeza os cofres ficarão ainda mais gordos.

Nenhum comentário: