sábado, 24 de julho de 2010

Record. Sonhando em ser a Globo


Sai ano, entra ano as emissoras de TV continuam a mesma coisa, fazem suas transmissões para massa. Com TV digital crescendo e a internet bombando com seus conteúdos, será que o fim da TV está próximo? Qual a alternativa para as TVs não sumirem do mapa?

Entedamos a intenet. É um meio fragmentado e segmentado e para usá-la, o usuário deve ter conhecimentos técnicos e não ser analfabeto. Ao contrário da TV, que é um meio de massa (na sua maioria) , não precisa de conhecimentos específicos e não precisa ser alfabetizado para consumir tal meio.Assim, as TVs que migram para internet podem não ter tanta aderência, mas é uma fácil alternativa.

Já as revistas e jornais, não migram para o meio pois o que sustenta os veículos impressos são os espaços publictários. Ao se colocar o mesmo conteúdo na internet, as revistas e jornais lucram menos com publicidade, pois a publicidade online é bem mais barata que a tradicional, gerando menos lucros para esse conteúdo.

O sucesso das TVs por assinatura se deve, justamente, por esses canais serem segmentados. Assim, se você quer esportes você assiste Sportv ou Espn. Se você quer séries você assiste Universal e filmes no Telecine. Cada público pode se identificar com seu canal específico, gerando espaço publictário vendido de maneira bem segmentado.

A solução para as TVs abertas está na segmentação de sua grade. As emissoras buscam segmentar por horário, mas para gerar mais lucros e audiência, devem buscar se diferenciar de outros canais. Investir em uma grade com séries, desenhos ou filmes pode ser a solução. Mas essa busca deve partir de uma pesquisa de mercado bem definida.

Esse é o recado para Record, SBT e até CNT. Ao invés de viver atrás da Globo, busquem alternativas para conquistar novos públicos e audiência, isso gera lucro. Infelizmente, Silvio Santos ainda vive no passado, quer criar conteúdo para todos e o Bispo Macedo quer ser um Roberto Marinho do século XXI. Se diferenciem, busquem se destacar pela originalidade e novos conteúdos, com certeza terão muitas verdinhas.

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