sexta-feira, 21 de maio de 2010

O que o BOPE Deveria ter Feito


Uma morte que chocou a opinião pública. Hélio Barreira Ribeiro, foi morto com um tiro de fuzil ao ser confundido por um traficante armado no complexo do Andaraí. Na verdade o rapaz estava com uma furadeira. A polícia não está preparada para lidar com a opinião pública.


Ao colocar um policial despreparado para ser relações públicas, a Polícia já pode esperar enrolos. O Capitão responsável por dar esclarecimentos à população e à imprensa se enrola muito. Natural, pois ele é um policial e não um profissional qualificado para tal trabalho. Abaixo, segue uma sugestão de nota para imprensa ou discurso para um bom porta-voz do estado.


"A Polícia Militar do Rio de Janeiro, em especial o BOPE, lamenta a morte do senhor Hélio Barreira Ribeiro. Não temos dúvidas que era um cidadão honrado, pai de família e trabalhador.


O Bope treina à exaustão para proteger a população carioca dos infortúnios provocados por meliantes. Na verdade, a função da polícia não é correr atrás de bandidos e nem prendê-los, isso é o resultado da real ordem de serviço de nós, policiais, que é assegurar a vida de cada cidadão.


Por estarmos certos de nosso dever, fomos ao complexo do Andaraí atender aos chamados de moradores locais a respeito da presença de traficantes na localidade. Assim, fomos prontamente atender aos apelos de segurança de cidadãos de bem.


Contudo, a Polícia Militar do Rio de Janeiro jamais deseja ferir nosso bem maior, que é você, cidadão. Todos lamentamos a morte do senhor Hélio. Mas, não descansaremos enquanto não tirarmos das ruas os verdadeirosculpados por essa tragédia, traficantes covardes que promovem badernas e assombram famílias nas redondezas do complexo do Andaraí, e em quaisquer loalidades do Rio de Janeiro.


O Bope é seu. Lutaremos juntos em favor de nossas famílias. Queremos a paz estampada nos sorrisos e no olhar de nossas crianças."


O discurso é simples e direto. Deve ser dito para a imprensa e para os cariocas. Não se deve buscar a culpa da polícia e nem do cidadão morto, que foi negligente. Coloque a culpa nos bandidos. Faça a população pensar sobre a possibilidade da polícia estar fazendo o trabalho dela, lutando contra o mal. Fça do BOPE um super-herói, aquilo que a população deposita confiança.


Mas o Estado precisa preparar melhor esse profissionais, para em caso como este saber lidar com imprensa e opinião pública. Mas sem desespero, logo vai sair o Tropa de Elite 2, e o BOPE será novamente exaltado. Quanto ao capitão "relações públicas", tire essa farda por que você não é caveira, você é moleque!

Nenhum comentário: