sexta-feira, 12 de março de 2010

Gabinete de Crise (Parte 3-Final)


Após tudo feito e resolvido, é aconselhável que busque maneiras de motivar esses colaboradores a fim de, entre outros muitos motivos, que greves não se repitam, muito menos quebra-quebra. Uma dessas maneiras, creio que a mais eficaz, é o endomarketing.

Endomarketing é a melhor maneira de se atender a uma demanda de necessidades dentro de uma corporação e tem como objetivo melhorar a produção desses empregados.Diferentemente do marketing, o endomarketing não almeja a alegria ou satisfação dos seus empregados (também, não se busca a infelicidade deles) apenas visa uma melhor produção e uma melhor condição de trabalho. Um clima agradável, boas condições de trabalho, além de benefícios são alguns exemplos simples que se encaixam dentro de uma filosofia ou estratégias de endomarketing.

Eu elaborei um fluxograma simples que denominei "Fluxo de Necessidade". É simples, comece buscando encontrar as necessidades dos colaboradores. Com entrevistas e pesquisas simples (podem ser pesquisas de opinião qualitativa ou quantitativa), encontra-se tudo aquilo que o colaborador deseja. Após isso estuda-se a viabilidade daquela necessidade. Busque saber se ela é conveniente com o trabalho exigido ou apenas um mero capricho. Para tal, tenha uma visão que vá além do ambiente laboral, olhe para o colaborador como humano e não máquina. Atestando a viabilidade, busque solucionar a necessidade. Coloque em prática ações que vão por um fim nas necessidades do trabalhador, essa fase se chama ação. Após isso, faça uma análise de como os objetivos foram alcançados e se há alguma necessidade nova. Além de analisar se tudo que fora requerido está sendo solucionado da melhor maneira. O fluxograma segue abaixo.

NECESSIDADE-->VIABILIDADE-->AÇÃO-->ANÁLISE DE RESULTADOS-->NECESSIDADE

(Na verdade esse fluxograma pode ser feito em círculo)

Lembra quando disse para destacar os líderes dos grevistas? Pois bem. Ao elaborar um plano de endomarketing, eles ganham destaque pois serão vistos como formadores de opinião. Assim, muitas propostas e campanhas podem ser trabalhadas de acordo com a adesão do público. E uma boa análise antecipada é a aprovação desses formadores de opinião. Além do mais, quando detectados, uma greve pode ser resolvida com mais facilidade. Além disso, esses líderes devem ser sempre "vigiados" e um bom relacionamento deve ser traçado para se evitar novos problemas.

Achou fácil? Difícil? Lembre-se que para cada empresa há uma estratégia diferente. Assim, nem sempre a idéia, política institucional ou estratégias de outras empresas irão funcionar na sua. Então, cuidado com os Benchmarketing, aprecie-os com parcimônia e com a ajuda de um profissional da área.

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