quarta-feira, 24 de março de 2010

Panorama da Educação Brasileira


Um dia desses discutia sobre se é certo ou não o bolsa família. A opinião de muitos é que o dinheiro é mal aplicado , e pior, acaba virando um vício, pois muitas mães não param de engravidar para ter um filho-matéria-prima. Mas será que essa grana, mesma que pouca, não seria um incentivo para famílias pobres terem para quem sabe um dia formar um pequeno na faculdade? A discussão foi longa.

Sinceramente estou cansado de ver o Brasil sempre atrás de outros países. Você se lembra do Pan de 2007? Comemoramos quando no quadro de medalhas passamos Cuba (!). Sim, fizemos festa por ficarmos algumas horas a frente no quadro de medalhas de uma ilhazinha que é do tamanho do Rio de Janeiro e que nem sabe o que é democracia. Ainda nos "países-ilhas", a Coréia do Sul forma mais doutores que nós. Para cada 100 Mil habitantes, a Coréia faz 20 doutores, enquanto no Lula´s Land, temos apenas 4 para cada 100 mil.

Nem em corrupção somos os primeiros. Mas ainda nos resta a dengue. Corrupção, saúde e educação, temas muito batidos em ano de eleição. Fala-se, promete-se e nada de cumprir. O que me espanta é sempre ter politicos não preparados falando na telinha e eleitores infuenciados por 1 par de conga votando nesses engodos de gravata.

Mas, veio o tão adorado Lula. E a política da educação caminhou pouco, mas caminhou. Destaco a política do Prouni. Mas, caros Pavunenses, pensemos. Estima-se que 2% da população brasileira está na universidade. Logo, quando se formam, não há trabalho para todos esses. Ou seja, ao aumentar esse percentual, em breve teremos muitos letrados desempregados. Uma população de nível superior sem emprego. Além disso, haverá uma deflação salarial, pois com muita mão-de-obra e pouca oferta, as empresas diminuirão os salários para "atender" a demanda.

Solução. Vamos investir em cursos profissionalizantes ou técnicos, pois haverá sempre um campo fértil para esse tipo de trabalhador. Investir em concursos públicos. Hoje no Jornal Nacional falou-se dos atrasos na entrega de cartas dos Correios, obviamente há falta de profissionais, pois então, coloque pessoas para trabalhar nessa área, por exemplo.

Diversificar e ampliar horizontes é o caminho. Mostrar que não apenas a faculdade é a solução, podemos fazer técnicos também. E mostrar àqueles que só faculdade não é o fim dos problemas, que deve crescer. Investir em doutores e mestres investindo de verdade. Investir de verdade e certo não é dar qualquer merrequinha de R$50, é mostrar a essas famílias e crianças que esses 50 se multiplicam e os formam cidadãos melhores. Tão bons que podem ser até governantes, mas se não chegarem até lá, nos ajudarão a não eleger quem não deve.

Nenhum comentário: