sexta-feira, 9 de julho de 2010

A Internet e os Famosos Desconhecidos


Neste último POST sobre a Internet, vamos abordar os novos famosos. São pessoas que usam a rede mundial para se tornarem conhecidos, ou pelo menos ter seus cinco minutos de fama. E para isso vale quase tudo. Fotos em redes de relacionamento e vídeos no You Tube, ou até textos polêmicos em blogs. Bem-vindo ao mundo dos novos famosos.

Eles pagam cada mico na internet. Tudo isso para se tornarem falados. Mas o curioso é que não buscam, necessariamente, dinheiro e sim fama. Querem ser abordados nas ruas e tirar fotos com cyberfãs. A busca pela fama supera a busca por dinheiro. Estranho, se comparando a mentalidade de anos atrás.

A febre começou com blogs que disponibilizavam fotos de seus donos. A partir disso, muitos se acharam modelos. Em fotos até sensuais, postavam suas imagens para todos verem. De quebra colocavam textos reflexivos, que tentavam mostrar que não eram apenas um belo rosto. Em outros se colocavam até músicas, que de alguma maneira, mostravam um pouco de sua personalidade.

Logo veio o Orkut. As fotos se multiplicaram e com elas os fãs. Agora os modelos tinham a sua disposição a maior rede de relacionamento do Brasil. Fotos à vontade, assim outras comunidades estavam sabendo quem era a tal personalidade. Dessa exposição gratuita, surgiram expressões e fotos típicas como de perfil, amostrando franjinha, o corpo todo de lado e os famosos corações. Em alguns casos, a "modelo" tem sempre a mesma pose.

Então surgiram Twitter e You Tube. Vieram clipes ou falas de pessoas que querem ser conhecidas. Poucos não ouviram falar de Felipe Neto, por exemplo. E o Crossfox amarelo? Enfim, são tantos exemplos. O Twitter aproximou os famosos dos anônimos, e todos sentem um gostinho de famosidade. Muitos atuais ícones da comédia surgiram nesses sites, como parte do pessoal do CQC.

A internet migra para a TV ou a TV corre para a internet? Talvez aconteça uma via de mão dupla e todos os públicos têm acesso aos conteúdos. Que bom que o mundo digital está mais interativo, mas uma pena que existam tantas porcarias na internet e TV. Um conselho aos novos famosos, ou pelo menos quem quer se tornar um, sem talento, sua fama não passa de quinze minutos.

Nenhum comentário: