segunda-feira, 1 de março de 2010

Igualdade? Racial?


Liguei a tevê um dia desses e me deparei com um velho debate, cotas raciais nas universidades. Dizem por aí, que isso é mais uma ação em apoio a igualdade racial. Mas, na igualdade há favorecimentos? Afinal, o que é igualdade no Brasil?

Tudo bem, os negros foram escravizados por anos. E com o passar do tempo, não foram devidamente adequados à soceidade, ou seja, temos praticamente uma dívida histórica a ser paga. Sim, vamos criar políticas sociais para igualar, ou pelo menos, diminuir o abismo que se denomina "desigualdade social" e econômica.

Porém, um grupinho aqui e acolá quer reverter, ou modificar, o sistema. Não é má idéia. O erro está em colocar uma supremacia racial em detrimento a outras. Em um país multiracial, nenhuma raça deve se sobrepor. É um nazismo ás avessas. Não se surpreenda, é isso mesmo, ou será que você esqueceu da tal busca pela raça ariana? Pelo menos lá na Alemanha não havia hipocrisia que por aqui reina. Vamos, tirem a máscara e digam em voz alta: Queremos o poder e nos vingar de tudo que vocês, porcos brancos, fizeram contra nós!

E a tal lei contra o racismo? Se eu chamo um negro de "preto", "macaco" ou outro xingamento ofensivo, vou preso e acusado de racista. E quando ocorre o contrário, como quando aquela vez que Netinho de Paula disse aos berros ao humorista do Pânico na TV "Aqui é festa de negão, Playboy aqui, não", é racismo? Não!

Mas o Brasil é um país dos avessos. É complicado entende. Vamos igualar as raças? Claro! Mas vamos pensar em não sobrepor a ninguém. E a respeito da lei de racismo, espero que a justiça brasileira cumpra o seu sinônimo e faça jus de seu dever (fazer justiça), mas pedir isso é exigir demais, né? Querer igualdade, então, é um pensamento utópico.

By: Herbert Salles

Nenhum comentário: