quarta-feira, 24 de março de 2010

O Poder do Endomarketing


Nos últimos anos (e atualmente) o grande BOOM da comunicação e Administração é o Marketing. Conquistar clientes e mantê-los, interagir entre os mercados, encontrar novos nichos e consolidar a marca, são alguns de muitos objetivos do marketing. Já li tanto sobre marketing na minha faculdade de comunicação. Até penso fazer MBA na área. Mas vejo o marketing hoje vislumbrando o futuro. E, pode anotar, no futuro o BOOM será o tal do endomarketing.

Olhar para dentro e encontrar melhores produções. Vão começar a ver que um bom produto e uma boa posição da marca começa pelo que se há dentro das fábricas e companhias. Começarão a valorizar os seus funcionários tal qual se valoriza o cliente. Talvez, a partir disso verão que nem sempre o cliente tem razão.

Para um bom departamento de endomarketing funcionar, deve haver a interação de comunicação, psicologia (gestão de pessoas) e serviço social. Pois se entenderá o comportamento humano como indivíduo, sociedade (grupo) e principalmente como extensão de trabalho (família). Vão valorizar o colaborador mesmo que tardemente.

Em breve, começarão faculdades a falar nisso e criarão muitos cursos para tal assunto. Isso é muito bom, pois o funcionário precisa de cuidados para uma melhora em sua produção e assim a empresa ter uma boa mão-de-obra por muito tempo. Isso trará confiança no relacionamento empresa-empregado. Isso evita greves, paralisações e a qualidade do produto fica superior.

Não sou nenhum guru ou vidente, mas é fato que isso vai acontecer. Aos poucos, no Brasil e no Mundo, começam a ver o trabalhador como parte da empresa. Uma parte não mecânica e com sentimentos a serem administrados. Uma extensão que pode falhar, pois errar é humano, mas possuí inteligencia superior a qualquer computador. Quer conquistar clientes? Conquiste o que há de melhor dentro da sua empresa antes, e verá como seu produto vai ganhar qualidade.

Panorama da Educação Brasileira


Um dia desses discutia sobre se é certo ou não o bolsa família. A opinião de muitos é que o dinheiro é mal aplicado , e pior, acaba virando um vício, pois muitas mães não param de engravidar para ter um filho-matéria-prima. Mas será que essa grana, mesma que pouca, não seria um incentivo para famílias pobres terem para quem sabe um dia formar um pequeno na faculdade? A discussão foi longa.

Sinceramente estou cansado de ver o Brasil sempre atrás de outros países. Você se lembra do Pan de 2007? Comemoramos quando no quadro de medalhas passamos Cuba (!). Sim, fizemos festa por ficarmos algumas horas a frente no quadro de medalhas de uma ilhazinha que é do tamanho do Rio de Janeiro e que nem sabe o que é democracia. Ainda nos "países-ilhas", a Coréia do Sul forma mais doutores que nós. Para cada 100 Mil habitantes, a Coréia faz 20 doutores, enquanto no Lula´s Land, temos apenas 4 para cada 100 mil.

Nem em corrupção somos os primeiros. Mas ainda nos resta a dengue. Corrupção, saúde e educação, temas muito batidos em ano de eleição. Fala-se, promete-se e nada de cumprir. O que me espanta é sempre ter politicos não preparados falando na telinha e eleitores infuenciados por 1 par de conga votando nesses engodos de gravata.

Mas, veio o tão adorado Lula. E a política da educação caminhou pouco, mas caminhou. Destaco a política do Prouni. Mas, caros Pavunenses, pensemos. Estima-se que 2% da população brasileira está na universidade. Logo, quando se formam, não há trabalho para todos esses. Ou seja, ao aumentar esse percentual, em breve teremos muitos letrados desempregados. Uma população de nível superior sem emprego. Além disso, haverá uma deflação salarial, pois com muita mão-de-obra e pouca oferta, as empresas diminuirão os salários para "atender" a demanda.

Solução. Vamos investir em cursos profissionalizantes ou técnicos, pois haverá sempre um campo fértil para esse tipo de trabalhador. Investir em concursos públicos. Hoje no Jornal Nacional falou-se dos atrasos na entrega de cartas dos Correios, obviamente há falta de profissionais, pois então, coloque pessoas para trabalhar nessa área, por exemplo.

Diversificar e ampliar horizontes é o caminho. Mostrar que não apenas a faculdade é a solução, podemos fazer técnicos também. E mostrar àqueles que só faculdade não é o fim dos problemas, que deve crescer. Investir em doutores e mestres investindo de verdade. Investir de verdade e certo não é dar qualquer merrequinha de R$50, é mostrar a essas famílias e crianças que esses 50 se multiplicam e os formam cidadãos melhores. Tão bons que podem ser até governantes, mas se não chegarem até lá, nos ajudarão a não eleger quem não deve.

domingo, 21 de março de 2010

O Ovo Pagão


A Páscoa está chegando. Crianças sedentas por chocolate e as marcas com produção em alta escala para dar conta da demanda. É um ótimo momento para se lucrar. Nas datas comerciais, a páscoa é a segunda ( ou até terceira em alguns segmentos que usam o verão como promoção sazional) do ano, a primeira é o carnaval. Mas, o que antes era uma festa sagrada, atualmente torna-se em um grande e lucrativo mercado pagão.

O Gospel Marketing ainda é pouco trabalhado. Aliás, amadores trabalham com isso. Pessoas que não entendem nada de marketing, ou entendem muito e pouco se entende do consumidor. Hoje vi no canal Management TV o programa "On Management Marketing", e o CEO da Apple disse algo interessante, "Quando você quer conhecer o hábito de um leão de caça, você não vai ao zoológico, você vai à selva. O mesmo se vale ao consumidor, se quiser conhecê-lo, deve estar perto dele". Mas, vejo que hoje os "marqueteiros" gospel, apenas querem lucrar esquecendo da essência do evangelho.

Um exemplo desse esquecimento é que para a Páscoa 2010 foi lançado um ovo de pácoa da marca ismilinguido. Mas se a páscoa é algo cristão, onde se espera que nada tenha a ver com ovos de chocolate, por que uma marca gospel lança um produto no "mercado pagão" ? Aonde está o verdadeiro sentido da páscoa para os cristãos?

Apenas digo que antes de criar um novo produto ou serviço, deve se ter uma longa pesquisa de mercado e alguns detalhes não podem ser esquecidos. Essas pesquisas irão dizer se o público vai aceitar ou não aquele novo bem que se chega ao mercado. Além disso, os fatores culturais devem ser bem trabalhados, e nesse caso, seriam reprovados.

Enfim, é uma pena que o meio gospel está se tornando um mercado. E, infelizmente, querem fazer de Cristo um produto. Se estão certos ou errados, só Deus irá dizer. Mas, os "marqueteiros" (diferentes de Marketistas) estão perdendo o foco e a essência. Faltam pesquisas e estudos sobre esse nicho de mercado, ainda falta caminhar muito para desvendar seriamente esse meio. Menos mau assim, pois se já fazem besteira conhecendo pouco, quando conhecerem então, farão merdas maiores.

Design de Loja


O design de loja é responsável por fazer o consumidor permanecer o tempo necessário ( o máximo possível) dentro da loja e consumir tudo aquilo que busca no local. Hoje quero destacar a loja da Sony no Barra Shopping. É um excelente exemplo de sofisticação e tecnologia em um só lugar.

A loja se localiza no Barra Shopping, no Rio de Janeiro. Na entrada já pode se perceber a dimensão da marca Sony. Com seus laptops e netbooks modernos, além de diversas câmeras e, claro, o poderoso PS3. O detalhe perceptível, todos os produtos estão ligados e a disposição do consumidor para manusear, isso facilita o consumidor a saber como funciona (em caso de dúvidas um funcionários próximo responde) e o produto ganha proximidade com o cliente.

Além disso, a loja possuí um amplo estoque de assessórios, que vão desde cabo USBs à lentes para câmeras fotográficas. Assim, qualquer assessório perdido ou que possa retocar e incrementar o produto, pode ser encontrado ali. Além disso, há uma ótima assistência técnica que traz confiabilidade e conveniência ao cliente.

O que mais me chamou atenção foram, uma maquete que simula uma cidade, para você tirar fotos e logo ver o resultado, uma divulgação de um celular da Sony, que possuí TV Digital, para isso, os designers fizeram um celular gigante com uma tv d lcd no meio. E o mais incrível, uma sala de TV dentro da loja, onde os clientes experimentavam um Home Theater e a TV de LCD da marca. Simplesmente incrível.

Esse é apenas um exemplo de um bom design de loja. Algo que se torna atrativo para o cliente, além de confortável e sofisticado. Mesmo que se entre apenas para ver os produtos, você entra numa esfera denominada Sony Style. Com certeza, a climatização combinada com a ótima exposição dos produtos vai resultar em boas vendas.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Um Problema chamado Comunicação


Vamos fazer um exercício de memória. Veja quantas vezes você já viu (ou ouviu) falar em uma greve. Quando foi a última? Agora, nesse mesmo embalo, tente se lembrar quando foi a última vez que você viu um boicote de clientes insatisfeitos em relação a alguma marca. Ficou difícil, não é? Pois é, porque será que é tão comum de se ver greves de trabalhadores e não tão comum se ver boicotes a marcas e produtos?

Quando uma marca busca "aparecer" no mercado, primeiro ela se posiciona em relação ao mercado e depois busca uma estratégia de comunicação e marketing. Ou seja, a empresa busca esforços de comunicação para melhor se entender com seus clientes e buscar crescimento da marca e aumento nas vendas. Nesse caso, o cliente vem em primeiro lugar, buscando a satisfação do mesmo.

Pois bem, por tanto buscar a tal satisfação do cliente, empresas não valorizam a sua força de trabalho. Claro que o cliente é aquele que gera lucros pra empresa, porém a qualidade de um bom serviço prestado ao seu cliente parte de dentro da empresa. Então, da mesma forma que as empresas buscam um bom relacionamento com seus clientes, devem buscar a motivação para um bom desenvolvimento e produção do trabalhando em relação aos colaboradores.

Na verdade, até os trabalhadores indiretos não devem ficar excluídos de uma boa estratégia de endomarketing. Mas esforço de endomarketing para aqueles que não pertecem a empresa? SIM! Pois esses trabalhadores indiretos às vezes fazem serviços importantes para a sua empresa. Exemplo, aquela senhora que vende guloseimas aos seus trabalhadores na hora do almoço. Ou até mesmo um serviço de vans que levam clientes para o seu estabelecimento, todos eles são trabalhadores indiretos e se não cuidados, podem trazer prejuizos significativos a sua empresa.

Enfim, isso é um papo de horas e aqui é um blog, a linguagem pra internet é rápida. Então, respondendo a pergunta do primeiro parágrafo, as constantes greves e os raros boicotes, se deve ao fato de os canais de comunicação empresa-clientes serem bem trabalhados e estreitos. Assim, tudo que gira em torno de comunicação com clientes (Marketing, publicidade, preço, design...) Por outro lado, as empresas não fazem uma boa comunicação interna, organizacional, ou um simples endomarketing. Então, a falta de comunicação pode gerar conflitos, insatisfações e até greves.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Cabral e os Royalties


Que foi algo absurdo essa emenda criada por um deputadozinho (acusado do escândalo do anões do orçamento) de prejudicar alguns estados do Sudeste, isso ninguém tem dúvida. Porém, foi algo extraordinário para o senhor Sérgio Cabral. Tudo isso caiu como uma luva para a possível reeleição de Cabral.

O governo de Cabral não foi o dos piores. Acredito, que o seu maior acerto foi a indicação de Beltrame para secretaria de segurança pública. Mas, ele agora teve uma cartada de mestre. Após "trazer" os jogos olímpicos para o Rio de Janeiro e defender jogos importantes na Copa, Cabral vem como herói do povo carioca contra um ex-anão do orçamento. Um vilão que vem roubar dos pobres aquilo lhes é pouco.

Suspeita-se que Lula seria a favor da lei. Pois, a sua política de ação social desde 2003, prova que os benefícios para pequenos municípios viriam em boa hora. Mas, se levantar a bandeira a favor dessa lei, Lula poderia perder um bom eleitorado para a sua sucessora, Dilma. Não seria um bom negócio para a sua política.

Possivelmente, essa lei não vai para frente. No mínimo será engavetada, mas é bem possível, após a imprensa fazer força e manifestantes de todo Estado também, que essa lei não vai para frente, assim não sendo aprovada. Ótimo para nós, cariocas e muito melhor para Cabral. Viva, nosso herói. Vida longa ao rei! Agora, Cabral, é só administrar, pois sua popularidade vai às alturas e será fácil se reeleger. Quem sabe você não vem como presidente em 2014? Que Deus nos livre.

terça-feira, 16 de março de 2010

Deus perdoa, Adriano


Domingo foi Vasco x Flamengo no Maraca. Já até esperava a derrota, e torcia para que não fosse de muito. Por sorte, levamos apenas 1 gol, mas, perdemos 2 pênaltis. Imaginei a derrota pois o Vasco não vive um momento de êxtase, principalmente pelo Dodô. Mas isso é outro assunto e para outro dia. Vamos falar hoje sobre a tal camisa do Adriano. "Que Deus perdoe essas pessoas ruins".

Ninguém sabe ao certo de que o Adriano falava naquela tal camisa. Após tantos fatos ocorridos, confusões e um drama (comédia) na vida privada, Adriano marca em um clássico e comemora com a tal camisa. Mas eu sou do tempo em que se falava "Não atire pedras no telhado do vizinho, se o seu for de vidro", mas isso era dito na Pavuna e Adriano não caminhava por lá.

Mas subitamente, Adriano de craque, artilheiro, beberrão, pela saco (ops!)... se tornou líder espiritual. E falando de Deus em seus gols. Mas é uma pena que Pr. (ou Padre ou Pai de Santo) Adriano, apenas encontrou uma brechina na lei (bíblia) para expor os seus pensamentos.

Pois é Adriano, The Pavuna Times além de cultura inútil, também entende do livro mais lido no planeta. Vamos lá. Abre aí em Efésios 5.18. O que encontramos? "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;" Ou seja, Deus também não se alegra quando se enche a cara.

Continue em Efésios, Adriano. Mas vá para 5.33. E o que diz lá? "Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido." Pois é, Adrianinho, esposa fazer barraco em baile de favela e envergonhar o marido, Deus não se Agrada. Pior ainda, quando o esposo deixa a esposa ser amarrada na árvore.

Poderíamos ficar aqui citando muitos outros textos, mas acho que esses já são ideais. Antes de apontar para o outro, temos que ver quem somos. Todo jogador deve servir de exemplo, além de serem formadores de opinião, assim, cuidado ao cometer erros e ser covarde de não assumi-los. "Que Deus perdoe essas pessoas ruins" ? É, Adriano. Ele perdoa. Perdoou até você.

domingo, 14 de março de 2010

Troféu Terezinha, Melhores de 2009


Muito bem, tivemos os Piores de 2009 (Troféu Village). Hoje, em uma tarde de gala, teremos os melhores de 2009. Como vocês verão, o prêmio sai para ícones não tão badalados e que passam por critérios rigorosos. Com vocês, os vencedores do Troféu Terezinha 2009:

Melhor Programa de Auditório: Programa do Jô / CQC

Melhor Programa de Entrevistas: Estrelas

Melhor Programa de Sábado: Caldeirão do Huck

Melhor Programa Infantil: TV Globinho

Melhor Programa de Variedades: Domingo Espetacular

Melhor Programa Esportivo: Globo Esporte

Melhor Programa Jornalístico: Jornal Nacional

Melhor Programa Humorístico: CQC

Melhor Programa de Jornalismo (Categoria Regional): Balanço Geral - RJ

Melhor Jornalista: Fátima Bernardes

Melhor Jornalista Esportiva: Glenda kozlowski

Melhor Apresentador: Marcelo Tas

Melhor Apresentadora: Glenda kozlowski

Melhor Cantora: Cláudia Leitte

Melhor Cantor: Fernando Anitelli ( O Teatro Mágico)


Melhor Banda: O Teatro Mágico

Melhor Ator: Pedro Cardoso ( A Grande Família)

Melhor Atriz: Arlete Salles ( Toma lá dá cá)

Melhor Minisérie: Maysa

Melhor Novela: Caras e Bocas



sexta-feira, 12 de março de 2010

Leiam mais o The Pavuna Times


Os diretores da CSA Siderurgica do Atlântico (Empreendimento ligado a alemã ThyssenKrupp) não visitam o The Pavuna Times (Que prepotência a minha!). A prova disso é uma paralisação geral desde segunda-feira na empresa. Pasmem! Estamos desde segunda (hoje sexta) sem nenhuma atividade na empresa, por conta de uma greve.

Se os engravatados de lá viessem navegar por terras pavunenses, encontrariam soluções para esse problema. Há alguns dias eu venho postando o que fazer em caso de greve em empresas. É só dar uma conferida abaixo nas 3 partes do Gabinete de Crise. Maneiras simples de se resolver um problema antigo. Se resolve ou não? Bem, não custa nada tentar. Garanto que não duraria tanto uma paralisação e além disso não teria tanto quebra-quebra.

Caros futuros engenheiros, técnicos de segurança, médicos do trabalho e também aqueles que vão trabalhar com endomarketing. Sabe como são feitas as greves nesses locais? Se quebrando tudo. E aqueles que não aderirem a greve, são gravemente feridos, isso se não forem mortos. A empresa Enesa (que presta serviços na Siderurgica) teve o vestiário e dormitórios quebrados, além de um funcionário estar gravemente ferido após ser jogado (disse jogado e não queda) do andaime.

Primeiramente, futuros colaboradores deste ambiente laboral, respeite o trabalhador. Tome cuidado ao chamar um trabalhador de peão. Ele não tem o mesmo nível intelectual e muito menos não sentou em uma cadeira de universidade, mesmo assim merece respeito e condições humanas de trabalho. Quando os colocar em um ambiente ruim de trabalho, pode ter certeza, um dia isso pode se voltar contra você em caso de uma greve.

Aos trabalhadores. Não adianta quebrar vestiários, dormitórios e ônibus. Tudo isso é para benefício de vocês próprios. Ao quebrar isso, você não estará ferindo a alta cúpula ou seus chefes, estão destruindo bens que servem para conforto de vocês e para qualidade de um local de trabalho. Além disso, ao quebrar tudo e ferir um colega de trabalho, chama-se atenção de autoridades (como a polícia) que vai contra vocês. Nada dói mais em um presidente de grande empresa que o seu bolso, então paralise seu trabalho apenas, não destrua, pois além de perder seu emprego você corre sérios riscos de punições mais severas. Lembre-se que a sua família depende do seu trabalho.

A empresa, eu apenas digo que lamento total escuridão intelectual. Para que tantos engenheiros e profissionais gabaritados se não conseguem resolver uma greve? Uma greve dura no máximo 24 horas (em casos extremos 48h). Está se perdendo dinheiro e oportunidades por não ouvir aquilo que se tem como necessidade e pior, por não dialogar com eles. A escolha é de vocês, permanecer em paralisação total, ou civilizadamente conversar. Com tanta gente letrada, acho que conseguem resolver isso em breve. Se estiverem com alguma dificuldade, dê uma passada por aqui, pois o que não falta são idéias!

Ps.: A imagem acima é uma fto aérea da siderurgica. Localizada em Itaguaí no Rio de Janeiro.

By.: Herbert Salles

Gabinete de Crise (Parte 3-Final)


Após tudo feito e resolvido, é aconselhável que busque maneiras de motivar esses colaboradores a fim de, entre outros muitos motivos, que greves não se repitam, muito menos quebra-quebra. Uma dessas maneiras, creio que a mais eficaz, é o endomarketing.

Endomarketing é a melhor maneira de se atender a uma demanda de necessidades dentro de uma corporação e tem como objetivo melhorar a produção desses empregados.Diferentemente do marketing, o endomarketing não almeja a alegria ou satisfação dos seus empregados (também, não se busca a infelicidade deles) apenas visa uma melhor produção e uma melhor condição de trabalho. Um clima agradável, boas condições de trabalho, além de benefícios são alguns exemplos simples que se encaixam dentro de uma filosofia ou estratégias de endomarketing.

Eu elaborei um fluxograma simples que denominei "Fluxo de Necessidade". É simples, comece buscando encontrar as necessidades dos colaboradores. Com entrevistas e pesquisas simples (podem ser pesquisas de opinião qualitativa ou quantitativa), encontra-se tudo aquilo que o colaborador deseja. Após isso estuda-se a viabilidade daquela necessidade. Busque saber se ela é conveniente com o trabalho exigido ou apenas um mero capricho. Para tal, tenha uma visão que vá além do ambiente laboral, olhe para o colaborador como humano e não máquina. Atestando a viabilidade, busque solucionar a necessidade. Coloque em prática ações que vão por um fim nas necessidades do trabalhador, essa fase se chama ação. Após isso, faça uma análise de como os objetivos foram alcançados e se há alguma necessidade nova. Além de analisar se tudo que fora requerido está sendo solucionado da melhor maneira. O fluxograma segue abaixo.

NECESSIDADE-->VIABILIDADE-->AÇÃO-->ANÁLISE DE RESULTADOS-->NECESSIDADE

(Na verdade esse fluxograma pode ser feito em círculo)

Lembra quando disse para destacar os líderes dos grevistas? Pois bem. Ao elaborar um plano de endomarketing, eles ganham destaque pois serão vistos como formadores de opinião. Assim, muitas propostas e campanhas podem ser trabalhadas de acordo com a adesão do público. E uma boa análise antecipada é a aprovação desses formadores de opinião. Além do mais, quando detectados, uma greve pode ser resolvida com mais facilidade. Além disso, esses líderes devem ser sempre "vigiados" e um bom relacionamento deve ser traçado para se evitar novos problemas.

Achou fácil? Difícil? Lembre-se que para cada empresa há uma estratégia diferente. Assim, nem sempre a idéia, política institucional ou estratégias de outras empresas irão funcionar na sua. Então, cuidado com os Benchmarketing, aprecie-os com parcimônia e com a ajuda de um profissional da área.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Gabinete de Crise (Parte 2)


Muito bem, após uma reunião com os líderes (Após os ânimos mais calmos e ninguém armado, mantendo assim a paz e tranquilidade para se negociar), agora é assegurar que a imagem da empresa não será ofuscada. Para tal, evite a imprensa. Se a imprensa já sabe do assunto e veiculou o caso, disponibilize um porta-voz oficial para relatar tudo que ocorre dentro do caso. Esse porta-voz evitará desencontro de informações e ainda fará que boatos sobre o caso não ganhe força.

Mantenha um fncionário do gabinete (de preferência o responsável pela comunicação) junto com os grevistas. Assim, ele será o porta-voz da empresa com eles( pode ser o mesmo porta-voz da imprensa). Assim, ele manterá os colaboradores informados sobre como está o andamento do caso. Além disso, esse porta-voz analisará o comportamento de todos e manterá o gabinete informado, através de troca de informações com os empregados, sobre o assunto (greve).

Cabe ao gabinete estudar a viabilidade da necessidade. Após verificar qual era a necessidade dos colaboradores, cabe ao gabinete se reunir com todos os profissionais escolhidos e verificar a viabilidade de tudo que está sendo exigido. Verificar custos, mão-de-obra, termos legais e outros (além de possíveis prejuízos), estão na pauta da reunião que definirá o que será feito e como será feito a partir de agora e aplicá-las da melhor maneira após um breve estudo sobre o caso. Se não forem aceitas, as exigências, buscar novos acordos através de uma contra-proposta ou tomar outras providências jurídicas.

O mais importante é não perder o controle da situação. O gabinete deve interagir internamente a fim de não permitir excessos por parte dos colaboradores. A empresa deve manter sua posição de "matriarca" firme e não permitir que um grupo de trabalhadores venham sobrepor a marca ou a instituição. Ou seja, trace estratégias de segurança, mantenha próximo polícia, ambulâncias e bombeiros (em casos de vandalismos e agressões), mas não crie um ambiente de guerra ou repressão, isso pode piorar o caso. Seja maleável, ouça tudo que é pedido, e se for possível, atenda-os.

Em breve, a parte 3 (final) desse processo. Iremos verificar como esse prcoesso se encerra. Além disso, como, quando e onde entra o planejamento de endomarketing nesse caso. Além de como obter de melhor forma os resultados traçados previamente.

Gabinete de Crise (Parte 1)


Hoje vou falar de algo que está acontecendo agora na CSA no Pólo Petroquímico de Itaguaí, no Rio de Janeiro. Um grupo de trabalhadores reivindicam o aumento de seus salários em uma greve geral. Pior, o quebra-quebra está aberto e muitos "colaboradores" estão ameaçando outros funcionários e danificando materiais, equipamentos e veículos da empresa. Numa greve como esta, o que fazer?

Muito bem, primeiramente deve ser aberto um gabinete de crise, que será composto por integrantes de vários departamentos da empresa. Ideal será, o gabinete ser composto por no mínimo um representante de comunicação (Para ser responsável pela divulgação, negociação e relações públicas do fato), departamento jurídico (para analisar e viabilizar em termos jurídicos o que está sendo reinvidicado) e financeiro (para levantamento de custos). Outros departamentos podem ser convocados se houver necessidade, de acordo com a política de cada empresa.

Criado o gabinete, mãos a obra! Primeiramente, procure saber quais são as necessidades ou o que se pede pelos grevistas. Busque todas as informações e saiba por detalhes aquilo que está sendo requerido ou questionado. Procure saber quem são os líderes do movimento, assim, será mais fácil para encontrar uma boa fonte.

Após isso, trace um discurso e uma boa comunicação a fim de acalmar e conter excesso de ânimos por parte dos trabalhadores. Deve se conversar os acalmando. Conselho, o discurso (ou debate) exija que se desarmem. Mostre a eles que a empresa apenas tomará qualquer decisão, quando os grevistas se desarmarem. Além disso, exponha-os que eles serão os principais prejudicados em casos de vandalismo e agressões.

Após tranquilizados, mantenha o foco nos líderes. E comece uma negociação quanto a resolução do problema. Na negociação, apenas leve os líderes e os deixe falar. Lembre-se, os líderes devem ser no máximo 3. Assim, o gabinete de crise, no momento da reunião terá um número maior que os representantes dos trabalhadores, isso mostra-os que a empresa tem força, não vai recuar diante de nenhuma ameaça ou vandalismo. Um número maior de representantes da empresa, mostra que a empresa tem uma posição maior perante eles e pretende resolver o caso.

domingo, 7 de março de 2010

Mulher, mulher, mulher ...


Para mim, não deveria ter essa de dia internacional da mulher. Pois acho uma imbecilidade. É como criar um dia para servir de consolo para mulheres. Algo tão importante quanto o sexo feminino não deveria ter um dia, muito menos um ano, deve ser contemplano pela vida toda por nós homens. A mulher não faz diferença apenas em uma sociedade, talvez o planeta não seja pior graças a essa graciosidade.

Às vezes penso como seria se eu tivesse nascido mulher. Não seria ruim. Eu iria poder gerar uma vida, ser mais vaidoso, cuidar mais de mim, ser o alicerce de uma família, rir e chorar a hora que puder. Ser mulher é ter o poder de seduzir e o prazer de ser conquistada. É ser bela pelo o que ela é, pelo que Deus a presenteou. Eu não iria esquentar com celulites, estrias e gordurinhas, até por que mulher de verdade tem as suas imperfeições que as tornam deusas. E cá pra nós, homem que é homem não liga e nem vê isso.

Mas eu gosto das vaidosas, das cheirosas e das elegantes, pelo simples motivo que elas fazem tudo isso para nós. Colocam botox, silicone, fazem lipo usam cera quente, sofrem para ficar mais belas para os homens delas. Mas jamais tanta beleza irá ofuscar a alma de mãe, a base da família, a esposa fiel e a guerreira que existe em cada uma.

Mulher. Mãe. Aliás, mãe deveria ser profissão. Sim, pois aquela que rala o tempo todo, se importa com seu filho dando comida, dando banho, limpando a casa, trabalha, leva a criança na escola, busca depois. Dá conta de tudo isso e ainda é uma amante de primeira para seu esposo. Isso tudo sem salário, sem 13º e muito menos férias.

Mulher é aquela que se apaixona pelo ser mais esquisito e o acha um príncipe. O vê engordando, ficando careca, roncando e sendo rabugento, mesmo assim, o ama como a própria vida. Quando o marido chega bêbado em casa, ela cuida, dá banho e põe para dormir como se fosse seu filho. Ainda quando o machão da casa usa a razão o tempo todo, a mulher está ali dando aquele toque delicado e trazendo mais cor na vida daquele marido antiquadro. Aliás, vi em um filme a célebre frase "se o homem é a cabeça da casa, nós mulheres somos o pescoço", sim, são elas que nos apontam o caminho.

E depois de tudo isso temos a ingratidão e a cara-de-pau de dar um diazinho em todo ano para elas? Quanta maldade. Às nossas guerreiras, mulheres maravilha, mulheres gato, mães, avós, namoradas, esposas, filhas, enfim, todas vocês que tornam esse mundo mais bonito, muito obrigado por nos aturar e nos perdoe tanta ingratidão. Apesar de às vezes pensar como seria se eu fosse mulher, é muito bom mesmo ser homem, pois assim eu posso me encantar com você, mulher, todos os dias da minha vida.

By: Herbert Salles

sábado, 6 de março de 2010

Salvem o Corinthians!


Para quem gosta de futebol, sabe que a camisa do Corinthians está horrorosa. E para quem entende de Marketing esportivo, analisa a blusa como um erro. Lembra de como era (e alguns caso ainda é) os macacões de piloto de fórmula 1? Com muitos patrocinadores, logomarcas, enfim, muita informação para pouco espaço. Assim é a nova camisa do Timão.

Primeiro, o Corinthians é uma marca. Assim, nunca, jamais em tempo algum, um patrocinador ou jogador deve ganhar destaque maior que o seu clube. Quando se traça uma estratégia de marketing e busca de patrocínio, a marca (clube) não deve ser posta em segundo plano. O uniforme e o estádio são as principais vitrines do clube, onde o seu uso para fins publicitários deve ser usado com cautela.

O erro do Corinthians foi buscar patrocínio a fim de arrecadar dinheiro para jogadores caros, ao invés de usar os mesmos famosos para a expansão da marca Corinthians. Um clube pode fazer dinheiro sem patrocinador, um grande exemplo é o Barcelona. Mas, no Brasil isso ainda é uma idéia distante e arriscada.

Pois bem, o Corinthians conseguiu boas contratações. Nomes de peso chegaram. Agora é rever suas estratégias de Marketing e vislumbrar a expansão da marca com foco. O Corinthians deve ser maior que qualquer patrocinador e dinheiro se faz com estratégia e não com a descaracterização da maior vitrine do time, que é a sua camisa.

"Ô Adriano, tá me ouvindo?"


Essa semana foi muito boa. Um policial sequestra o outro dentro de uma delegacia e hoje me deparo com a notícia de nosso atacante da Seleção, Adriano. Adriano gosta de farra, bagunça, cerveja e mulher e o futebol é apenas um passatempo para quem deveria ter como profissão. Vejamos as peripécias de Adriano e analisemos no fim se merece ou não ir a Copa.

Adriano já teve um xilique e disse que não queria mais jogar futebol (?). Menos de um mês depois assina com o Flamengo. Mostra ser um homem de palavra e firme nas suas decisões. Disse depois que ali na Gávea encontrou a felicidade. Deve-se ao fato das suas regalias. Pode faltar quantos treinos quiser, jogar quando puder e ter o seu salário em dia. Suas desculpas já foram, diarréia, julgamentos, resolver sua situação na Inter, mas o seu caderninho ainda tem muitas desculpas a serem exploradas.

Adriano também está visivelmente fora de sua forma ideal, assumida pelo próprio jogador e comissão técnica. Mas isso não o impede de ir as noitadas cariocas. E foi por uma delas (na última sexta) que Adriano protagonizou um barraco em plena favela. Sua noiva, em um ataque de fúria, quebrou o carro de Adriano e de mais três jogadores do Flamengo. Resultado, Adriano não joga a próxima partida da Libertadores. Mas o salário continua em dia.

O nosso querido Dunga (o mais imbecil dos técnicos de futebol) disse com autoridade que 2010 não será a mesma coisa que em 2006 e que os jogadores chegarão com suas condições físicas em 100%. Além disso, apenas quem merece ir a Copa acompanhará a seleção. Mas como sabemos, o nosso mais preparado técnico se perde em suas escolhas. Ou seja, um bêbado, frequentador de bailes funk de favela, que não cumpre seus contratos, que falta treinos, que queima o pé em moto, que protagoniza quebra pau com a noiva, aquele mesmo que notoriamente está fora de seu peso ideal, esse merece ir a Copa. Porém, o 2 vezes melhor do mundo, que faz excelente campanha no Milan e depois de Leonardo coloca-lo no prumo, Ronaldinho Gaúcho não merece ir a Copa.

Mas, um técnico que convoca o fraco Josué, o sonhador Felipe Melo (pior jogador da Itália em 2009 e mesmo assim acha que é craque) e o horroroso Doni, não é surpresa convocar um bêbado para uma Copa do Mundo. Ainda não sei qual é a do Dunga, mas felizmente o seu reinado acaba após a Copa. Infelizmente, acaba após a derrota na Copa.

By: Herbert Salles

quinta-feira, 4 de março de 2010

Vamos brincar de Polícia e Ladrão?


Um fato me chamou a atenção hoje, aqui em terras pavunenses, um policial menteve como refém o seu chefe e para piorar, o manteve refém dentro da própria delegacia. O motivo? Possivelmente, insatisfeito com a sua escala de trabalho. Isso, um policial manteve o chefe de investigações refem por horas dentro da prórpa delegacia! Seria hilário se não fosse trágico. É a segunda revolta da chibata e melhor, na PAVUNA!

Lembra daquela história de hierarquia? No meu tempo havia chefe com autoridade. Aliás, tinha-se respeito (medo) de delegados e policiais. Hoje não, manda quem quer e obedece quem tem juízo. Se anteontem mataram um pai de famíla por causa de uma mísera janela, não me espanto se a própria polícia prende a polícia. E os bandidos? Ah... entre eles duvido que um aviãozinho prende o chefão.

Será essa revolta é a vingança dos bandidos e a festa dos policiais, ou vice-versa? Aliás, nessa brincadeira, quem é o bandido e quem é o policial? Faz o seguinte, coloque os dois na cela e fim de papo. Para que tantas viaturas, ambulâncias e até helicóptero, quem sequestrou o chefe da polícia não foi um policial? Então, relaxa por que ele está nas mãos de um profissional.

Eu fiquei imaginando, se um policial sequestra seu chefe (de polícia) dentro da delegacia, o que fazer pra resolver a situação? Chamar a Polícia? Então, acredito que o diálogo foi assim:

-Pacheco (Por que Pacheco é nome de Policial) Sequestraram o chefe de investigação!- Policial 1
-F... e agora?- Policial 2
-Sei lá, chama a polícia! - Policial 1

o.0

Melhor, Chame o Capitão Nascimento!

Ps.: O sequestro durou poucas horas. E o policial se entregou alegando que não queria ser tratado como bandido. Grandes coisas, lá em Brasilia eles têm cela com ar-condicionado, TV, visita íntima e até comida de restaurante. Mas ele preferiu ser tratado como policial.

segunda-feira, 1 de março de 2010

La vem o Chaves, Chaves, Chaves...


Não é novidade para ninguém que o Socialismo engessa qualquer progresso. E nem vem me dizer que a prova de que o Socialismo pode trazer resultados positivos é a China. A China é o país mais capitalista dentre os comunistas. Mas vamos focar, é o foco está nas empresas brasileiras.

A herença do socialismo no Brasil são os sindicatos. Governados por loucos e aproveitadores, os sindicatos tem como filosofia barata a defesa do trabalhador em determinada função filiada ao tal sindicato. Puro engodo, não percebe? Com o passar dos anos os socialistas encontraram o prazer que o dinheiro traz. Não vê Fidel? O povo pode viver na pobreza, mas ele goza seus últimos dias de vida em uma bela e confortável mansão.

O socialismo é burocrático e a burocracia é como um longo engarrafamento, demorado, cansativo mas aliementado com a idéia do "vamos chegar lá", o problema é esse "lá", pois nunca sabemos aonde chegaremos com tanta falta de agilidade. Um exemplo prático são as empresas estatais (exceto Petrobrás) que não vão a falência por que o Estado é forte e rico, capaz de suprir as falhas orçamentárias e buracos nos cofres públicos devido aos mamadores públicos.

Porém, nem a toda poderosa Petrobrás escapa de falhas. Hoje por exemplo, li que vai haver um novo concurso para a BR Distribuidora. Apenas 1 vaga para publicidade. Mas de que adianta, se a Mãe de todas as empresas brasileiras terceriza quase todo seu trabalho em comunicação. Para que mais um? Estranho, assustador, mas é a realidade. Muitos funcionários públicos ficam mamando nas estatais até estourarem suas panças e alegarem acidente de trabalho, acionando, assim, seus sindicatos.

Porcos socialistas que paralisam o avanço de nossas empresas. Não permitem que haja evolução nos pensamentos organizacionais e tecnológicos. Espero que desistam do poder. E quando digo poder e qualquer poder, desde a presidencia da República a gestão em empresas estatais. Não desejo um socialista nem como porteiro do meu condomínio. Sei lá, vai que ele me expulsa de casa, ocupa o meu terreno e me força a acreditar que o meu mundo seria melhor se fosse pintado de vermelho.

By: Herbert Salles

Igualdade? Racial?


Liguei a tevê um dia desses e me deparei com um velho debate, cotas raciais nas universidades. Dizem por aí, que isso é mais uma ação em apoio a igualdade racial. Mas, na igualdade há favorecimentos? Afinal, o que é igualdade no Brasil?

Tudo bem, os negros foram escravizados por anos. E com o passar do tempo, não foram devidamente adequados à soceidade, ou seja, temos praticamente uma dívida histórica a ser paga. Sim, vamos criar políticas sociais para igualar, ou pelo menos, diminuir o abismo que se denomina "desigualdade social" e econômica.

Porém, um grupinho aqui e acolá quer reverter, ou modificar, o sistema. Não é má idéia. O erro está em colocar uma supremacia racial em detrimento a outras. Em um país multiracial, nenhuma raça deve se sobrepor. É um nazismo ás avessas. Não se surpreenda, é isso mesmo, ou será que você esqueceu da tal busca pela raça ariana? Pelo menos lá na Alemanha não havia hipocrisia que por aqui reina. Vamos, tirem a máscara e digam em voz alta: Queremos o poder e nos vingar de tudo que vocês, porcos brancos, fizeram contra nós!

E a tal lei contra o racismo? Se eu chamo um negro de "preto", "macaco" ou outro xingamento ofensivo, vou preso e acusado de racista. E quando ocorre o contrário, como quando aquela vez que Netinho de Paula disse aos berros ao humorista do Pânico na TV "Aqui é festa de negão, Playboy aqui, não", é racismo? Não!

Mas o Brasil é um país dos avessos. É complicado entende. Vamos igualar as raças? Claro! Mas vamos pensar em não sobrepor a ninguém. E a respeito da lei de racismo, espero que a justiça brasileira cumpra o seu sinônimo e faça jus de seu dever (fazer justiça), mas pedir isso é exigir demais, né? Querer igualdade, então, é um pensamento utópico.

By: Herbert Salles