quarta-feira, 5 de maio de 2010

Valorizando o seu Funcionário


Cresce o êxodo entre empresas do ramo offshore e onshore. Com licitações que duram meses, e até anos, muitos funcionários migram de um lugar para outro. Esse número é maior entre técnicos e operacionais, e alguns que são pejorativamente chamados de "peões". Mas esse êxodo traz muitos problemas na operação e produção das empresas.

Muitos mudam por um salário melhor. Às vezes, esse salário não é significativamente maior, mesmo assim, o colaborador migra sem cerimônias. Em alguns casos são benefícios e até horário de trabalho. Ou seja, o motivo pode ser mínimo para um colaborador sair de uma empresa e se mudar para outra.

O principal de tudo isso pode ser a falta de motivação para permancer na empresa. Essa motivação pode ser o salário, é óbvio, porém outros benefícios podem servir de meios para a permanencia do funcionário. Além, é claro, da busca do bem estar e qualidade de vida do empregado. Buscar dar segurança, conforto e benefícios que impliquem em sua longa estadia na empresa, pode ajudar um trabalhador e dar mais de si para o crescimento da empresa.

É muito melhor quando um funcionário permanece na empresa por um longo tempo. Isso cria uma regularidade na produção e a empresa sabe o que cobrar, como cobrar e o que terá de retorno em cada produção. Quando há uma alta rotatividade de funcionários dentro da corporação, isso poderá afetar na qualidade, e em alguns casos na quantidade, da produção.

Na construção de indústrias e o pólo petroquímico em Itaguaí, a solução encontrada foi, ao sair de uma empresa um funcionário só pode retornar em qualquer canteiro dentro da obra após 3 meses fora do local. Isso é péssimo. Pois um funcionário estando 3 meses longe desse polo, pode afetar na qualidade de produção e será muito tempo parado. Assim, é como um atleta parado por muito tempo, ele perde o rítimo. É o mesmo que ocorre com um colaborador muito tempo parado.

Investir no bem estar, qualidade de vida e outras ações de endomarketing é buscar motivar o colaborador e fazer com que o mesmo permaneça por mais tempo na empresa. Alguns autores chamam os colaboradores de clientes internos, que é uma boa nomenclatura, pois assim vamos respeita-los como clientes e valorizá-los como pessoas. Investir no colaborador é mais seguro, pois assim se conseguirá uma produção linear.

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