domingo, 18 de abril de 2010

Mercado Cubano. Utopia?


Tem visto as últimas notícias sobre Cuba? A partir da última semana, o governo não controla mais as barbearias do país, assim, todo lucro será destinado aos donos da barbearia. Em outros tempos, o lucro iria para o governo e os empregados ficavam com uma mísera parte do que era arrecadado. É um bom sinal para a abertura de uma nova era em Cuba que está por vir.

Há anos Cuba está sob governo socialista. Enquanto esses sistema traz muitos benefícios, é evidente que ocorrem atrasos na pequena ilha. Muitas tecnologias ainda não estão acessíveis e o povo ainda parece que vive lá pelos anos 50. Por outro lado, Cuba tem grandes avanços na produção de medicamentos.

Após a "saída" de Fidel Castro do poder, Cuba tem tido mudanças ao longo do tempo e aos poucos vai abrindo a guarda para o novo mundo. Um mundo consumista e capitalista. Mas isso ainda levará algum tempo, mas bem menos do que poderíamos um dia ter imaginado. Cuba está mudando a sua cara, ao que tudo indica, o país começa a gostar da idéia dos frutos do capitalismo.

Cuba irá ceder ao capitalismo. assim como a China está aos poucos fazendo, e ao longo do tempo continuará a fazer. Com essa abertura das fronteiras, Cuba terá um crescimento muito alto, pois a economia irá girar e o país vai crescer como nunca antes. Além disso, para fazer toda essa engrenagem funcionar, Cuba irá precisar de profissionais especializados. Administradores, Marketistas e publicitários terão terra fértil por lá. Além de bons salários, poderão ajudar Cuba a prosperar, ou seja, em breve teremos boas ofertas de emprego por lá.

Bom, não sei você, mas eu posso me deixar conquistar por Cuba. Bom emprego, bom salário e com garantias de um longo tempo de grande produção, posso muito bem ir pra lá. Assim como os países árabes, a Índia e a China cresceram e deram bons salários nos últimos anos, prepare-se Cuba vem por aí e uma nova era vai se iniciar.

Nenhum comentário: