segunda-feira, 12 de julho de 2010

Trabalhadores Motivados = Boa Produção


A competente equipe do The Pavuna Times, busca estar bem informada sempre. Assim, na hora do almoço, corremos para frente da TV com a finalidade de assistir aos principais telejornais. No Jornal Hoje de hoje (estranho?) vimos que a qualidade e bem-estar de colaboradores pode aumentar em até 50% a produtividade da equipe. Enfim, alguém zelando pelos nossos trabalhadores.

Há uma teoria desenvolvida pelo Presidente das Organizações Pavunense de Comunicação, o ilustríssimo Herbert Salles, que diz sobre o Sistema Integrado de Qualidade. Esse sistema, que pode ser adaptado como departamento, visa todo um conjunto de ações internas para melhorar a qualidade de vida, resultando em uma boa produção.

Para um SIQ simples, podemos colocar o RH, Comunicação e Marketing e o departamento administrativo. Juntos farão peças de comunicação e ações de endomarketing. O RH irá disponibilizar conhecimento técnico e todas as informações sobre os funcionários. Comunicação e marketing visa pôr a criatividade e a forma de interagir com eles. O administrativo vai viabilizar locações e custos das ações.

Esse sistema pode ter mais integrantes. Podendo incluir o pessoal de TI para criação de intranet, uma eficiente ferramenta de comunicação interna, e ainda pode integrar todos os departamentos, se for o caso. Cada necessidade mostrará a expansão desse sistema. É uma ação simples, eficiente e barata. Qualquer empresa pode usar com seus colaboradores.

Mas atenção. Deve-se atentar para as necessidades de seus clientes internos e a sua comunicação deve ser dirigida de forma adequada. Ou seja, não adianta fazer uma bela intranet se os colaboradores não têm acesso a nenhum computador. E nem usar palavras de difícil entendimento, se são pessoas simples. Uma dica, não faça essa comunicação massificada, segmente para diferentes departamentos ou crie dados para públicos diferentes. Antes de tudo, faça um bom briefing.

Quer saber mais e como você pode aplicar isso em sua empresa? Entre em contato no herbertsalles@yahoo.com.br, colocando no assunto "Blog TPT"(Não esqueça o assunto, hein). Com certeza, a sua empresa pode ter esse sistema completo que beneficiará os seus colaboradores. Mas lembre-se, apenas um profissional vai saber fazer tal serviço. Não arrisque e lembre-se que o bem mais valioso da sua empresa é o seu funcionário.

Nenhum comentário: