terça-feira, 25 de maio de 2010

Um Tapinha não Dói


Época de eleições é sempre a mesma coisa, os candidatos buscam mostrar serviço de qualquer maneira. E desse embalo, a deputada Maria do Rosário (PT-RS), pensou em uma estratégia. Propôs uma lei que proíbe as palmadas de pais em seus pupilos.

Maria do Rosário é pedagoga e foi deputada pela primeira vez em 2003. Antes, fora vereadora de 1993 à 1996. Antes, tinha sido deputada estadual, lá em 1998. Sua eleição obteve um bom número de votos, mais de 77 mil, a segunda mais votada naquele ano para deputada estadual. Tentou se eleger prefeita de Porto Alegre, pois deu com os burros n' àgua. Perdeu no segundo turno.

Então, 2010 vem e a mesma surge com uma carta na manga. "Vamos proibir as palmadas". A revolta da palmada 100 anos depois da revlta da chibata. Agora, nossos pequenos sob comando da tia Maria sonham com a liberdade sem limites. Os pais agora, serão omissos perante lei. Nada de tapinhas, palmadas ou castigos, façam o que quiserem, crianças.

Muitos de nós levamos algumas palmadas quando crianças. E nos revoltamos contra nossos patriarcas? Sabemos que a palmada assusta muito mais que dói. Não sou a favor do espancamento, ageressões baratas e nem torturas com crianças, ou qualquer outro ser vivo. Mas uma palmada educa, um catigo impõe limites e uma bronca nos coloca no prumo quando crianças.

A pena para pais que fizerem tal agressão, quiçá tentativa de homicídio, terão que fazer terapias com psicólogos e psiquiatras. E quando as crianças crescerem e se tornarem indeliquentes ou vândalos o Estado dará apoio psicológico a eles? De quem será a culpa? Com certeza, o Estado dará um tratamento nada "politicamente humanizado" aos futuros "sem-limites".

Ainda não tenho filhos, mas quero muito ter. Não hesitarei, se e quando necessário dar palmadas e castigos. Prefiro dar um tapinha na criança para mostrar o seu erro, que no futuro um policial esbofetear a sua cara após cometer um delito. Deixo uma questão no ar, se a lei for aprovada, quando nossos filhos começarem a fazer coisas erradas, o que fazer? Chamar a Super Nanny? E quando elas baterem nos pais, levaremos-as a polícia? Acho melhor colocá-las de castigo 1 semana na casa da tia Maria do Rosário.

Nenhum comentário: