domingo, 11 de julho de 2010

Pequeno Comunicador


Parece óbvio o que irei perguntar, mas o celular é meio ou veículo de comunicação? Por mais idiota que isso pareça, você não pode dizer que é um meio por que é um meio. Vamos seguir alguns passos e ver o que podemos, juntos, analisar sobre essa pergunta. Pensemos.

Vou me ater em alguns critérios para analisar tais fatos. Um meio se destaca pelo universo que comporta determinado número de veículos. Exemplo, a TV é um meio, pois ela comporta todos os canais de TV. O veículo é o canal que liga emissor e receptor, entre eles há código, mensagem que é decodificada pelo receptor.

Um celular pode ser veículo, pois através dele, emissor e receptor estão se comunicando. Há código, mensagem que são decodificados. Porém, há operadoras que permitem que esse caminho seja possível de acontecer. Então, operadoras são veículos e celular é um meio, certo?

Devemos desconsiderar as marcas de celular, pois elas são as partes físicas do meio. Assim como há na TV, no rádio e até revista e jornal. (Impresso não é meio e nem veículo, ela é classificação de comunicação).As marcas são apenas fabricadas, diferentes de veículos que contém comunicação.

Antes, o celular era um veículo, pois ele era uma extensão do telefone fixo e apenas uma operadora, a mesma do telefone, era responsável pelo celular. Ou seja, por não possuir outras operadoras e serviços, o celular inicialmente era um veículo.

Atualmente temos várias operadoras e muitos serviços. Torpedos e 3G são alguns exemplos de forma alternativa de comunicação do meio celular. Mas a Apple inovou. Lançou o Iphone, que seria um produto licenciado por operadoras, que são veículos. Mas, a Apple lança aplicativos exclusivos para o Iphone. Isso não torna o Iphone um veículo e a Apple um meio?

Além disso, a Apple lança o Ipad, isso sem contar com o Ipod. Conteúdos exclusivos para todos esses aparelhos além de converger várias mídias para os seus produtos. Internet, TV, celular, rádio, revistas e jornais. A partir dessa interatividade e convergência, temos uma marca que de fabricante se torna um meio convergente, possibilitando acessos exclusivos de seus usuários. Possibilitando criação de novos veículos, ou você não concorda que o Ipad pode ser um novo veículo exclusivo da Apple?

A conversa é longa. Mas as possibilidades são infinitas. Pode parecer até muita viagem, mas o celular, ou meios convergentes criados através da telefonia móvel (no futuro Tecnologia Móvel), são novos mecanismos de comunicação e até publicidade. Comunicólogos, fiquemos atentos, pois essas novas tecnologias da comunicação podem mudar a nossa forma de falar.

OBS.: Já percebeu que atualmente, com as novas tecnologias, qualquer um pode ser emissor de comunicação? Um dia falaremos sobre isso.

PS.: Comentem sobre isso, xinguem, fale que sou um idiota, que eu viajo mas comentem... vamos fazer valer a nova regra da comunicação, Interatividade. Bons tempos de Walter Clark.

Nenhum comentário: