quinta-feira, 8 de julho de 2010

Flamengo, Sua Imagem e Semelhança


Um caso que ganha repercussão no Brasil, e em alguns veículos internacionais, é o do goleiro Bruno. Não é novidade para ninguém o que está acontecendo. Mas, o The Pavuna Times vem esclarecer algo sobre a imagem do clube neste caso tão conturbado. Afinal, o Flamengo se prejudica com toda essa confusão?

Não é de hoje que o Flamengo enfrenta problemas com seus atletas. Principalmente após Patrícia Amorim assumir a presidência, muitos casos de polícia ganharam destaque na imprensa. Vagner Love e Adriano trouxeram bastante dores de cabeça a diretoria rubro-negra.

Fato é, a imagem do Flamengo fica um tanto negativa para alguns, porém isso não afeta tanto o clube, pois os clientes (torcedores) não vão deixar de consumir produtos licenciados pelo clube, consequentemente, os investidores não pararão de depositar suas ricas cifras.

A paixão que envolve os adeptos de um clube é tamanha que nenhum atleta é maior que o próprio clube. Essa é a primeira regra de marketing que toda entidade deve possuir. Nenhum jogador pode ter destaque maior que a instituição, ou se colocar em risco a imagem de um time por conte de um atleta. Todo jogador é parte do clube, sendo associado como uma estrutura do clube.

O clube vai cancelar o contrato com o jogador pois o caso é grave e está levando o nome do Flamengo, e sua conduta não condiz com a política da entidade. Além disso, a sua força interna pode afetar outros jogadores. Assim, sua conduta pode desestabilizar todo o clima organizacional do clube e time.

Contudo, apesar de toda essa confusão ser algo lamentável e a imagem do Flamengo sendo vinculada a tal fato, a entidade não perde, em termos financeiros, nada com tudo isso. Porém, se casos como esse voltarem a se repetir, o clube perderá confiabilidade de investidores e a expansão da marca no Brasil e no mundo pode ficar comprometida, desestruturando todo um planejamento de comunicação. Ou seja, cuidado, Amorim.

Nenhum comentário: