domingo, 21 de março de 2010

O Ovo Pagão


A Páscoa está chegando. Crianças sedentas por chocolate e as marcas com produção em alta escala para dar conta da demanda. É um ótimo momento para se lucrar. Nas datas comerciais, a páscoa é a segunda ( ou até terceira em alguns segmentos que usam o verão como promoção sazional) do ano, a primeira é o carnaval. Mas, o que antes era uma festa sagrada, atualmente torna-se em um grande e lucrativo mercado pagão.

O Gospel Marketing ainda é pouco trabalhado. Aliás, amadores trabalham com isso. Pessoas que não entendem nada de marketing, ou entendem muito e pouco se entende do consumidor. Hoje vi no canal Management TV o programa "On Management Marketing", e o CEO da Apple disse algo interessante, "Quando você quer conhecer o hábito de um leão de caça, você não vai ao zoológico, você vai à selva. O mesmo se vale ao consumidor, se quiser conhecê-lo, deve estar perto dele". Mas, vejo que hoje os "marqueteiros" gospel, apenas querem lucrar esquecendo da essência do evangelho.

Um exemplo desse esquecimento é que para a Páscoa 2010 foi lançado um ovo de pácoa da marca ismilinguido. Mas se a páscoa é algo cristão, onde se espera que nada tenha a ver com ovos de chocolate, por que uma marca gospel lança um produto no "mercado pagão" ? Aonde está o verdadeiro sentido da páscoa para os cristãos?

Apenas digo que antes de criar um novo produto ou serviço, deve se ter uma longa pesquisa de mercado e alguns detalhes não podem ser esquecidos. Essas pesquisas irão dizer se o público vai aceitar ou não aquele novo bem que se chega ao mercado. Além disso, os fatores culturais devem ser bem trabalhados, e nesse caso, seriam reprovados.

Enfim, é uma pena que o meio gospel está se tornando um mercado. E, infelizmente, querem fazer de Cristo um produto. Se estão certos ou errados, só Deus irá dizer. Mas, os "marqueteiros" (diferentes de Marketistas) estão perdendo o foco e a essência. Faltam pesquisas e estudos sobre esse nicho de mercado, ainda falta caminhar muito para desvendar seriamente esse meio. Menos mau assim, pois se já fazem besteira conhecendo pouco, quando conhecerem então, farão merdas maiores.

Nenhum comentário: