sexta-feira, 16 de julho de 2010

Quando Velho, Ainda Terei Orkut


Estamos falando muito de internet ultimamente, percebeu? Pois temos uma novidade, neste POST falaremos novamente dela. Desta vez, algo assombra o mundo cybernético. O fim do orkut está próximo. Alguns dizem que este é o verdadeiro apocalipse, outros comemoram o fim da rede de relacionamento mais popular do país. Será uma lenda urbana, digo, lenda virtual?

O Orkut é um site de relacionamentos que está disponível em todo o mundo. Mas, a maior parte dos usuários é brasileira seguida dos indianos. O seu acesso é gratuito, permitindo postar fotos e outros conteúdos em páginas pessoais. O Orkut conta também com as comunidades e fóruns que permitem a discussão de temas relevantes ou não.

O site está entre os 5 mais visitados do Brasil. Isso despertou o interesse de muitas empresas, que compraram espaço no site e outras que criaram perfis. A ferramenta de relacionamento mais popular do Brasil, se tornou um bom caminho para divulgar produtos e claro faturar. A internet é a mídia mais barata do mundo e a que tem o melhor poder de segmentação e fragmentação. Seu CPP e CPM é muito baixo em relação a outros meios.

Porém, há quem acha o Orkut um lixo. Ok, é uma opinião. Mas têm pessoas que dizem que o sucesso do Orkut ofusca outros sites e que a alta audiência é prejudicial ao meio internet. A solução para uma "igualdade virtual" é assassinando o Orkut. Isso ajudaria também na diminuição de pornografia e crimes pela internet.

De fato, crimes pela internet usando o Orkut como ferramenta são bastante. Mas, o sucesso do site não pode servir de justificativa para o não acesso a outros sites. Se há público então há preferência. É respeitoso aceitar a opinião de que o site é um lixo, mas não é aceitável ofender usuários e empresas.

Como no POST anterior, a solução para as empresas e usuários é usar novas ferramentas para atrair público. Criatividade, inovação e boa estratégia é só um caminho. A internet é tão vasta quanto o nosso universo cósmico, e somos tão pequenos quanto a Terra em relação a esse infinito. O que sobra é espaço. O mundo é competitivo e dinâmico e para vencer não precisamos matar ninguém. Aos fanáticos orkuteiros, o fim dele é só uma lenda, a Google não vai abrir mão de uma ferramenta tão lucrativa e popular. Vida longa ao Orkut.

Nenhum comentário: