quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mundo Virtual dos Negócios


Após o boom do e-commerce, as empresas buscam investir em outros campos da web. A visão agora é criar laços estreitos de relacionamentos com seus clientes. Facebook, Twitter, Orkut e até o youtube, são algumas das ferramentas utilizadas pelas empresas com a finalidade de conquistar e se relacionar com seus consumidores. Esse é o mundo pós-moderno.

Nos áureos anos 30, 40 e 50 ( muitos de nós, principalmente a geração Y, não éramos nascidos) o mercado não era tão acirrado. Em cada seguimento de mercado haviam poucas marcas que disputavam os consumidores. Na época, o argumento de compra se limitava ao preço ou qualidade. Isso, quando haviam concorrentes, vale lembrar.

No mundo pós-guerra cresceu assustadoramente o número de indústrias e marcas. Uma delas foi a Adidas, conhece? Pois bem, logo depois vieram Nike, Reebok, Mizuno, Umbro, no Brasil Olimpikus, Diadora, Puma e muitas outras. O que isso significa? Que com a expansão desse mercado (consequencia de algo chamado "descoberta de novos nichos de mercado") marcas eclodiram por todo mundo trazendo uma competição muito acirrada.

Para vender e se destacar, a publicidade ajudou essas empresas. Termos surgiram e novas oportunidades também. Logo vieram os shoppings, que passaram a estudar mais a percepção dos clientes. Cria-se o merchandising, depois a tal da exibitécnica televisiva (também conhecida como merchandising eletrônico), enfim, muita informação tornou esse mercado poluído visualmente, sonoramente e os consumidores passam a não serem atraídos pela fantástica propaganda.

Criativos, o que fazer? Hoje qualquer um pode se tornar um emissor de informações. Imagine se uma empresa faz algo de errado ou um consumidor se revolta com alguma corporação? Pode "contaminar" uma legião de pessoas pelo mundo, causando aversão a alguma marca ou produto. Pois bem, o público já criou certa antipatia com a publicidade e um qualquer fala mal da marca, seria o fim do marketing?

Negativo. Temos que nos adaptar aos novos tempos. Kotler já dizia isso em seu livro Marketing para o Século XXI. O mundo pós-moderno é mais dinâmico, veloz e interativo. Agora as grandes redes de relacionamento criam novas possibilidades de aproximar marcas de consumidores. A propaganda ficou diferente, até mais atrativa. Mas se não investir bem e estrategicamente correto, a marca fica esquecida ou ultrapassada. Acordem, o mundo mudou, não perceberam?

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