terça-feira, 20 de julho de 2010

A Tal da Vergonha Alheia


Há muito tempo falamos que publicidade mal planejada ( e muitas vezes até com uma boa estratégia) se torna puro awareness. Zapeando pelos canais de TV, vi a nova campanha da marca Dolly, para o dia dos pais. E fiquei sabendo de uma campanha na Rússia para promover uma praia. Os tais "criativos" colocaram um indefeso mamífero para voar em um pára-quedas. Nesse caldeirão publictário, falta bom senso.

Somos totalmente contra os maus tratos aos animais. É apelativo e de muito mau gosto usar um burro sendo puxado por uma lancha para promover uma praia. Um desrespeito a sociedade e uma tremenda falta de boas maneiras. O que nos impressiona é, como um cliente autoriza tal campanha? Ou seja, a marca é conivente com tal atitude.

Sobre a Dolly, a marca não tem uma boa imagem há tempos. Criou o tal Dollynho, uma mascote bem tosco para ajudar a divulgação da marca. Então, como tudo pode piorar nesta vida, eles criam um jingle para o dia dos pais. Algo fraco, de pouca criatividade e com uma música irritante ao fundo. E ainda esperam oferecer um refrigerante de baixa qualidade como presente para alguém que nos colocou no mundo.

Essas duas campanhas têm em comum a falta de bom senso e principalmente a falta de uma boa visão estratégica. Os autores Al Ries e Jack Trout, já diziam da necessidade em simplificar a mensagem da publicidade devido a saturação da sociedade em informações e ofertas. Assim, deve-se buscar uma mudança no foco da mensagem para melhorar a eficiência da comunicação.

Assim, voltamos a falar da tal interatividade, que facilitou muito a vida dos anunciantes e marcas, já falada há anos por Walter Clark. Pois, para se conseguir essa eficiência, o melhor caminho é buscar uma estratégia de posicionamento mais efetiva, se concentrando nas percepções dos clientes em potencial e não na tal realidade do produto anunciado. Em poucas palavras, anuncie de maneira correta e ideal para atender anseios dos seus clientes.

A publicidade não significa vendas e lucros astronômicos. Portanto, ao anunciar, crie uma boa estratégia pautada na relação produto x cliente. Use as melhores mídias e procure profissionais de bom senso e criatividade. Cuidado, pois uma publicidade mal feita pode trazer prejuízos bem maiores que se poderia imaginar. Viva a boa comunicação.

Ps.: awareness => Usamos esse termo no Marketing para determinar como um consumidor (ou um grupo) percebe uma marca ou produto. Tal conceito é muito aplicado em pesquisas de Top of Mind.

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